ZAAV-Apartamento-Interiores-1322: Salas multimídia  por ZAAV Arquitetura

Cobogós: 20 ideias para iluminar ou separar um ambiente em sua casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

O nome não é tão familiar e soa como uma palavra africana, mas é brasileiríssima. O cobogó é um tipo de tijolo vazado de origem pernambucana que marcou presença na arquitetura modernista brasileira. E agora, voltou com força total e repaginado na decoração de interiores. A função desse modelo de acabamento formar paredes ou painéis que possibilitam maior ventilação e luz natural em determinado espaço, seja dentro de um apartamento ou de uma casa, além da sua aplicação em fachadas.

A sua utilização é diversificada e pode ocupar o lugar de uma parede tradicional, principalmente na divisão de ambientes. O bloco vazado é uma inspiração que veio da arquitetura árabe no Brasil. O movimento começou em Recife, com três engenheiros, e foi batizado a partir das iniciais de seus sobrenomes: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góes. Assim nasceu o CO-BO-GÓ, uma homenagem aos seus idealizadores. 

Inicialmente, os cobogós eram feitos apenas de cimento. Hoje, existem diversos tipos de cobogós feito de materiais como mármore, vidro, cerâmica, plástico, resina, concreto, metal ou madeira, e até em peças de design. É um item eclético para qualquer tipo de projeto.

Então, se você ficou interessado em fazer um cobogó na sua residência ou empresa, veja agora 20 projetos realizados pelos arquitetos e designers de interiores da homify com aplicações charmosas e inspiradoras desse elemento..

1. Cobogó branco para fachada

Nesse modelo, o cobogó aparece como um painel quadrado que serve como proteção na fachada da residência, garantindo maior privacidade, além de cumprir com suas funções comuns de decoração e otimização da passagem da luz natural e da ventilação.

​2. Cobogó no hall de entrada

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Salas de estar  por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Nessa sugestão foi feita uma divisória de cobogó em cerâmica para servir como hall de entrada. É uma ótima ideia caso a porta de entrada da sua residência já seja direto para a sala ou cozinha, sem um hall.

​3. Parede de cobogó na sala

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Salas de estar  por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

No mesmo ambiente da imagem anterior, essa visão por outra perspectiva permite observar que a divisória continua até a outra parede, apenas com uma abertura no centro. Formou-se um corredor, mas conferindo muita leveza e uma atmosfera bastante intimista.

​4. Cobogó de concreto em área de estar

Forro com esteira trançada de Bambu: Salas de estar  por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Forro com esteira trançada de Bambu

BAMBU CARBONO ZERO

Se você tem uma varanda, garagem ou cômodo que dê acesso à área externa da casa, o cobogó é uma ótima solução para criar paredes, sem perder o visual. Diferente de uma parede de vidro, que também permitiria a visão ampla do ambiente externo, o cobogó tem a vantagem da circulação de ar.

​5. Painel como acabamento na sala

Mostra Núcleo A+D: Salas multimídia  por Vanessa De Mani
Vanessa De Mani

Mostra Núcleo A+D

Vanessa De Mani

Nesse modelo, mais leve, o cobogó é uma opção simplesmente decorativa para conferir um acabamento na sala, deixando-a mais íntima e agradável. Esse modelo pode ser feito em madeira ou gesso para ser ainda mais prático.

​6. Cobogó de cimento para parede inteira

Casa Popsonics - Lab 606 Arquitetos: Paredes  por Joana França
Joana França

Casa Popsonics – Lab 606 Arquitetos

Joana França

Na maioria das vezes o cobogó é usado como painel, ocupando parte do ambiente. Mas ele também pode substituir uma parede toda fechada, como nesse modelo. Com as folhas de vidro que estão na frente, pode-se controlar a entrada de calor e de ventilação com maior facilidade.

​7. Parede de cobogó em metal

Detalhes divisórias em aço corten para casa em Angra dos Reis.: Paredes  por Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores
Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores

Detalhes divisórias em aço corten para casa em Angra dos Reis.

Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores

Outro material que pode-se utilizar para essa peça é o metal, podendo ser feita uma placa mais fina para encaixar em qualquer tipo de parede em que queira uma divisória com aberturas.

​8. Parede vazada com efeito de cobogó

Nóz Café e Pães  : Paredes  por Vertentes Arquitetura
Vertentes Arquitetura

Nóz Café e Pães

Vertentes Arquitetura

Se você já tiver tijolos simples que sobraram de alguma obra, nem precisa comprar os blocos específicos de cobogó. Pode montar um detalhe na parede para que fique com o mesmo efeito. Ficou ótimo nesse espaço em estilo industrial.

