Casa de pedra espetacular

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A pedra é um material natural com qualidades estéticas únicas, que quando bem empregado no projeto arquitetônico agrega beleza natural e um charme incomparável. Por causa destas qualidades estéticas incomparáveis, as pedras conquistaram um lugar sólido na arquitetura. Se os castelos e palácios na Europa e na Ásia foram construídos com pedra, os arquitetos modernos e contemporâneos, como Frank Lloyd Wright e Herzog e De Meuron continuam apostando na beleza natural e na sua durabilidade. Para quem aprecia ambientes com uma atmosfera mais rústica e campestre, as pedras são materiais de excelência. Além das qualidades estéticas, as pedras oferecem ótimo desempenho térmico e fácil manutenção, permitem cortes variados e possibilitam o restauro, se renovando com um simples polimento. 

Am homify apresenta hoje um projeto residencial fascinante, que empregou as pedras típicas da região para estabelecer uma ligação com a cultura local e se integrar com as construções e com a natureza exuberante do seu entorno. A Casa Ocean View, projetada pelo estúdio Zero Limits Arquitetura, foi erguida em uma ilha na Coréia do Sul, chamada Jeju, em Goyang. O local é caracterizado pela bela paisagem litorânea e pelas pedras vulcânicas presentes em abundância em toda a ilha e, claro, nas construções da região. As pedras vulcânicas foram empregadas nas superfícies da Casa Ocean View e combinadas com outros materiais, como vidro e concreto aparente, resultando em um edifício de volumetria simples que mistura o tradicional e o contemporâneo.  

Curioso para desvendar os encantos desta casa moderna e sofisticada com uma aparência rústica fascinante? Então confira a seguir mais detalhes e imagens da Casa Ocean View, que prioriza a integração com a natureza circundante e o uso de materiais locais.

Fachada principal

A residência se destaca pela sua volumetria tradicional, caracterizada pelos planos inclinados da cobertura de duas águas e, claro, pelas superfícies revestidas de basalto vulcânico, material abundante e extraído do próprio local. As janelas generosas servem para descortinar as vistas para o mar. Vista de longe, a casa parece apoiar-se sobre o muro de pedras, formando um bloco monolítico de pedra vulcânica, mas o bloco suspenso apoia-se de fato em um bloco feito de alvenaria comum e estrutura de concreto.

Materialidade

Na ilha de Jeju, onde a residência foi construída, a maior parte das construções utiliza as pedras naturais do próprio local. Para evitar a semelhança entre as construções, as pessoas variam o tamanho e o modo de empilhar as pedras de basalto vulcânico. Portanto, ao lançar mão das pedras naturais do local, os arquitetos sabiam do desafio de encontrar uma maneira original de empilhar as pedras. A residência apresenta um aspecto vernacular, devido à volumetria tradicional do bloco suspenso e às superfícies de pedra, que realçam a rusticidade e o estilo campestre da edificação.

Hall de entrada

Todos os ambientes sociais, situados no pavimento térreo, são integrados ao espaço e ao jardim externos por generosas aberturas envidraçadas, que além de luz natural abundante proporcionam aos moradores vistas privilegiadas para a paisagem circundante. O destaque é a vista para o mar, que traça uma linha no horizonte, delimitando onde acaba o oceano e onde começa o céu.

Sala de estar

Apesar da rusticidade e da imponência do bloco revestido de pedras, o interior da residência é caracterizado pelo estilo contemporâneo e pela sofisticação. A luz natural é um elemento construtivo tão presente e marcante quanto o piso de madeira e o bloco de mármore que acomoda a lareira. Além do mobiliário moderno e elegante, um dos destaque do ambiente é o acabamento em gesso do forro, que dá personalidade e mais elegância ao ambiente.

Para saber mais sobre quais são os itens indispensáveis na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Cozinha e sala de jantar

A cozinha e a sala de jantar estão integradas e tiraram proveito das vistas deslumbrantes para o jardim e para o mar. Ambos ambientes privilegiam a funcionalidade. Na cozinha predomina a combinação de cores, preto e branco, com destaque para os armários com acabamento em laca e para as bancadas revestidas de granito, enquanto na sala de jantar predomina a simplicidade, evidenciada pelo mobiliário, composto de uma ampla mesa de madeira e do conjunto de cadeiras de madeira maciça.

Escada

A escada de madeira que interliga o pavimento térreo, que abriga os ambientes sociais, e o pavimento superior, que acomoda os dormitórios, também serve para armazenar objetos, otimizando a utilização do espaço e agregando funcionalidade à residência.

Terraço

A escada também dá acesso ao terraço, que se organiza sobre a cobertura plana do bloco térreo. No terraço, marcado pelo deck de madeira, os moradores podem desfrutar da vista deslumbrante para o mar e contemplar todas os encantos e as belezas naturais do entorno.

Suíte principal

A suíte principal, como todos os ambiente sociais, são caracterizados pela depuração estética, uma combinação de superfícies brancas e piso de madeira. Na suíte principal, além desta fórmula notamos também a presença de móveis de madeira de estilo rústico, que realçam a rusticidade e a sensação de aconchego do ambiente. O destaque todavia é a paisagem natural externa que invade o ambiente através de uma generosa abertura transparente.

Banho da suíte

No banho também buscou-se a integração com a natureza. No entanto, para assegurar a intimidade dos moradores, criou-se um jardim de inverno, com pedras e bonsais, que além do contato direto e prazeroso com a natureza traz luz natural abundante para o ambiente. 

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Área externa

O jardim externo da residência é amplo e marcado pelo aspecto natural, como se a natureza se desenvolvesse sem a racionalidade humana. Além da piscina, uma das grandes atrações da residência, um amplo gramado transmite uma sensação incrível de liberdade e prazer aos moradores. Neste espaço, além da vista para o oceano é possível desfrutar da brisa litorânea, que invade todos os ambientes.

Qual material você utilizaria na sua casa: madeira, concreto, pedra ou alvenaria comum?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!