7 espaços decorados com pastilhas

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

O revestimento é a camada externa que encobre e reveste paredes ou pisos, para um aspecto visual agradável no final da sua obra. Versáteis, há vários tipos no mercado, como porcelanato, laminados, ladrilhos, pastilhas, pedras naturais, azulejos, cerâmica, granito, entre outros, com opções diversificadas de modelos. Normalmente são utilizados em cômodos que têm muita passagens hidráulicas, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço, quintais e piscinas. Por serem duráveis, de boa aderência e de fácil manutenção, são ideais para esses espaços que acabam exposto aos efeitos da água e da umidade com frequência. 

Nesse livro de ideias a homify traz 7 ambientes decorados especialmente com o acabamento de pastilhas. Esse material é ótimo para trabalhar com cores e inclui um leque enorme que vai do metalizado, passando pelo vítreo, o multicolorido e o aparentemente desgastado. Além disso, esse exemplar de revestimento nunca sai de moda. O rejunte dessas peças igualmente podem ser coloridos, trazendo mais diversidade a sua reforma.Geralmente vendidos em placas, por metro quadrado ou por unidade de placa, também é uma alternativa mais barata trazendo impacto, originalidade e beleza para o décor do seu lar

1. Completa

Apartamento de 210m²: Cozinhas modernas por unacasa arquitetura
unacasa arquitetura

Apartamento de 210m²

unacasa arquitetura

Nessa sugestão, as pastilhas recobrem a parede inteira. Por ter o fogão instalado nesse canto, esse recurso de revestimento acaba por ser perfeito na hora de limpar as superfícies com gorduras e resíduos deixados na hora de cozinhar. A coloração cinzenta das pastilhas e do mármore da pia e balcão acabam contrastando com os eletrodomésticos vermelhos que decoram a cozinha. 

2. Externo

As pastilhas de porcelana são feitas de materiais de alta durabilidade. Por precisarem de menos rejunte, também demandam menos manutenção. Assim, acaba por ser perfeito para o revestimento da piscina, espaços com muita água e produtos químicos, como o cloro. As peças podem se apresentar em versões mais brilhantes, metalizadas e acetinadas. Ademais, é possível mesclar itens de coloração mais intensa com uns outros claros. Seja em ambientes monocromáticos, como o exemplo da foto. Ou com misturas coloridas e diversificadas, criando desenhos, estampas e monogramas. 

3. Fora

Sala de banho : Banheiros minimalistas por Casa Habitada
Casa Habitada

Sala de banho

Casa Habitada

Dentro do banheiro ou lavado existe opções infindáveis de revestir paredes e pisos com esse material. No exemplo da foto percebe-se que uma das paredes do banheiro foi recoberta com pastilhas. De coloração neutra e fora do boxe, não tem contato direto com a água. E, acaba por ser uma decisão estética na hora de compor o ambiente. 

4. Dentro

Projeto Casa Moderna - Jorge Elmor: Banheiros modernos por Elmor Arquitetura
Elmor Arquitetura

Projeto Casa Moderna – Jorge Elmor

Elmor Arquitetura

Esse exemplar tem a parede de pastilhas dentro do boxe e com mais contato com água e umidade. Inclusive, a escolha de uma cor mais vibrante deixa o banheiro com ar mais alegre. Ainda pode ser observado que há uma mistura maior de pecas claras e escuras, que dão um visual mais pixelado à parede. 

5. Mais paredes

BANHO AB – Higienópolis / Porto Alegre: Banheiros ecléticos por Ambientta Arquitetura
Ambientta Arquitetura

BANHO AB – Higienópolis / Porto Alegre

Ambientta Arquitetura

Não e necessário restringir o número de paredes que se usa esse tipo de revestimentos. Seja aplicado em uma ou em todas as paredes do cômodo, esse acabamento deixa um look bonito e estiloso. Para variar, os ambientes também podem receber esse aplique no piso ou no teto. 

6. Restrito

É perfeitamente cabível ter apenas um pedaço pequeno do espaço da parede revestido de pastilhas. Uma faixa encima da pia de mármore fica ideal para evitar o desgaste da parede por efeitos da água. A coloração de peças mais claras que escuras ainda deixa o ambiente com um ar mais jovial. Essa ideia também é aplicável para diferentes cômodos, seja na cozinha, no banheiro, lavabo, quintal ou área de serviço.

7. Tamanho

Aliás que a espessura e o diâmetro do quadradinho que compõe as placas de pastilhas podem variar. Assim, causando um tipo diferente de detalhe, como a área de serviço exemplificada nessa fotografia. A textura metalizada da parede fica bem contrastada com a fórmica e a porta branca, desse espaço. 

Já pensou em usar pastilhas como revestimento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!