9. Parede com cobogó na área de serviço

Esse ambiente de serviço ficou muito agradável com a parede de cobogó toda branquinha. Além de conferir a atmosfera de limpeza que esse espaço necessita, também o mantém mais seco, já que é uma área normalmente úmida.

​10. Divisória de cobogó decorativa

Cozinhas  por homify

Nem sempre o cobogó precisa ficar no chão ou compor uma grande área. Veja essa solução linda para fazer uma divisória discreta entre uma cozinha integrada com área de serviço.

​11. Cobogós quarto

Apartamento da Jovem Artista: Quartos  por Patrícia Hagobian Interiores
Patrícia Hagobian Interiores

Apartamento da Jovem Artista

Patrícia Hagobian Interiores

No quarto essa solução também fica ótima, em especial quando tem acesso à uma área aberta, sacada ou jardim de inverno. Veja como esse modelo branco combinou perfeitamente com o fundo da parede viva, conferindo muita leveza e bem-estar ao quarto.

​12. Cobogó como divisória em loft

Suíte Master - CASA COR 2013 - (Fotos Lio Simas): Quartos  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Suíte Master – CASA COR 2013 – (Fotos Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Mora em loft e quer fazer uma divisória entre quarto e cozinha ou sala? É cobogó que você deve utilizar. Basta escolher um modelo que combine com o estilo de decoração e vai criar ambientes mais intimistas, mas sem perder o espaço que uma parede ou armário ocuparia.

​13. Cobogó de espelhos

Mais uma ideia para simular um cobogó. Na parede branca, utilizou-se espelho em formato de blocos de cobogó para fazer uma decoração diferenciada.

14. Cobogó de PVC para banheiro

BANHO DA SUÍTE DO HOTEL BOUTIQUE - Morar Mais por Menos BH 2012: Banheiros  por Anna de Matos - Designer de Ambientes e Paisagismo
Anna de Matos – Designer de Ambientes e Paisagismo

BANHO DA SUÍTE DO HOTEL BOUTIQUE – Morar Mais por Menos BH 2012

Anna de Matos - Designer de Ambientes e Paisagismo

Essa é uma ideia tão simples que se você gosta de artesanato, pode fazer na sua casa por conta própria. Basta cortas tubos de PVC na mesma espessura e colar um no outro, formando o desenho desejado.

​15. Parede de cobogó na sala

ZAAV-Apartamento-Interiores-1322: Salas multimídia  por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Apartamento-Interiores-1322

ZAAV Arquitetura

Nesse modelo a ideia é um pouco mais sofisticada, feita com placas de gesso em 3D. Criou uma divisória linda entre as salas, e a escolha do branco conferiu leveza, deixando o ambiente mais aberto do que ficaria com uma cor escura.

​16. Cobogó na cozinha

Forro com esteira trançada de Bambu: Cozinhas  por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Forro com esteira trançada de Bambu

BAMBU CARBONO ZERO

Se você tem uma cozinha com acesso para área externa e a sua decoração é mais campestre, uma parede de cobogó de cimento vai complementar a decoração, proteger o ambiente e ainda melhorar a iluminação e a ventilação, essenciais para esse cômodo da casa.

​17. Cobogó verde para cozinha moderna

Esse modelo possui a mesma intenção da ideia anterior, porém foi projetado para um ambiente mais moderno. Com piso e mobiliário brancos, esse tom de verde manteve uma atmosfera calorosa e ao mesmo tempo refrescante na cozinha.

​18. Cobogó complementando o painel da TV

Nessa sala, o painel da TV ganhou laterais decorativas com efeito de cobogó, o que certamente incrementou o visual. Observe que o projeto de iluminação também é essencial para que o efeito do cobogó fique ainda mais bonito.

​19. Cobogó para cozinha escandinava

Essa cozinha é um misto de estilo escandinavo com elementos mais modernos, mas toda a atmosfera é de leveza e frescor. Então, nada melhor do que aproveitar a beleza e os benefícios do cobogó para complementar o visual.

20. Cobogó embutido em parede grande

Jantar e cozinha americada integrada: Salas de jantar  por DUPLA ARQUITETURA ESTRATÉGICA
DUPLA ARQUITETURA ESTRATÉGICA

Jantar e cozinha americada integrada

DUPLA ARQUITETURA ESTRATÉGICA

Não importa o tamanho da parede, sempre pode usar um cobogó para ampliar o espaço, deixá-lo mais arejado, iluminado e complementar a decoração. Só precisa escolher o modelo que vai ficar mais bonito.

E aí?! Qual bloco vazado você mais gostou? Deixe o seu comentário.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!