Decore sua casa no estilo rústico!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Originalmente utilizado em casas de campo, o estilo rústico ou country hoje encontra espaço em todo e qualquer tipo de habitação. Ele se caracteriza pela presença de móveis desgastados pelo tempo, pelo uso de têxteis com padrões diversificados exibidos em conjunto e pelo ambiente aconchegante. 

Voltado à memória, a ideia do rústico é apresentar peças muito especiais que tenham uma longa história para contar, passadas de geração em geração. Muitas vezes, esse mobiliário é antigo e rural, com marcas profundas e gastas. 

As camas costumam ser pequenas, enquanto os armários, as cômodas, os baús e as mesas são grandes. Os sofás são confortáveis e cobertos com mantas de retalhos e almofadas. Cadeiras de balanço também são comuns.

As paredes costumam mostrar seu aspecto natural, seja pedra ou tijolo, ou então ser cobertas de madeira natural ou pintadas simplesmente de branco. Já as vigas de madeira costumam ficar à mostra, enquanto o piso geralmente é de madeira, que pode ser pintada. Por sua vez, os tapetes são simples, de fibras naturais como algodão, sargaço e fibra de coco.

As cores mais frequentes são os tons neutros, terrosos e o branco sujo. Toques de cor aparecem aqui e ali nos tecidos quadrados, florais e listrados, sem falar dos elementos em algodão, chita e colchas em patchwork.  A mistura de padrões é a essência do estilo rústico. 

Já as cortinas são simples, leves e esvoaçantes. Outros detalhes importantes são os espelhos antigos, as velhas litogravuras ou quadros e candelabros. Objetos do dia a dia fazem parte da decoração como cestos de vime e palha, jarros de vidro, cerâmica, louça que não combina, artigos em cobre, colheres de pau, velas, livros, latas decorativas e peças feitas à mão.

Flores em arranjos despretensiosos e naturais são uma características desse estilo, assim como prateleiras e cabides que deixam tudo à vista, pronto para o uso. 

Se você aprecia esse estilo, então veja como decorar cada cômodo da sua casa dentro desses parâmetros. São muitas as possibilidades, seja para decorar a casa toda dentro do estilo rústico, seja para decorar apenas um espaço. Inspire-se!

Cozinha

Uma cozinha verdadeiramente rústica não abre mão de paredes de tijolinho à vista ou pintadas com cal. É o caso desta cozinha, que apresenta tanto a parede de tijolos – que podem ser de demolição – quanto a parede caiada de azul, para dar um toque colorido no ambiente. Outro item importante é o gabinete da pia em madeira, assim como o buffet no mesmo material, mas com a frente pintada e lixada. Para completar, o forno a lenha, também feito em tijolos, dá o toque final a um ambiente despretensioso, mas ao mesmo tempo aconchegante e acolhedor. Plantas e flores em vasos e louças trazem a natureza para dentro de casa. 

Sala de estar

No projeto de Jaqueline Vale Arquitetura, a sala de estar manteve uma das paredes de tijolinho à vista, bem típica do estilo rústico. Outra característica forte é a parede em pedra, que abriga uma lareira, outro item relevante nesse tipo de decoração. A mesa de centro em madeira maciça faz um belo contraponto com os vasos em cerâmica com flores vibrantes, assim como com o sofá em couro marrom, sólido e confortável. A poltrona clara complementa o sofá com leveza, enquanto os pendentes em vidro e as arandelas redondas conferem uma iluminação especial ao ambiente. Note que o teto é de madeira à vista, com vigas aparentes, outro elemento comum na decoração rústica. 

Sala de jantar

Casa ReFit: Salas de estar rústicas por Ferraro Habitat

Nesta sala de jantar, que faz parte de um projeto de arquitetura e decoração sustentável, as paredes são em tijolo à vista, recuperados de demolição. O ambiente conta com uma mesa em madeira maciça e cadeiras com estrutura em madeira, que na verdade é uma bancada que separa a sala de jantar da cozinha, ela também pensada para ser sustentável, com eletrodomésticos resgatados pela família. A sala de estar apresenta ainda uma cristaleira antiga em madeira, que não esconde suas marcas. O efeito é encantador e combina com os pendentes feitos de garrafas sobre a mesa, que dão um toque diferente ao ambiente.

Quarto principal

Simples e claro, este quarto se destaca pela grande janela voltada para a natureza. Pintada de azul, a janela combina com os rodapés e com a poltrona larga com almofadas. A cama sólida é coberta por uma colcha branca de algodão e almofadas coloridas, que se harmonizam com o tapete rústico de quadradinhos coloridos. A cabeceira de madeira ancora a cama no quarto, junto com as mesinhas de cabeceira no mesmo material. Por fim, o quadro simples com moldura em madeira dá um toque de personalidade ao espaço. 

Banheiro

Casa de campo - Cunha - São Paulo - Brasil: Banheiros rústicos por Carmen Saraiva Arquitetura
Carmen Saraiva Arquitetura

Casa de campo – Cunha – São Paulo – Brasil

Carmen Saraiva Arquitetura

Janelas amplas combinam muito bem com banheiros rústicos, que se destacam pela abundância de luz natural. A área da pia pode apresentar bancada em madeira em formas arredondadas e cuba branca embutida, além de um velho e bonito espelho quadrado com moldura branca trabalhada. Um vaso branco com flores secas dão um toque especial, assim como o cesto em fibra natural debaixo da pia. Neste estilo, as louças são brancas e delicadas, sobressaindo-se de um piso em cerâmica decorada, muitas vezes revestimentos retirados de demolição. 

Varanda

Terraço | Varanda: Terraços  por Stúdio Márcio Verza
Stúdio Márcio Verza

Terraço | Varanda

Stúdio Márcio Verza

A varanda rústica apresenta muita madeira, que aparecem nas vigas de sustentação, nas mesas, cadeiras e poltronas, como neste exemplo, ou então em buffets, mesas e cadeiras, em varandas gourmet. A presença de uma rede em material natural é muito bem-vinda para o descanso pós-almoço ou no final da tarde. Plantas verdes e flores também surgem nesse espaço e contrastam com os estofados claros das poltronas, sofás e cadeiras. As cores do ambiente são neutras, como bege, ou tons terrosos, remetendo à ideia de campo. 

Hall de entrada

Casa de campo - Cunha - São Paulo - Brasil: Corredores e halls de entrada  por Carmen Saraiva Arquitetura
Carmen Saraiva Arquitetura

Casa de campo – Cunha – São Paulo – Brasil

Carmen Saraiva Arquitetura

O hall de entrada de uma casa em estilo rústico se caracteriza por muita madeira, que aparece na porta, na janela lateral, na escada simples que leva a outro piso e na cômoda ao lado da porta, que faz as vezes de aparador. O ambiente ganha ainda mais graça com os vasos em cerâmica crua, dispostos sob a escada, assim como com os quadros com paisagens colocados ao lado da escada e no corredor. Tapetes antigos cabem bem nesse espaço, proporcionando um ar acolhedor e íntimo. Plantas também fazem parte da decoração, assim como as vigas e teto de madeira, que se destacam contra o fundo branco das paredes. Para outras dicas sobre decoração rústica, leia este artigo

Como a sua casa pode ficar com um ar mais rústico?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!