SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como usar cores na decoração sem errar!

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, cores não são apenas elementos decorativos. Elas causam um efeito em nossas experiências sensoriais e emotivas, por isso o ideal é usá-las com cautela dentro dos interiores para se desfrutar uma energia e experiência positiva. As cores são responsáveis pela diferentes sensações que sentimos ao entrar em um determinado ambiente. 

Muitos estudos já foram feitos à respeito do efeito entre a cor e o ser humano. A ciência já tentou provar de inúmeras maneiras como a energia das cores pode afetar o nosso cérebro e as nossas emoções. Assim como o nosso comportamento individual como seres humanos pode ser determinado por pequenas sensações no dia-a-dia, portanto a cores de flores, móveis e paredes podem afetar o humor e a nossa percepção sobre um determinado assunto. Além disso, cores em determinado ambientes nos ajudam à determinar o comportamento social mais adequado que devemos adotar. 

Já dentro de casa as cores também nos afetam, mas de maneira diferente. Veja quais cores são as escolhas certas para a sua casa. 

Cores vibrantes como amarelo, rosa verde e azul podem quando juntas podem nos dá uma sensação de felicidade e alegria. 

comportamento humano é determinado por uma mudança de cor e certamente vale a pena acreditar, porque na vida cotidiana que testemunhar isso a cada passo. Desde há milhares de anos, diferentes combinações de cores têm sido usadas para pintar casas, paredes e criar um colorido circundante. Assim que as cores afetam o seu humor? Certamente, ela afeta nosso humor, como as pessoas em todas as culturas têm percepções variadas sobre a cor. Uma simples mudança na cor do seu vestido pode fazer você parecer mais bonita ou bonito. As cores brilhantes têm sido associados à elate o humor e fazer-nos mais felizes, enquanto cores sombrias trazer tédio e preguiça. Em uma festa, por exemplo, por que você prefere usar vestidos coloridos brilhantes? Obviamente, porque vestidos coloridos, certamente, melhorar o humor e tornar a atmosfera jovial. Dito isto, cores fazem você se sentir bem e eles afetam o seu humor, eu gostaria de tomar a liberdade de declarar um fato que as opiniões sobre a cor afetar o comportamento humano são subjetivas e podem ser diferentes para diferentes culturas, bem como para os indivíduos. No entanto, o significado de algumas cores universal é o mesmo em todo o mundo.

O poder do vermelho

O vermelho é uma cor que além de ser chamativa possui também um poder e aura própria. Além disso o vermelho é uma cor calorosa e para muitos é o simbolo da paixão  - rosas vermelhas e decoração para dia dos namorados, tudo é em vermelho.  Essa cor é extremamente estimulante, porém o vermelho deve ser usado com moderação para não tornar o espaço cansativo. Esse banheiro por exemplo, teve uma combinação ousada e na medida certa. O vermelho e o branco se combinam perfeitamente tornando o banheiro, um espaço criativo e original. 

Vale lembrar que quando utilizado em excesso, o vermelho causa raiva e outros sentimentos negativos. 

A pureza do branco

A cor branca é definitivamente uma cor pura que traz uma sensação de paz. Ela é ótima para aqueles que gostam de uma coração com um visual clean. O branco também ajuda à aumentar a sensação de amplitude dos ambientes além de proporcionar uma sensação de claridade. Essa cor alivia a tensão e aumenta a calma, porém ambiente completamente brancos podem parecer frios e vazios. 

O ideal decorar com pequena peças que tenham outras cores para suavizar e alegrar o espaço, criando um balanço nas cores para manter um equilíbrio na energia do lar. 

Azul da cor do mar

O azul é uma cor clássica que tem um efeito calmante. Além disso, o azul é uma ótima cor para dar dimensão e profundidade aos espaços. Os diferentes tons de azul promovem diferentes sensações – azul claro, ou turquesa (em cor pastel) nos dá sensação de paz e serenidade. O azul royal reflete estabilidade, segurança e juventude. Esse tom é mais ousado, promove sensação de liberdade e energia. 

Quando combinado com amarelo e branco o azul se torna menos dramático e ganha mais equilíbrio.  Essa escolha na paleta de cores fornece um ar vibrante e jovial para o ambiente.  

Amarelo como o sol

PROJETO COZINHA APARTAMENTO MB – Tristeza/ Porto Alegre: Cozinhas  por Ambientta Arquitetura
Ambientta Arquitetura

PROJETO COZINHA APARTAMENTO MB – Tristeza/ Porto Alegre

Ambientta Arquitetura

Por falar em amarelo, os profissionais da Ambientta Arquitetura souberam exatamente como esta cozinha original e alegre na medida certa! 

Que tal ousar na cor da cozinha e escolher um amarelo bem vivo para ser a cor predominante? O amarelo é definitivamente um dos tons mais vibrantes que se pode encontrar, esta cor geralmente está associada ao verão, inteligência, alegria e felicidade. É um tom quente que levanta o espírito pois é normalmente associada com a energia solar. Porém o ideal é não exagerar e procurar um equilíbrio entre a cor amarela e outras mais neutras, pois este tom pode se tornar cansativo e atrair sensações de stress e inquietação. 

Azul da cor do mar

O azul é uma cor clássica que tem um efeito calmante. Além disso, o azul é uma ótima cor para dar dimensão e profundidade aos espaços. Os diferentes tons de azul promovem diferentes sensações – azul claro, ou turquesa (em cor pastel) nos dá sensação de paz e serenidade. Já o azul royal transpassa estabilidade, segurança e juventude. Esse tom é mais ousado, promove sensação de liberdade e energia. 

No caso do papel de paredes, além da cor se pode obter diversas estampas e texturas que exibem a influência da cor. No caso, linhas horizontais enriquecem o tom turquesa, tornando o espaço mais sensato e elegante.

A graciosidade do rosa

Salas de jantar  por Dos Architects
Dos Architects

Souldern road

Dos Architects

A cor rosa é automaticamente associada ao sexo feminino, além de ser um cor profunda. Assim como os demais cores os diferentes tons de rosa causam reações e energias diferentes. O rosa claro (ou pastel) é um tom suave e sereno que muitas vezes é a opção número um na hora de decoração infantil para meninas. O rosa choque é ousado, íntimo e divertido. Um tom eclético que geralmente se associa à moda. 

Quer ler mais artigos sobre como utilizar cores em casa?! Leia este artigo: 

https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/191136/…

O que você mais gostou neste artigo?! Comente!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!