Jardins sem grama

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Jardim romântico, Lúcia Vale Arquitetura e Interiores Lúcia Vale Arquitetura e Interiores Jardins rústicos
Loading admin actions …

jardim acaba por ser um dos locais mais utilizados da sua casa em qualquer estação do ano. Seja para o lazer ou reunir amigos e familiares,  o importante é poder compartilhar com quem se ama um ambiente agradável e bem decorado.

A decoração de jardins pode ser muito mais abrangente do que somente inserir gramados em sua concepção. Existem inúmeros tipos de grama vivas ou sintéticas. Entretanto, a manutenção e conservação acaba por ser onerosa e muito trabalhosa. E, o custo benefício nem sempre é válido. Uma solução é evitar esse artifício e mesmo assim manter um padrão elevado no décor da área externa do seu lar. Inclusive, é possível variar no estilo do espaço com temas como oriental, campestre ou contemporâneo. 

Acompanhe esse livro de ideias que a homify traz especialmente para você para dicas sobre como elaborar um paisagismo eficaz evitando o recurso da grama. Seja para prevenir sujeira, por ter uma área pequena ou simplesmente para diversificar no design desse espaço, é completamente executável abrir mão do gramado na hora de planejar o jardim dos seus sonhos.  

Planejamento

A arte de executar e conservar um jardim é conhecida como paisagismo. Muito além da jardinagem, no cultivo de flores e plantas, a técnica de planejar e organizar a paisagem demanda organização , bom senso e bom gosto para criar espaços funcionais, agradáveis e bonitos. Em lugares pequenos, como uma varanda ou quintal, você pode utilizar-se de vasos para ornamentar esse ambiente. Uma ideia interessante é pendurar vasos no teto ou mesmo pendurá-los na parede. Intercale as floreiras com lamparinas, para dar um clima mais romântico. Por fim, complete o visual com um banco de madeira maciça. 

Deck

Os decks de madeira são muito utilizados nas áreas externas sobretudo em varandas, piscinas e jardins. Inspirados nos convés dos navios, essas estruturas formam caminhos que delimitam os espaços funcionais desse ambiente. Esse tipo de piso pode ser encomendado sob medida ou mesmo ser constituído de peças avulsas que criam uma passadeira irregular. Opte por madeiras revestidas e especialmente utilizadas em lugares abertos, para conservação e resistência aos desgastes naturais. Além disso, a madeira de demolição acaba por ser uma alternativa barata e ecologicamente correta.

Passadeira

Projeto e execução de paisagismo homify Jardins tropicais

Caminhos de pedras, ladrilhos ou lajotas são alternativas ao gramado e uma ideia criativa. Criar um desenho com esses materiais deixa um resultado artístico.  Ao redor, prefira uma vegetação de forrações – tipos de plantas rasteiras com cores e textura de folhagem que se bem aproveitadas causam um efeito paisagístico eficaz e super bonito. Opcionalmente faça um piso acimentado e preencha os espaços com bambus e cactos. 

Mobília

Móveis de jardim, quintal ou piscina devem ser apropriados para o ambiente. Uma sala de estar externa é ideal para momentos de relaxamento e lazer, seja para tomar sol ou ler um livro. Para completar a produção, as grades com vidro podem dar espaço para um jardim de inverno cercado de verde. 

Trepadeiras

Não importa se o tipo de planta é de sol, meia-sombra ou sombra. As trepadeiras são ideais para enfeitar os muros e paredes. Elas se adaptam à maioria dos ambientes, podem ser floridas ou somente verdes. Apesar desse tipo de vegetação necessitar de um cuidado específico e diferenciado, o resultado desse revestimento natural vale a pena. Mais do que decorar muros, é possível criar uma área de sombreamento para você fugir do sol em dias mais claros. 

Luz

homify Jardins ecléticos

A iluminação desse espaço ao ar livre deve ser escolhida e pensada com muito carinho. Penduradas como no exemplo da foto ou espalhadas em spots no chão são essenciais para curtir esse ambiente durante a noite. Além disso, árvores de pequeno porte também são alternativas inteligentes para completar o look do seu jardim.

O que acha de decorar seu jardim sem usar grama?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista