Casa RJ: Piscinas modernas por Lucas Lage Arquitetura

Casa no Rio parece simples, mas por dentro é um luxo de novela!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

As casas de formas modernas já não são novidade em nosso país. Seus grandes volumes, superfícies límpidas, grandes aberturas, ângulos retos e demais características já estão presentes firmemente no imaginário do povo brasileiro, habitantes de um país que foi um dos maiores exponentes mundiais deste tipo de arquitetura entre as décadas de 1930 e 1960. Entretanto, apenas juntar estas características citadas num único projeto não faz dele arquitetura moderno e muito menos boa arquitetura. Esta arte é reservada a profissionais que a fazem como um maestro rege uma orquestra.

Lucas Lage é um desses maestros da nova geração e na casa que hoje apresentaremos ele afina todos os instrumentos e conseguimos ouvir uma maravilhosa sinfonia. Esta residência unifamiliar possui uma clara fachada divisando-a da rua. E acabam aqui as definições precisas dos limites. Estas linhas são todas borradas entre o espaço interior e exterior da casa, principalmente em seu quintal. Qualidade esta que permite aos seus moradores transitar entre diferentes ares, diferentes temperaturas, diferentes ambientes sem saber onde começa um e termina o outro, sendo até difícil estabelecer onde é dentro e onde é fora. Tal habilidade projetual é um traço de extrema qualidade neste arquiteto e a casa que agora exploraremos, localizada no Rio de Janeiro, expõe cada linha deste traçado artístico e técnico num só movimento.

Fachada que revela pouco

A tendência da arquitetura residencial parece se voltar nos últimos anos para casa com fachadas frontais que pouco revelam da obra como um todo, deixando o melhor dela para os espaços externos que ficam escondidos do público das ruas. Esta casa segue, em linha gerais, essa tendencia e deixa um caminho lateral livre para os moradores que quiserem contorná-la para atingir o lindos espaço livre reservado para seus fins de semana e momentos de descanso.

Sala alta e iluminada

Um ambiente perfeito para conversas que podem levar horas. A importância da sala numa casa onde a família e os amigos são sempre bem-vindos é imensurável. Ali será o lugar onde as melhores risadas acontecerão e as notícias mais importantes serão contadas. O pé direito duplo ajuda a luz natural a banhar o espaço mais facilmente e torna o lugar mais arejado, criando também o nicho que se encontra ao fundo da imagem acima, um ambiente ainda mais íntimo do que a sala sob o pé direito duplo.

Ambientes integrados

Ao nos aventurarmos pelo interior da residência podemos notar a maneira como os ambientes são integrados e não existem separações físicas entre dois dos espaços que mais reúnem as pessoas, a sala de jantar e a sala de estar. Essa característica permite integração entre pessoas que estão em lados opostos destes ambientes, conexão visual entre elas e mesmo sonoro, tornando a casa não um lugar compartimentado e segregador da família, mas sim uma oportunidade de reunir a todos sob o mesmo teto.

A preciosa cozinha…

Es talvez seja a verdadeira joia da casa. Feita para uma família que gosta de cozinha e aproveitar os frutos dessa fina arte, a cozinha não economiza nas cores, detalhes e brilhos, se tornando muito mais do que um ambiente meramente funcional; Os pequenos bancos dispostos sob a bancada preta atendem a refeições rápidas e aos churrasco que pode ser feitos ao longo de dias de descanso e comemorações.

… integrada ao exterior!

Estes churrascos, entretanto, não ficarão confinados à uma cozinha fechada por quatro paredes: este ambiente se integra ao espaço aberto do fundo! Este é o verdadeiro truque do arquiteto. Ele faz com que as divisões entre interior e exterior sejam confundidas de modo que tudo seja permeável visualmente e que os espaços adjacentes à cozinha possam acessados facilmente, de modo torna a casa toda um corpo só quando em festa!

Gostou deste artigo? Leia mais sob uma casa espetacular clicando aqui.

Os fundos e a água

Quando uma casa dispõe de um amplo espaço em seu quintal muitas pessoas optam por ter um gramado ou mesmo uma grande área impermeabilizada para as crianças brincarem ou para os animais de estimação correrem livres. Os clientes de Lucas Lage nesta caso não entenderam a situação dessa maneira e o arquiteto projetou uma imensa piscina, a qual consome quase todo o espaço dos fundos. Para um país tropical como o Brasil essa pode de fato ser uma solução útil não só para o lazer, mas também para refrescar os ambientes próximos devido a capacidade da água de reter o calor.

Diga-nos também a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!