homify 360°: Cobertura de 540m² no Rio de Janeiro

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Copacabana 540m², House in Rio House in Rio Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Com todo o esplendor da vista do Rio de Janeiro o projeto que estamos prestes à mostrar é com toda certeza uma das propriedades com a mais bela paisagem já mostrada em nossa plataforma. Localizada na Avenida Atlântica, esta cobertura está no coração de uma das avenidas mais centrais da capital carioca. A vista desse imóvel é simplesmente sensacional – assim como a própria residência! O escritório responsável pelo projeto é o House in Rio que é comandado pelos arquitetos Jean-Luc Boucharenc, Rodrigo Cardoso e Marcelo Lanfredi. 

Construída na década de 50, esta cobertura hoje é um lar utilizado apenas nos meses de férias e para chegar ao estado que vamos mostrar, precisou passar por um reforma minuciosa sendo hoje merecedora de sua localização e de sua paisagem. A reforma projetou o imóvel para ter um clima de  veraneio, integrando os ambientes para receber convidados. 

A paredes exteriores foram substituídas por vidro trazendo luz natural para o interior. Hoje esta cobertura possui ambientes iluminados com um clima revigorante devido a constante presença da paisagem panorâmica. 

À pedido dos proprietários, os arquitetos desenvolveram um projeto com uma atmosfera moderna e bem casual. A equipe de profissionais também se propôs à tornar o espaço de 540 metros quadrados em uma residência que reflete traços contemporâneos sem ofuscar a  vista privilegiada. 

Ambientes amplos

O projeto reformou os 4 dormitórios deste apartamento, algumas paredes foram demolidas para possibilitar a ampliação da área living. Agora esta sala conta com 220 metros quadrados e uma vista magnífica para o mar. As janelas de vidro substituem as paredes externas, proporcionando o visual panorâmico. 

Vista panorâmica

As grandes janelas contém 16 metros de extensão e nenhuma persiana ou cortina foram colocadas, pois o intuito era que a paisagem do Rio de Janeiro fosse contemplada à todo momento. A decoração escolhida é minimalista e a cor predominante é o branco que ajuda no contraste contra o azul do céu e do mar. 

Características minimalistas

Nesse ângulo podemos analisar a dimensão da sala living. O cenário exuberante de Copacabana é como uma pintura ao fundo, por esse motivo os interiores foram revestidos com cores neutras ganhando um décor discreto que não ofuscasse a vista.  

O piso foi revestido com cimento queimado na cor bege claro, o que acrescenta um toque contemporâneo e chique aos espaços. As colunas que servem como alicerce permaneceram, porém agora são de concreto – e se mostram em seu estado original. Esta área living ainda conta com iluminação indireta que cria uma atmosfera ainda mais charmosa e aconchegante, realçando o design do espaço. 

Clima casual

O mobiliário escolhido para a cobertura foram peças despojadas e elegantes que  complementam o ambiente de maneira discreta e natural. Poltronas com detalhes rústicos e de materiais naturais equilibram o clima puro e praiano do ambiente.

Divisória de ripas

Um dos destaques desse projeto é porta de ripas com 8 metros de extensão.  Esta porta de correr foi feita em ripas de Peroba Mica e foi instalada entre o corredor da área privada e da sala living, dividindo os espaços. O aspecto da porta lembra um painel rústico que acentua as características naturais e o design brasileiro.

Frescor e informalidade

Outro detalhe que se destaca nesse apartamento foram as poltronas brancas com pernas de bambu foram projetadas e assinadas pelo próprio escritório de arquitetura House in Rio. Além de super confortáveis e espaçosas essas poltronas são peças chaves que enfatizam o clima causal da cobertura.  Elas foram feitas de bambu, cipó e folhas de bananeiras dando vida ao clima natural e exótico da sala. 

Devido à personalidade casual e informal dos proprietários, a sala de jantar foi eliminada do projeto,  os moradores preferem se servir na copa ou almoçar de maneira casual na sala living, podendo assim, contemplar a encantadora vista de Copacabana à todos os momentos durante a estada nesse lindo apartamento de veraneio.  

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista