A iluminação certa para sua casa!

ana roman ana roman
Loading admin actions …

Se a decoração, os móveis, a cor das paredes, as plantas são importantes para criar a atmosfera de um ambiente, a iluminação é imprescindível. Na indústria cinematográfica, por exemplo, um dos departamentos mais importantes é o de iluminação, pois sabem que é a luz que constrói os volumes, sensações e climas do set.

A luz é um dos aspectos menos privilegiados nos projetos de decoração, no entanto, deveria ser considerada em primeiro plano, uma vez que transforma intensamente o ambiente sem a necessidade de aportar muito investimento.

Há muitas formas de criar um projeto de luz para sua casa. É necessário ter em mente o que se deseja e depois buscar os meios de criá-lo com a linguagem da luz. Pode-se criar um ambiente intimista com focos de luz difusas de baixa intensidade; abajures e lustres podem favorecer um clima elegante; tochas de luz formam um estilo industrial. 

Além da criação de atmosferas, e da perspectiva estética, é importante observar as partes técnicas do projeto de luz. Por exemplo, é muito desagradável começar a suar enquanto se maquia no banheiro por que as luzes são muito fortes e quentes. E na cozinha é imprescindível ter uma luz que te ajude a enxergar os alimentos. Para o banheiro o melhor a ser feito é escolher uma iluminação uniforme e intensa, de preferência fluorescente, para que não gere calor. E na cozinha a melhor opção são as lâmpadas incandescentes, que possuem grande índice de reprodução de cor.

Também é importante observar a quantidade necessária de luz em cada cômodo. No jardim por exemplo, muitas vezes são colocadas lâmpadas de alta intensidade, quando na verdade lâmpadas mais fracas teriam um resultado semelhantes, com muito mais economia. 

Intimista, elegante, industrial, seja qual for o estilo que deseja, selecionamos algumas dicas para auxiliá-lo em seu projeto de luz

Industrial

Tochas de grande porte são excelentes na construção de um ambiente industrial. Além de bonitas e cheias de estilo, elas também aportam grande quantidade de luz para o ambiente o que pode ser muito prático dependendo das necessidades que se tem no local. Cozinhas industrias normalmente precisam de funcionalidade. Então é importante que as tochas não tenham apenas intensidade, mas também um grande índice de reprodução de cor, para que os alimentos sejam enxergados perfeitamente. É também importante pensar que se as tochas forem muito intensas e quentes elas podem esquentar o ambiente, o que talvez não seja adequado. 

Intimista

O clima intimista é uma atmosfera adequada para tocar drinks, para ouvir música, para romances. Tudo aquilo que necessita de um pouco de penumbra para acontecer, ou seja, atividades que tenham a ver com subjetividade e inconsciente. Para criar um clima intimista é necessário que aja pouca luz. No entanto, também é igualmente necessário que ela seja escolhida e colocada da forma certa. Luz pontuais, difusas e de baixa intensidade são sempre a melhor pedida, pois formam um foco determinado que permite deixar parte do ambiente na penumbra. 

Luz natural

EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS EM LUGANO:   por spbr arquitetos
spbr arquitetos

EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS EM LUGANO

spbr arquitetos

Na hora de pensar a luminosidade do seu projeto é sempre importante lembrar e construir os ambientes tendo em referência a luz natural. Não é a melhor coisa do mundo tomar um pouco de sol na sua própria sala ou quarto? Mas também pode ser maçante ter o calor sempre presente. Então é importante pensar nas posições do sol, nas fachadas e se é necessário alguma cortina ou anteparo. Um dos grandes elementos da arquitetura modernista é o brise soleil que é a possibilidade de proteger o edifício do sol direto. Através da utilização de peças bem colocadas, o sol pode bater de uma maneira mais interessante, de modo que não se torne quente e forte, e sim bonito e agradável.

Asiático

Luzes com anteparos difusos, como no exemplo, nos transportam imediatamente para a Ásia. Isso pode ser feito de diversas formas, pode se buscar um projeto formal com a construção adequada, ou buscar soluções mais simples como as famosas lamparinas chinesas. No bairro da liberdade, em São Paulo, por exemplo essas lamparinas podem ser encontradas em abundância de modelos e versões. Também não é uma solução cara, e pode aportar charme a sua sala sem custar muito. 

Simples

Rústica e Colonial: Salas de estar coloniais por RAC ARQUITETURA
RAC ARQUITETURA

Rústica e Colonial

RAC ARQUITETURA

Para casas da praia a simplicidade na escolha das luminárias pode agregar um tom aconchegante e familiar. Muita sofisticação no local errado pode ser menos elegante do que parece. Essas tochas simples, por exemplo, nos trazem uma atmosfera de simplicidade que pode ser familiar e agradável, além de necessitar de pouca manutenção. 

Campestre

Cozinhas campestres por Cottage Style / コテージスタイル
Cottage Style / コテージスタイル

オリジナルキッチンと薪ストーブを中心にした使いやすいキッチン

Cottage Style / コテージスタイル

Luzes pendentes do teto, com fonte única, são muito charmosos e ideais para casas na montanha ou climas campestres! Como esse projeto do Cottage Style. A decoração em madeira bruta e a simplicidade na hora de escolher móveis e elementos ajudam a construir a atmosfera adequada. Dessa maneira, pode se iluminar o ambiente com muito pouco, deixando o resto por conta da penumbra e da lareira. 

E você, que projeto de luz deseja para sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!