SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Uma casa em leque na serra mineira!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Esta bela casa, construída na Estância Serrana de Nova Lima, em Minas Gerais, e projetada pelo arquiteto João Diniz, utiliza uma estrutura de perfis de aço para se impor na bela paisagem, se elevando acima da copa das árvores que a rodeiam e proporcionando um belo espetáculo de integração entre arquitetura e natureza.

O acesso se dá por uma pequena ponto que fica ao nível da rua que leva até a casa. O terreno em grande declive exigiu fundações muito bem estudadas e ancoradas de modo que as intempéries não pudessem de modo algum vir a abala-la. Com 360 metros quadrados de área construída, a casa brinca com volumes e seus pavimentos são praticamente um jogo de formas e planos que desafiam o terreno ingrime. Mesmo com essa maneira lúdica e ousada de dispor os cômodos da casa, estes são organizados em torno de um eixo central que harmoniza e coloca todos os espaços em seus devidos lugares: a escada central. 

A tensão existente entre as pesadas estruturas, os balanços não menos do que ousados e o terreno extremamente, inclinado típico de uma região serrana, não deixa dúvidas quanto a sustentável leveza do peso da arquitetura integrada à paisagem não como uma intrusa, mas sim como parte da composição.

Um leque sobre a serra

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura: Casas  por JOAO DINIZ ARQUITETURA
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

A estrutura usada neste projeto é a primeira coisa que nos vem aos olhos. É como se a partir de um eixo, tal qual o leque, ela se desdobrasse sobre a serra e os cômodos todos estivessem contidos entre suas hastes principais. É exatamente por esse efeito de leque que temos a impressão que o extremo da casa em balanço tende a cair ou que forças o impulsionam para isso. Esta é a magia da boa arquitetura, fazendo com que as estruturas estejam sempre seguras e iludindo os olhos para que achemos impossível aquilo que eles presenciam.

Encravada na pedra

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura: Casas  por JOAO DINIZ ARQUITETURA
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

Por falar em estrutura, esta é certamente a responsável pelo espetáculo que aqui vemos. A imagem acima mostra a casa vista por trás, com a serra que encara como plano de fundo. Podemos observar nela também que a estrutura de aço se conecta nas posições vertical, horizontal e diagonal à serra na qual tem suas fundações. Desta maneira surge um volume solto, quase flutuante sobre o relevo natural e com um design que deixa claro como foi feita, expondo as estruturas e dando uma linda aparência para as vedações em cor de terra.

Aberto à natureza

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura: Salas de estar  por JOAO DINIZ ARQUITETURA
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

sala da Casa Serrana é como um salão. Ela pode ser interpretada de duas maneiras: como uma grande sala que antecede a linda visão da serra que está longo a sua frente ou um ambiente pelo qual esta paisagem invade a casa. De uma maneira ou de outra é um espaço totalmente vazado pelas grandes janelas e portas de correr que deixam toda luz possível entrar e dão um respiro necessário à casa uma vez que a fachada oposto se encontra, em grande parte, em contato com a serra na qual se escora. Em resumo: um espaço livre de amarras e pronto para ser aproveitado.

A luz que vem de fora

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura: Salas de jantar  por JOAO DINIZ ARQUITETURA
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

Como comentado na imagem anterior, a luz entra com intensidade pelas grandes janelas da sala. E ela não se restringe apenas ao seus ambiente de entrada, chegando também até a pequena sala de jantar que precede a cozinha e a escada que leva aos quartos no andar superior. Além das questões de sustentabilidade com que a luz natural contribui, ela é também capaz de conferir um aspecto de leveza quando olhada através do mezanino formado pelo pavimento da cozinha ao olhar para o pé direito duplo inundado de sol e serra.

O melhor banho que se pode ter

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura: Banheiros  por JOAO DINIZ ARQUITETURA
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

Poucas palavras são necessárias. Quem não gostaria de tomar um banho ou relaxar numa banheira de hidromassagem tendo esta vista como pano de fundo? 

O segredo aqui é a maneira como a envoltória de vidro foi construída. Ela permite não apenas o olhar para o que se encontra a frente. Pode-se admirar também os lados e o céu acima uma vez que as janelas são construídas em volta da banheira e não apenas a sua frente. Uma verdadeira joia que coroa uma casa destinada a enobrecer ainda mais a serra que lhe sustenta.

Balanço ousado

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura: Casas  por JOAO DINIZ ARQUITETURA
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Serrana por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

Uma das partes mais ousadas da casa, este balanço (ambiente um plataforma que se projeta para fora das estruturas principais, podendo causa sensação de instabilidade, mas na verdade tendo tudo sob controle) nos joga para frente assim que colocamos os pés em sua varanda. A estrutura lembra a Casa de Vidro, projetada por Lina Bo Bardi, uma das maiores arquitetas modernas brasileiras. Com uma referência dessa em mente não tinha como dar errado! E de fato não, s tornando um dos ambientes mais atrativos da casa e certamente o mais emocionante.

Gostou dessa casa? Continue a se emocionar e leia este artigo, o qual também apresenta uma maravilhosa residência.

Compartilhe conosco suas opiniões sobre esta linda casa.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!