Como organizar um banheiro pequeno?!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Espaços pequenos são verdadeiros desafios. Pedem muito de nossa imaginação e esforço. Colocam pequenas ideias para fazer a diferença no dia a dia. E quando tratamos deste desafio em um banheiro, a atenção deve ser ainda mais especial. Organizar os itens obrigatórios em um espaço não muito favorável, não é nada fácil. Imagine o quanto de experiência é preciso para que cada coisa ganhe um lugar perfeito, quando o que se tem à mão é um espaço físico que é uma missão difícil para planejar cada passo. Mas, para ajudar você a resolver o seu problema com um espaço pequeno, nós da homify, trouxemos um conjunto de excelente dicas para que o seu acerto seja o mais próximo possível da perfeição. Para isso, basta atentar-se a cada uma de nossas dicas. São ideias vindas dos principais profissionais do mundo, que, a cada novo projeto, colocaram toda a plasticidade de seus talentos a serviço da funcionalidade do ambiente. 

Entre as ideias encontradas, veremos como acertar na iluminação do espaço, o quanto é importante mensurar as divisórias do espaço e a importância de pontuar cada canto do banheiro. São pequenos truques que fazem toda a diferença e você poderá notar isto em seu lar já nas primeiras mudanças. 

Todas as ideias aqui apresentadas têm em comum dar o direcionamento ao banheiro como um importante espaço para o nosso dia a dia. Local onde começamos e terminamos o dia, traçar uma boa decoração para este local é contribuir com um dia mais relaxado e, desta forma, passar o dia a dia com menos estresse. E estresse em um mundo onde as coisas estão com cada vez menos tempo para ser cumpridas, é uma doença que merece ser evitada.

Por isso, venha conosco e conheça nossos projetos. Temos certeza que você encontrará a solução perfeita para o seu lar. Aproveite! 

Decoração nas paredes

Apartamento na Pompeia, São Paulo: Banheiros modernos por Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores

Apartamento na Pompeia, São Paulo

Liliana Zenaro Interiores

Se você ainda não parou para olhar as paredes do seu banheiro com uma atenção especial, saiba que, assim como em todos os cômodos da casa, as paredes podem ser utilizadas com muitas formas diferentes de aproveitar todos os espaços do lar. Utilizando nichos ou prateleiras, você poderá incrementar ainda mais a decoração do seu banheiro. Neste projeto da Liliana Zenaro Interiores, de São Paulo (SP), a escolha por nichos iluminados e em madeira acrescentam um conjunto singular e perfeito para uma elegante decoração do banheiro que encontra na pia de madeira maciça, uma excelente forma para embelezar o ambiente. Esta soma é mais uma prova que a combinação de madeira com banheiro sempre traz perfeição.

Use divisores de paredes

Banheiros asiáticos por W.D.A

Como dissemos na primeira dica deste artigo, a utilização de paredes divisórias, como boxes, ajudam a deixar o ambiente perfeitamente organizado. Esta organização facilita a separação do espaço de banho e traz possibilidades decorativas individuais. Tudo de acordo com as suas preferências para cada espaço do banheiro. Neste projeto, por exemplo, vemos como a utilização de divisórias de vidro utilizadas por todo o teto traz uma sensação de banheiro com dois ambientes que funciona perfeitamente com a utilização de plantas decorativas para que o ar do local esteja sempre renovado. Uma forma perfeita, barata e inteligente de decorar o banheiro com eficiência natural.

Espaços obrigatórios

O banheiro é um espaço que trabalha com cantos obrigatórios. E estes espaços obrigatórios merecem um planejamento cuidadoso quando estamos a falar de um banheiro pequeno. Afinal, na decoração, todo o cuidado é pouco. Toda atenção é necessária e todo o capricho merece ser dobrado. Por isso, pense bem quando pensar na instalação de itens como pia, vaso e chuveiro. Em algumas situações é possível separar estes objetos com a utilização de boxes. Em outras, um cuidado minucioso com o espaço disponível deve ser levado em conta. Neste projeto, a escolha do profissional foi pela individualização dos ambiente para que o banheiro ganhasse em organização e estilo. O box em duas divisórias é elegante e expõe com charme a parede de mármore, um truque que realça ainda mais a beleza do ambiente.

Como aproveitar cada espaço

Em um cômodo pequeno o melhor aproveitamento dos espaços é o segredo para que a funcionalidade do ambiente seja a mais perfeita o possível. E, convenhamos. Funcionalidade em um banheiro pequeno traz um luxo e conforto que talvez imaginemos não serem possíveis. O estreitamento no tamanho dos banheiros tem uma variação quanto a forma em que o ambiente é construído e planejado. Neste projeto, o banheiro alongado em formato de corredor pede ainda mais criatividade no momento de se planejar o local. A utilização do chuveiro no fundo, mesmo sem a escolha de um box, não compromete a organização do banheiro, já que a decoração das paredes com linhas arredondadas trabalha muito bem o espaço. O espelho circular e as linhas decorativas na parede somam-se perfeitamente. Assim como a cuba redonda. Uma combinação perfeita para o espaço.  

Evitando erros

Banheiros clássicos por INEDIT INTERIORISTAS
INEDIT INTERIORISTAS

Baño principal en Pedralbes, Barcelona

INEDIT INTERIORISTAS

A melhor forma de evitar erros na decoração do seu banheiro, é partindo de princípios básicos da decoração. O branco continua sendo a melhor aposta para que não ocorram erros no momento de planejar o espaço. A decoração com conjuntos brancos, luminárias embutidas espalhadas, box de vidro transparente e espelhos quadrados e largos, é uma composição que funciona perfeitamente, seja qual for o seu estilo. A decoração básica com itens brancos sempre facilitará a renovação do ambiente e a mudança para outras propostas inovadoras que você possa vir a dar ao ambiente. Qualquer peça decorativa básica fica bem com o branco e a iluminação estará sempre beneficiada com a escolha por itens claros. Optando por estes itens, fique certo de que o seu acerto estará garantido. 

Iluminação

Residência Vieira Souto: Banheiros modernos por Bezamat Arquitetura
Bezamat Arquitetura

Residência Vieira Souto

Bezamat Arquitetura

Por fim, como dissemos na imagem anterior, a preocupação com a iluminação é fundamental para que o banheiro pequeno seja valorizado. As formas de trabalhar a iluminação são diversas e podem ser somadas entre luminárias laterais nas paredes e embutidas. Assim como luzes e lâmpadas centrais no ambiente, que, em conjunto, trazem uma iluminação bem equilibrada e linear por todo o ambiente. A preocupação em não deixar espaços escuros no banheiro deve ser especial, principalmente para que, por desatenção, a umidade não se concentre em espaços que passam despercebidos. Na imagem, um belo projeto do escritório carioca, Bezamat Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ).

Qual destas dicas ficará melhor no seu banheiro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!