Ideias fabulosas para decorar a mesa de Natal!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Loading admin actions …

O Natal esta chegando, e nós precisamos nos preparar: pensar nos presentes, montar árvore, decorar a casa, preparar a ceia, e a festa para receber os parentes e amigos em nossa casa. E para receber seus familiares e comemorar essa data em grande estilo, deve -se então preparar a famosa e farta ceia de véspera de Natal ou também um almoço do dia 25, para isso você deve investir em uma bela decoração da mesa. É em torno da mesa que se vive grande parte desta comemoração, todos a volta brindando e comendo aqueles tradicionais e deliciosos pratos de Natal, cercados por uma graciosa decoração.

Você pode começar a decoração da sua mesa pelas toalhas e guardanapos. Usar esses objetos com motivos ou cores natalinas já deixará sua mesa mais especial e apropriada para as festividades.
Além disso, outras opções incluem: velas, taças, centros de mesa, jogos americanos, arranjos de flores, Papai Noel de mesa e uma mini árvore de Natal. Mas lembre-se que não há restrições e que você pode incluir outros objetos decorativos de Natal na mesa da ceia. 

Além do verde e vermelho, tradicionais cores de Natal, você pode optar por cores diferentes e ousadas, e sair um pouco da padronagem das estampas e cores natalinas. Branco, vinho, azul, prata ou dourado. Essas cores combinam com o inverno, estação do ano em que é comemorado o Natal em países do hemisfério norte. Aqui no Brasil, comemora-se durante o verão, e por isso você pode adaptar sua decoração com cores mais fresquinhas e alegres, que combinam com a estação.

Neste artigo, você verá ideias práticas e muito criativas para arrasar na decoração da sua mesa de Natal! Inspire-se!

Fique atento a cada detalhe

Deixar a mesa de Natal perfeita pode ser uma tarefa muito divertida. A hora de escolher a cartela de cores é um momento prazeroso. Além das cores tradicionais, que são o verde, vermelho, dourado e prata, vale a pena também tentar uma decoração mais ousada, com cores diferentes, mas alegres e no clima do nosso país tropical, são opções divertidas e que decoram com muito estilo.

As mesas de Natal devem ser bonitas e funcionais, para atender aos convidados de forma prática e com uma bela apresentação. 

Acerte na toalha de mesa

Os primeiros passos para decorar a mesa para o Natal é escolher a toalha da mesa.  Existem várias maneiras de o fazer: desde a tradicional toalha com temas natalinos, a algo mais contemporâneo como uma toalha toda vermelha, ou caminho de mesa dourado ou prateado estendida de uma ponta à outra. Pode ainda optar por não colocar uma toalha, usando bases individuais, como o jogo americano, que são uma boa ideia para destacar a louça e marcar os lugares à mesa. O importante é que tudo combine com a sua decoração de Natal.  Geralmente utilizamos cores clássicas natalinas, como o vermelho, verde e dourado. Mas você pode tentar algo mais ousado, há cores diferentes que também decoram com muito estilo. Seja criativo!

As louças e copos

Quando pensamos em preparar a mesa do Natal, normalmente utilizamos aquele jogo de louças mais tradicional, com temas e desenhos natalinos. Mas se você deseja sair do óbvio e construir uma decoração mais clean e chic, vale tornar ornar a mesa mais criativa misturando peças mais simples, como pratos de cores lisas, ou  nas cores natalinas. Os copos e taças, também podem ser escolhidos a dedo. As  taças de vinho, são essenciais para a composição da mesa e podem estar dispostos ao lado da louça, para facilitar na hora de servir os convidados. Uma boa louça é responsável por boa parte da elegância da mesa de Natal. Esta mesa de Natal, possui mobiliários e acessórios da Kokon

Guardanapos

Dê ainda um ar festivo aos talheres, fazendo belas e criativas composições com guardanapos e fitas coloridas. Este elemento aparentemente simples, faz um belo efeito em uma mesa de Natal bem decorada. Além de optar por guardanapos com motivos de Natal, estes que definem ainda mais a decoração, também é possível usar guardanapos em cores lisas e harmoniosas, ou utilizar alguns elementos natalinos, como a pinha, folhas secas, ou pequenos enfeites de Natal. Este conjunto de mesa em estilo campestre, com tecidos naturais, acompanhado com fitas quadriculadas para amarrar os talheres e descanso de pratos em tema floral, esses elementos compões uma linda mesa de almoço de Natal. Esta, sem dúvida é uma alternativa bem criativa e econômica para a decoração da mesa de Natal.  

