Cozinhas rústicas: 7 ideias para as mobilar

LuciPais – homify LuciPais – homify
AGNESE 3 - CUCINELUBE: La cucina è il modello Adele di Lube in Rovere Grigio finitura decapè, Studio Ferriani Studio Ferriani Cozinhas clássicas
Loading admin actions …

As cozinhas rústicas levam-nos ao passado de sentimentos, de cheiros e sabores, nas casas dos nossos avós e tios. Transmitem paz, aconchego, calor… São áreas grandes para que toda a família possa conviver e sentar-se à mesa. As salas podem ser pequenas, já as cozinhas rústicas das aldeias têm de ser espaçosas, para que haja lugar sempre para mais um.

Um estilo que jamais sairá de moda e continua a ser comum tanto nas aldeias como nas cidades. Uma tendência que continuará a entrar em muitas casas de Portugal e do mundo. 

Nas cozinhas rústicas predominam as cores naturais, especialmente aquelas que evocam a terra, como bege e areia. As cores não se ficam por aqui, o azul e o verde também são opções felizes porque representam a natureza. Mas se quer manter o estilo rústico, não deve usar muitas cores.

Para que o estilo rústico salte à vista, tem de investir nos acessórios de cozinha para atingir o efeito decorativo, como talheres artesanais, acessórios de ferro, candeeiros antigos, jarros, latas de café, frascos que deixam ver os alimentos.

Experimente e vai-se apaixonar!

Visão geral

Como qualquer divisão, independente do estilo escolhido, é necessário planeamento. Numa fase inicial, deve definir a área da divisão, para depois começar, então, a pensar nas peças de mobiliário e elementos e objetos decorativos. As cozinhas rústicas que são possíveis de encontrar mesmo em casas da cidade, relembram os nossos passados.

Defina como quer os seus móveis de cozinha rústicos e a sua disposição. Veja os conselhos dos profissionais da homify ou faça uma visita a um carpinteiro. Depois procure decorar o espaço com panelas, frascos, talheres, balanças antigas… Normalmente, as prateleiras ficam a nu, mostrando as louças.

Frentes de cozinha

E que bela frente cozinha! O chão em azulejo enche de cor esta cozinha rústica, que tem as suas paredes forradas com madeira, bem como o teto. Olhando de frente este magnífico espaço, chama também a atenção o candeeiro, cheios de lâmpadas.

O azul das portas e do armário é inesquecível e dão o toque de magia. Uma bela cozinha, que como tantas outras do estilo rústico, são grandes e espaçosas, permitindo reunir à volta da mesa dezenas de familiares. O estilo rústico fica bem em qualquer lado. Concorda?

Bancada

Uma cozinha rústica que se preze, tem bancadas de madeira. Este exemplo é belo e inesquecível. A madeira grossa que preenche a bancadas leva-nos para casa dos nossos avós, nomeadamente para as cozinhas de anexo, nas quais se reúnem as famílias durante as férias de verão ou em períodos festivos.

Toda a bancada desta cozinha, de estilo rústico, tem móveis e bancadas em madeira. Os tachos e panelas estão pendurados nas paredes. Que maravilha de cozinha!

Área de estar

É em português que se desenha esta bela e invejável cozinha de estar ao longo de longas e várias paredes, por Pedro Quintela Studio. Além do espaço reservado à cozinha, há uma área de estar que embeleza ainda mais esta cozinha de estilo rústico, que nasceu das ruínas.

O arquiteto foi movido pelo desejo de dar novos sentidos e utilidades às velhas coisas valorizando-as. A possibilidade de transformar aquilo em que toca. Uma recuperação cinco estrelas na Vila da Azóia, em Sintra.

Chão

É com azulejos e madeira portuguesa que se conta a história desta divisão, que tem o melhor do presente e do passado. O móvel ao fundo da área de lazer, acompanhado pelo banco ornamentado é sempre o quadro perfeito de uma cozinha de estilo rústico.

Quando o tema é cozinha rústica, opte por encher de alegria também o chão da área. Como pode ver no exemplo que lhe deixamos, é possível. Deve preocupar-se com os móveis e a decoração, nunca esquecendo o chão onde pisa.

Paredes

As paredes de uma cozinha rústica querem-se cheias de coisas, de móveis, de tachos, de chaminés. São sempre acolhedoras e cheias de amor, pelas histórias que nos contam e nos fazem recordar. As paredes também podem ter azulejos.

As flores campestres, em cima de móveis ou mesas, também combinam sempre bem com cozinhas rústicas. Apesar de algumas casas na cidade também apostarem neste estilo, é nas aldeias típicas de Portugal que se continua a postar no estilo rústico.

Serviço de mesa

Os fãs de cozinhas de estilo rústico gostam de móveis que deixam espreitar os serviços de mesa e louças. Esta cristaleira é o espaço ideal para guardar as louças, os talheres e outros objetos essenciais no dia a dia de uma cozinha. 

Se tem móveis antigos a precisar de trabalhos manuais, faça-o vocês mesmo. Ficam bem os brancos, verdes, azuis nos móveis. Pinte de leve, sem preencher toda a madeira, para que o aspeto velho esteja presente…

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista