Mesas redondas para a sala de jantar

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Talvez um dos espaços mais saborosos de qualquer casa, a sala de jantar é um cômodo utilizado tanto no cotidiano, como em momentos mais sociais. Para que o cômodo seja adequado para ambas as situações, existem alguns detalhes que devem ser observados, como cores, disposição dos móveis, iluminação, etc. O centro das atenções de qualquer sala de jantar é, sem dúvida, a mesa.

É ela que serve de base para que sejam realizados rituais gastronômicos de todos os tipos, sejam rápidos ou lentos, abundantes ou econômicos. A mesa de jantar, por ser o elemento principal desse tipo de cômodo, é quem vai contribuir de maneira significativa para a dinâmica do espaço. Hoje em dia, estão disponíveis no mercado uma ampla variedade de mesas de jantar com formatos, cores e designs ousados. Mas existem três tipos clássicos, que nunca saem de moda: mesas quadradas, retangulares e redondas. 

As mesas redondas possuem algo bem especial em seu formato, pois em momentos sociais, ela nos traz a impressão de que não existe separação entre as pessoas que ali estão sentadas, o que facilita a conexão entre elas. Mesas de jantar redondas voltaram a ser muito utilizadas nas últimas décadas, e hoje em dia podem incluir inclusive funções rotativas em sua superfície, deixando a dinâmica de uma refeição mais simples para todos que dela participam. Escolhemos alguns modelos de mesas de jantar redondas utilizados por profissionais brasileiros em seus projetos, que você pode conferir à seguir!

Escura

Apartamento Vila Nova Conceição : Salas de jantar modernas por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Apartamento Vila Nova Conceição

Asenne Arquitetura

Uma mesa de jantar de cor escura, em um cômodo onde as cores claras predominam, podem gerar um efeito super elegante. No exemplo da foto, e mesa ganhou cadeiras que também possuem um design arredondado, bem como um lustre de mesmo formato, garantindo uma harmonia no conjunto como um todo. As superfícies espelhadas também continuam em alta e podem expandir as dimensões físicas de um cômodo. Na foto, um projeto assinado pelo escritório Asenne Arquitetura, de São Paulo.

Clara

O oposto também é válido! Aqui, uma mesa redonda na cor branca foi inserida em um cômodo onde os móveis escuros predominam, mantendo um ótimo contraste entre o preto e o branco. Arranjos de mesa são um ótimo detalhe para dar um toque final à sua sala de jantar, e é inclusive aconselhado pelos ensinamentos do Feng Shui, corrente de pensamento oriental que aconselha certas práticas que beneficiam o bem estar dentro de um lar. Quem assina esse projeto é Maurício Karam Arquitetura.

Madeira

CASA COR - LOFT MULHER MODERNA: Salas de jantar modernas por Isabela Bethônico Arquitetura
Isabela Bethônico Arquitetura

CASA COR – LOFT MULHER MODERNA

Isabela Bethônico Arquitetura

Mesas redondas de madeira podem dar um toque clássico perfeito para a sua sala de jantar! Na foto, temos o exemplo de um mobiliário super charmoso, ótimo para refeições saborosas e demoradas. A luminária moderna, que não está presa ao teto, mas sim conectada à parede, é um dos destaques dessa sala de jantar agradável criada por Isabela Bethônico Arquitetura.

Elevada

Os estilos clássico e moderno se unem para criar essa sala de jantar super interessante! A elevação da mesa faz com que as cadeiras também sejam mais altas, proporcionando um estilo diferente de conjunto de jantar. A luminária moderna, aqui, também dá o toque final à esse belo cômodo, também assinado por Isabela Bethônico.

Retrô

AP MC: Salas de jantar modernas por Mutabile

Podemos notar nesse espaço da foto o predomínio de dois estilos: o vintage e o minimalista. A mesa de jantar redonda é leve e possui um design retrô, que entra perfeitamente em hamornia com a ampla sala de estar, projeto belíssimo da Mutabile.

Vidro

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura: Salas de jantar modernas por JOAO DINIZ ARQUITETURA
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

Não poderíamos deixar uma mesa redonda de vidro de fora desse artigo, não é? O vidro sempre traz grandes ganhos à qualquer espaço, por conta da sua transparência e leveza. As cadeiras utilizadas na composição são modernas e se encaixam perfeitamente na proposta desse cômodo criado por João Diniz Arquitetura.

Moderna

Para finalizar, uma mesa super moderna, inserida num cômodo de extremo bom gosto! Ornada com cadeiras transparentes e super excêntricas, a mesa de jantar da foto é perfeita para casas de pessoas com personalidade. O projeto é de Jaqueline Frauches Arquitetura e Interiores.

Para continuar sua pesquisa, confira aqui mais referências de salas de jantar.

Curiosidade: em sua casa, as pessoas sentam sempre nos mesmos lugares à mesa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!