Cor preta na cozinha: aposta infalível

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A funcionalidade é certamente o principal requisito de uma cozinha e a qualidade mais almejada por quem vai construir ou simplesmente renovar ou redecorar a casa. Mas as qualidades materiais e ambientais não são menos importantes. Portanto, além da funcionalidade, as cores, as texturas, os materiais, os móveis e a luz natural também são elementos chaves a serem considerados na hora de pensar no projeto arquitetônico ou de interiores de qualquer ambiente. Uma forma prática e eficaz de manter o ambiente com aspecto atemporal e imune aos modismos é a utilização da cor preta, que amplia a profundidade espacial, realça as qualidades de materiais e objetos de cores contrastantes e, quando não em excesso, confere aos ambientes nobreza e sobriedade.

Neste artigo apresentamos exemplos notáveis da utilização da cor preta na cozinha e dicas valiosas de como tornar a sua cozinha num ambiente de aspecto atemporal e sofisticado e livrá-la das tentações efêmeras e tendências banais.

Móveis planejados na cor preta

apartamento Final de semana: Casas modernas por Rico Mendonça
Rico Mendonça

apartamento Final de semana

Rico Mendonça

A forma mais comum de obter uma cozinha na cor preta é através de móveis planejados na cor preta, como neste projeto, no qual o aspecto sóbrio das superfícies em madeira na cor preta e da bancada em granito preto dão ao ambiente uma atmosfera nobre e elegante. Como a cor preta não reflete a luz, para evitar ambientes escuros e lúgubres, recomenda-se a combinação com superfícies claras. Neste projeto, o teto em gesso e o piso em madeira contribuem para a difusão da luz.

Pastilhas cerâmicas na cor preta

Cozinha: Cozinhas ecléticas por ArkDek
ArkDek

Cozinha

ArkDek

Neste projeto, além dos móveis planejados, o projeto conta ainda com bancada de granito preto e revestimento de pastilhas cerâmicas na cor preta. A combinação acertada de superfícies na cor preta, dos móveis planejados, e superfícies brancas, do teto em gesso e do piso em porcelanato, resulta num ambiente moderno, sofisticado e funcional.

Móveis planejados e cores contrastantes

Quando bem manipulada, a cor preta realça a qualidade de materiais e objetos de cores contrastantes. Neste projeto, as grandes aberturas e a abundância de luz natural permitiram sem prejuízo o uso de superfícies na cor preta. Os armários na cor preta, estrategicamente sem fechamentos e portas, além de destacar objetos como taças, cristais e louças, realça a superfície da bancada com acabamento em laca na cor amarela e do piso em cimento queimado. O resultado é um ambiente funcional, sofisticado e atemporal.

Armários na cor preta e amarelo

Loft448: Cozinhas modernas por Bruno Rubiano

Neste projeto, os armários na cor preta, que preenchem toda a parede ao fundo e parcialmente a parede à direita, destacam os objetos e cores contrastantes, como as luminárias e armários sob as bancadas nas cores amarela, e o piso e a bancada em concreto aparente. Um detalhe é que, por tratar-se de um espaço integrado a outros ambientes, os armários amarelos situados sob as bancadas só são visíveis desde o interior da cozinha. Além da combinação com o amarelo trazer mais vida e alegria ao ambiente, o cromatismo ajuda na comunicação visual, uma vez que se pode organizar o armazenamento de objetos de acordo com as cores.

Granito na cor preta

PROJETO IDENTIDADE BRASILEIRA - COZINHA: Cozinhas modernas por Adriana Scartaris design e interiores
Adriana Scartaris design e interiores

PROJETO IDENTIDADE BRASILEIRA – COZINHA

Adriana Scartaris design e interiores

A versatilidade da cor preta permite combinações diversas. Neste projeto, a combinação entre superfícies brancas e pretas, presentes no piso de granito, nas duas bancadas e em detalhes como a luminária e os estofados das cadeiras, realça o tom quente da cor laranja presente no revestimento da coifa e em detalhes como os estofados das cadeiras, na faixa de vidro da mesa de refeições e resulta num ambiente tropical agradável e sofisticado. Mudanças pontuais e simples, como a substituição dos estofados e das cores da coifa, renovarão o ambiente, mas preservarão sua funcionalidade e seu aspecto atemporal.

Móveis na cor preta e azulejos preto e branco

Não há cor mais versátil e eficiente do que a cor preta. Portanto, quando se trata em combinar cores, o preto sempre desempenha um papel central, valorizando os opostos e ao mesmo tempo harmonizando o conjunto. Neste projeto, além dos móveis planejados na cor preta, o piso e a parede foram revestidos de ladrilhos nas cores preto e branco. Este jogo de cores suaviza e destaca os demais objetos de cores quentes, como a bancada e a geladeira nas cores vermelha e as luminárias na cor amarela.

Cor preta como conceito estético

As cores desempenham papel importante neste projeto e contribuem decididamente para as qualidades estéticas e sensoriais dos ambientes. A estrutura metálica aparente na cor preta, a escada, o guarda-corpo e os armários da cozina nas cores preta expressam o conceito do projeto e dão identidade e unidade aos espaços integrados. O preto predominante no piso e na cozinha realça as superfícies revestidas de tijolos à vista e as tubulações metálicas aparentes, que dão ao ambiente um aspecto industrial, nobre e sofisticado.

Em um anterior e ainda atual, mostramos sete maneiras de incrementar o valor de um imóvel, que incluía a renovação da cozinha. Se tiver interesse no tema, confira aqui.

Qual a sua cor favorita e com a qual você gostaria de colorir a sua cozinha? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!