8 dicas perfeitas de iluminação!

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

A iluminação como sabemos, é algo realmente crucial em qualquer ambiente. A iluminação adequada pode sempre aumentar o potencial de qualquer espaço, enquanto, quando feita de forma incorreta o resultado pode ser desastroso. 

Seja o espaço pequeno ou grande o ideal é que o tipo de lâmpada e luminária sejam o certo para que o espaço se torne mais agradável e adequado. 

Aprenda hoje com o nosso artigo, como escolher a luminária ideal e o tipo correto para a sua casa e para cada cômodo!

Hoje, o mercado oferece inúmeras opções porém a pergunta é: com tantas opções disponíveis, qual escolher?!

As diferentes propostas servem para lhe auxiliar diretamente a luminária que mais atende a sua necessidade. Por exemplo: Precisa de um ambiente inteiramente iluminado?! Que tal optar por luminárias que forneçam iluminação direta. 

Ou para um espaço aconchegante?! Escolha uma luminária com luz indireta que não afete aos olhos. Para cada ambiente da casa, há uma iluminação e específica que ajuda a valorizar mais a sua casa. 

A utilização da luz deve ser feita com atenção, luminárias podem acentuar o design de um certo ambiente ou criar sombrar em espaços indesejados.

Lustres como statement

sala de jantar é um local onde há inúmeras possibilidades para lustres. Aliás eles são o realce deste ambiente. Os lustres são luminárias compostas por vários pontos de luz que formam uma estrutura única de design. O seu modelo mais comum é feito de cristais ou com pequenos abajures. Peças em formato candelabro também são super populares por seu efeito requintado e decorativo. 

Feitos de cristal ou vidro, esses tipos de lustres mais tradicionais revelam um efeito mais elegante e clássico. Hoje em dia, esses lustres são mesclado com ambientes decorados nos mais diversos estilos. 

Um lustre no estilo da imagem deve ser escolhido para salas grandes, amplas e de preferência com tetos de pé direito duplo.

Quer ler sobre inspirações de como iluminar com lustres?! Leia este artigo!

O abajour perfeito

Living e Circulação Apto em Balneário Camboriú - SC: Salas de estar modernas por Estúdio HL - Arquitetura e Interiores
Estúdio HL – Arquitetura e Interiores

Living e Circulação Apto em Balneário Camboriú – SC

Estúdio HL - Arquitetura e Interiores

Os abajures são outro tipo de luminárias que tiveram sua popularidade iniciada desde 1784. Esta palavra de origem francesa significa abaixar luz, filtrar luz. Este é exatamente o efeito desejado para aqueles que precisam de uma iluminação suave e indireta que ilumina de uma forma menos dramática.

Normalmente, esses são feitos em um formato cúpula que diminui o efeito da lâmpada e traz uma atmosfera mais acolhedora. Os materiais mais utilizados são tecido,papel e sua armação é feita de arame.

Os abajures são geralmente utilizados em pequenas mesas de apoio como na sala de estar, no hall, próxima a uma poltrona de leitura e nos quartos. 

Luminárias de piso ideal

A luminárias de piso são perfeitas para aqueles que querem uma iluminação extra na hora de ler um livro ou de utilizar o computador quando sentado em uma poltrona ou mesa de trabalho.  As luminárias de piso, ou em pé como são também chamadas, podem ou não serem articuladas. Algumas possuem um mecanismo que facilita na hora de trocar de posições, enquanto as que não são articuladas focam na iluminação, além de servirem como elemento decorativo. 

Esse tipo de luminária possui inúmeros design e pode ser escolhido de acordo com a decoração existente. Perfeita para iluminar próximas a um grande sofá, biblioteca o home-office.

Tendência: iluminação em trilho

Aqui está um tendência recente que tem invadido os showrooms e os interiores dos mais antenados. A iluminação em trilho ou spot tem se tornado uma escolha popular devido a sua maior possibilidade de iluminação. 

A vantagem dos spots se dá devido ao fato de se poder iluminar os pontos desejados, assim como convém a necessidade. O trilho é onde passa os cabos elétricos e os spots podem ser direcionados como desejar. 

Esta iluminação têm sido muito popular em espaços com decoração industrial. Outros ambientes, utilizam os spots exatamente por parecerem com iluminação de estúdio de novela. 

Requinte com iluminação indireta

As vezes um pequeno toque especial pode fazer toda a diferença! Aqui pequenas prateleiras ganharam o quê extra por causa das lâmpadas coloridas adicionadas abaixo. A iluminação indireta cria um efeito revolucionário e é perfeita para acentuar design e seus pequenos aspectos. 

Lâmpadas de led podem ser adicionadas em estantes como vemos na imagem, em gesso entre móveis ou embaixo do piso da escada para iluminar e tornar o espaço mais seguro e visível.

Pendentes modernos

As luminárias pendentes são perfeitas para iluminar bem qualquer ambiente, porém geralmente são escolhidas para balções de cozinha e salas de jantar, onde o foco é um espaço determinado como uma mesa ou um balcão.

Elas são perfeitas para gerar foco sob uma determinada superfície, assim como os modelos falados acima, este tipo de luminária possui muitas versões e são perfeitas para trazer um charme extra. 

Plafons charmosos

Fazenda Santo Antônio do Leite: Salas de jantar campestres por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Fazenda Santo Antônio do Leite

Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Os plafons são luminárias que ficam embutidas direto no teto. Seus designs possuem diversas versões, porém o seu objetivo é sempre iluminar de forma ampla e direta. Este da imagem possui um design que reflete um vidro amarelado nas bordas do plafon, mas os modelo mais tradicionais são de luz branca e sem muitos detalhes.

Esse tipo de luminária é ideal para quem quer iluminar um espaço grande de uma só vez, evitando o auxílio de luzes extras.

Realçando detalhes com luz

Bloom Arquitetura e Design: Paredes  por Bloom Arquitetura e Design
Bloom Arquitetura e Design

Bloom Arquitetura e Design

Bloom Arquitetura e Design

Novamente, vemos uma forma de iluminar com trilhos. Além de ser utilizada para gerar pontos de luz em certos locais de um espaço, os spots da iluminação com trilho pode também realçar a beleza da decoração ou de certa peça decorativa. 

Este tipo de iluminação possui um valor de acordo com a metragem do trilho e o preço pode variar entre R$80 a R$100. O trilho primeiro é fixo na lage, apenas o final os spots podem ser configurados de acordo.

E agora, se sente preparado para escolher a sua luminária sem erros?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!