Como decorar interiores com elementos vazados

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A busca incessante por inovações tecnológicas e pela originalidade é uma das marcas da arquitetura e do design de interiores. A cada dia surgem novas soluções construtivas criativas e inusitadas. Uma destas soluções é o uso de elementos vazados, paredes divisórias com vazios, que além de delimitar os espaços, permitem também um certo grau de integração visual e espacial, filtrando a luz natural e criando efeitos visuais surpreendentes.  

Você também pode se beneficiar dos efeitos dos elementos vazados na decoração dos seus ambientes. Neste artigo apresentamos alguns exemplos da aplicação de elementos vazados, de diferentes formatos e materiais, que além da função de dividir os ambientes e permitir a passagem da luz, realçam as qualidades estéticas e ambientais das edificações.     

Fachada mutável: portas de correr de bambu

Neste projeto de Eduarda Corrêa Arquitetura e Interiores, a fachada do edifício é composta de duas portas de correr, de escala monumental, feitas de uma malha de troncos de bambus, que permitem a passagem da luz natural e ao mesmo asseguram a privacidade no interior do edifício.     

Fachada permeável: blocos vazados

Este projeto de restaurante prioriza a presença da luz natural no ambiente. Além da claraboia no teto, as fachadas voltadas para a esquina são compostas de planos envidraçados. Na fachada voltada para a rua mais movimentada, foi projetado um mural de geopolímero, cujo desenho foi inspirado na tapeçaria árabe, que filtra a luz natural e garante a privacidade dos clientes. Além da funcionalidade, o mural serve como uma obra de arte para a cidade.  

Obras de arte: blocos modulares de curvas infinitas

Cobogó House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

Cobogó House

Studio MK27

Além de contribuir com a iluminação e ventilação do ambiente, o uso de elementos vazados pode resultar em verdadeiros espetáculos visuais. Neste projeto, os elementos vazados de concreto, feitos com linhas curvas infinitas e desenhados pelo artista austro-americano Erwin hauer, criam um espetáculo dinâmico de luz e sombra que ao longo do dia produz diferentes imagens. Neste caso, a própria luz natural constitui-se em um elemento construtivo. 

Parede divisória: cogobós amarelos

CASA JARDINS: Casas  por CR2 Arquitetura
CR2 Arquitetura

CASA JARDINS

CR2 Arquitetura

A variedade de elementos vazados contribui com a sua adoção nos mais diversos contextos e ambientes. Neste projeto, a parede divisória de cogobós amarelos divide o espaço exterior do jardim interno. A solução protege os moradores das vistas dos pedestres e contribui para a ventilação natural e conforto ambiental dos ambientes integrados. Para mais informações sobre este projeto da Casa Jardins, leia este artigo.  

Parede divisória: cogobós brancos

ZAAV-Apartamento-Interiores-1322: Salas multimídia minimalistas por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Apartamento-Interiores-1322

ZAAV Arquitetura

Neste projeto os elementos vazados, cogobós brancos, delimitam a área da sala de TV e, principalmente, filtram a luz natural que invade o espaço do apartamento pela sacada, proporcionando maior conforto visual.     

Pele permeável: portas de madeira

Neste projeto, portas de correr permeáveis, feitas de estrutura de aço com fechamentos em painéis vazados de madeira, situadas na fachada noroeste, protegem a sala de estar da exposição excessiva ao sol da tarde, mas proporcionam, mesmo fechadas, a passagem da luz natural e a vista parcial para a paisagem natural.   

Parede divisória: painel de madeira

Neste projeto mostra a diversidade de soluções possíveis no uso de elementos vazados. Uma parede divisória feita de pedaços de madeira de desenho caótico e despojado, delimita o espaço da sala de TV, proporcionando maior privacidade, e permite a passagem da luz natural e melhor aproveitamento da ventilação natural. Para mais informações sobre itens essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Parede divisória: blocos de concreto aparente

Para concluir, neste projeto, uma parede de blocos de elementos vazados concreto aparente divide o living do quarto. Os blocos de concreto realçam o rico e estimulante contraste com as superfícies brancas do ambiente e contribuem com a integração visual e fluidez. Mais ideias de quartos, você encontra aqui.

Quais destes elementos vazados você gostaria de ter no seu ambiente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!