Luz na Mesa

Numa mesa de Natal não podem faltar as velas na decoração, sejam elas de inspiração natalina ou velas de cores lisas, dispostas num bonito candelabro, em recipientes de vidro de vários tamanhos, enfeitados com fitas de Natal, flores ou folhagens.  Outra alternativa criativa e bem original,  é decorar a própria mesa com luzes de Natal. Como por exemplo, passar elas por debaixo da toalha da mesa, ou coloca-las em jarros de vidro e espalhar pela mesa. O efeito será  incrível!

Decoração suspensa

A mesa está pronta? Agora olhe para cima! Porque não decorar o candeeiro ou lustre com uma decoração de Natal? Suspenda os enfeites de Natal ou velas, luminárias, ou até mesmo plantas! Crie a sua própria decoração de Natal suspensa, e deixe os convidados bem impressionados! Esta linda mesa de jantar é assinada por Decoragloba, na Espanha. 

Arranjos para a mesa

Para uma tradicional mesa de Natal, não pode faltar umas das grandes estrelas, os arranjos de mesa. Há diversas opções de arranjos para enfeitar a mesa de Natal. Utilize flores vivas ou secas, ou enfeites de Natal mais tradicionais, como o Papai Noel, presépios, ou até frutas. Use a imaginação e crie um centro de mesa de Natal bem original!

Ceia Intimista

Capriche em cada pequeno detalhe, personalize, customize, imprima a sua energia pessoal, só isso já fará uma diferença e criará um belo efeito na sua mesa de Natal. Nesta ambiente projetado por Loredana Vingelli Home Decor, os detalhes como as louças cem vermelho, as folhas secas secas espalhadas e a dupla de castiçal em prata, deixa a mesa chic e cheia de estilo, fazendo com o que a comemoração de Natal para dois, seja bem especial. 

Crie uma atmosfera leve

Se a preferência é uma decoração de Natal simples, sem utilizar elementos natalinos, mesmo assim é possível criar uma decoração alegre e perfeita para festejar esse momento tão especial ao lado da família e amigos. Aposte na elegância, utilizando combinações chics e requintadas. 

Uma grande recepção

Para uma ceia luxuosa, a decoração de Natal pede requinte e uma sofisticação a mais. A cor dourada, ou a prateada, são cores que imprimem muito bem a sofisticação e deixam o ambiente com ar luxuoso. Vale apostar em objetos em prata e vidro para montar uma decoração com detalhes mais chics. Se a festa for oferecida para muitos convidados, uma boa opção é optar pelo serviço de buffet. A mesa é posta, com todos as refeições e todos os utensílios necessários para o próprio convidado se servir. Organize os pratos, taças e talheres lado a lado na mesa, e complete a decoração com jarras de vidro, velas em castiçais trabalhados, e muita iluminação. Logo, você apresentará para seus convidados , uma ceia digna dos deuses.

Seja criativo com detalhes

Decorar uma mesa de Natal mais econômica, basta utilizar a criatividade.  Para isso, utilize objetos e elementos simples, e dê um toque mais que especial a sua mesa de Natal. Como neste ambiente, assinado por MYD-Zign, a decoração de natal rústica, chama a atenção para detalhes, singelos e suaves. Como as louças na cor branca, onde ramos de pinheiro, foram depositados , adicionando um toque clássico e delicado na decoração. As velas espalhadas sobre a mesa, trazem um clima aconchegante e especial. Apenas deixe a imaginação rolar solta, só não deixe de fazer tudo com prazer e alegria.

Gostou das ideias para preparar a mesa para o Natal ?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!