Cores para o seu quarto

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Todos sabemos da importância que as cores têm em nossas vidas. Uma cor pode dar vida à um cômodo, como deixá-lo com um clima mais tranqüilo. Ao brincar com as cores nos diferentes ambientes de nossa casa, podemos transformar espaços simplesmente com uma lata de tinta. Hoje em dia, são comuns os softwares em lojas especializadas, que permitem a visualização de qualquer cômodo após uma suposta pintura. As cartilhas de cores também têm se expandido, incorporando tons que possuem sutis diferenças entre eles, mas que podem alterar radicalmente o resultado final. Algumas correntes de pensamento associam cada cor à um tipo diferente de propósito, por exemplo, para trazer mais prosperidade à sua casa, faça uso do amarelo; para trazer mais espiritualidade, faça uso do violeta. Pensando nisso, a cor que escolhemos para o nosso quarto de dormir é de extrema importância, já que esse é um dos espaços mais pessoais de nossa vida, quase como um templo íntimo. A escolha das cores do seu quarto deve ser feita através do propósito que faz mais sentido para você. Caso tenha problemas com insônia, talvez seja melhor escolher cores mais neutras e que te ajudem a dormir. Caso possua dificuldades em levantar da cama pela manhã, as cores mais alegres e vibrantes podem te ajudar nessa tarefa. Hoje, selecionamos alguns dormitórios projetados por profissionais brasileiros para te inspirar a encontrar a cor ideal para o seu dormitório!

Azul

Manoel Guedes: Quartos  por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

A cor azul, quando aplicada em dormitórios, podem produzir efeitos calmantes e relaxantes. Nesse espaço, o tom utilizado criou um belo contraste com o marrom presente no mobiliário. Tons mais escuros que esse não são tão aconselhados, pois podem fazer com que o ambiente pareça menor. O tom utilizado é super moderno, e o quarto faz parte de um projeto da PM Arquitetura.

Branco e madeira

Quartos  por homify

Combinar duas cores e deixá-las predominarem sobre todo o cômodo é uma ótima opção. Aqui, o branco ganhou uma quebra interessante através da tonalidade trazida pelos móveis de madeira. Quem assina o projeto é o escritório 285 Arquitetura e Urbanismo.

Verde

Assim como os tons de azul, os de verde também podem ser relacionados à serenidade e tranqüilidade, principalmente quando mais claros, como podemos perceber no projeto da foto. O branco combinou perfeitamente com o tom escolhido, e o detalhe da colcha em azul marinho trouxe um contraste super moderno. A criação é das arquitetas Adriana Pereira e Carolina Reade, proprietárias do escritório Pereira Reade Interiores.

Vermelho

Projeto arquitetônico de interiores para residencia unifamiliar. (Fotos: Lio Simas): Quartos  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Projeto arquitetônico de interiores para residencia unifamiliar. (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Essa cor não consegue passar despercebida nunca, certo? Ousado e polêmico, o vermelho garante vibração onde quer que seja aplicado. Como no exemplo, às vezes é melhor utilizá-lo em apenas uma das paredes do cômodo, para que a cor não torne o ambiente sufocante e agitado, ainda mais tratando-se de um dormitório. Quem assina o projeto é a equipe da ArchDesign Studio.

Escuro

ZAAV-Apartamento-Interiores-1318: Quartos  por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Apartamento-Interiores-1318

ZAAV Arquitetura

A ZaaV Arquitetura é famosa por seus projetos ousados e diferentes. Para aqueles que preferem abrir mão de iluminação excessiva e cores muito claras em seu dormitório, eis o exemplo perfeito. Os tons escuros garantem o blackout noturno perfeito para que o sono não seja perturbado por qualquer tipo de claridade. Quando bem executado, os tons terrosos podem deixar um espaço super moderno, como no caso da foto.

Branco

Dormitório Menina Jovem: Quartos  por RS Design Studio
RS Design Studio

Dormitório Menina Jovem

RS Design Studio

Para contrastar com o exemplo anterior, aqui temos um quarto que utiliza apenas branco em sua estrutura! Paz e serenidade são duas sensações facilmente atingidas quando aplicamos o branco na decoração de um espaço. A designer de interiores Roberta Santos, de Santa Catarina, é a responsável pelo belo projeto da foto.

Verde

Os projetos da arquiteta Brunete Fraccaroli são sempre ousados e de extremo bom gosto. Aqui, podemos ver diferentes tons de verde que se entrelaçam e dão vida à um cômodo super moderno e original. Os diferentes elementos da peça se conectam entre si através da cor, e trazem uma grande harmonia à todo o ambiente. A parede ao fundo ganhou uma decoração super interessante e é um dos destaques do cômodo.

O que achou? Você pode continuar vendo projetos incríveis de quartos neste outro Livro de Ideias!

Qual a cor que você utiliza nas paredes de seu quarto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!