6 exemplos de decoração no estilo clássico

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Recentemente publicamos aqui no homify um artigo em que fazíamos um tour por uma casa no estilo eclético, que foi montada virtualmente através de referências garimpadas aqui no site. Hoje decidimos seguir na mesma linha editorial, porém, com outro estilo de decoração super famoso: o estilo clássico! Surgido na antiguidade, nos tempos dos grandes imperadores, esse estilo se perpetuou ao longo dos séculos, ganhando adaptações e novas leituras, tanto que se faz presente em larga escala nos dias atuais. 

Para deixar a sua casa com toques clássicos, é importante que os cômodos sejam espaçosos, com pé direito alto, e que os móveis e objetos decorativos remetam aos tempos passados, através de detalhes e cores características do estilo. Dois destaques são os papéis de parede rebuscados e que trazem inspiração de temas clássicos, bem como os tapetes, que antigamente não eram utilizados apenas para cobrir o chão dos cômodos, como também eram peças decorativas para paredes. Cadeiras e poltronas elegantes podem dar um toque especial ao espaço, bem como cortinas com ótimo acabamento e feitas a partir de tecidos requintados. 

A iluminação também precisa ser mais branda, e grandes lustres podem ser posicionados estrategicamente nos cômodos e utilizar lâmpadas amareladas, característica precisa da iluminação dos tempos passados. Enfim, são muitos os artifícios e maneiras de trazer toques clássicos para dentro de sua casa. Confira as referências à seguir e inspire-se!

Hall de entrada

Apartamento Jardins: Corredores e halls de entrada  por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Apartamento Jardins

Asenne Arquitetura

Seja bem vindo! Nosso tour começa com esse hall de entrada que, na verdade, traz características clássicas aplicadas à um ambiente mais moderno. Portas grandes são uma das características do estilo, e o conjunto criado juntamente com o aparador clássico dourado é de extremo bom gosto. Os detalhes e contornos em branco são outro destaque do espaço, que foi projetado pela equipe da Asenne Arquitetura.

Sala de estar

Partindo para a sala de estar, temos ótimos exemplos de detalhes clássicos. O principal e que ganha destaque são as tapeçarias, posicionadas tanto no chão quanto nas paredes. Abajures também são ótimos para dar um toque clássico ao cômodo. Sofás e poltronas em bege e tons neutros ajudam a criar o clima, juntamente com móveis em madeira escura. A peça possui assinatura de Nara Cunha Arquitetura de Interiores.

Sala de jantar

Hora de reabastecer as energias! Nada melhor do que fazer isso em uma bela sala de jantar no estilo clássico. O lustre sobre a mesa é o destaque do cômodo, juntamente com os móveis com design que remetem à tempos remotos. Cores neutras ajudam a dar o tom perfeito ao espaço, que possui assinatura do escritório Roesler e Kredens Arquitetura, de Curitiba.

Banheiro

Apartamento Real Parque: Banheiros clássicos por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Apartamento Real Parque

Asenne Arquitetura

Paredes de banheiros não necessariamente precisam apresentar azulejos como revestimento! Papéis de parede como esse, de estilo super clássico, dão um tom super elegante ao espaço. Utilizar saboneteiras e espelhos vintage é um ótimo recurso para dar um toque clássico ao banheiro de sua casa. Esse belo espaço também carrega a assinatura da Asenne Arquitetura, de São Paulo. 

Quarto

Residência Cond. Porto e Veleiros Ibiúna/SP: Quartos  por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Residência Cond. Porto e Veleiros Ibiúna/SP

Renata Romeiro Interiores

Na hora de descansar, que tal esse lindo dormitório? O estilo clássico ganhou como aliado alguns toques minimalistas, que podem ser notados na economia em relação aos móveis e elementos utilizados. O projeto da foto é de autoria de Renata Romeiro Interiores, de São Paulo. 

Hora do chá

Para finalizar, um belo exemplo de sala de visitas todo criado tendo em mente o estilo clássico! As belíssimas poltronas são o grande destaque da composição, que carrega um lustre super requintado como toque final. O tapete e as cortinas são outro destaque. Aqui podemos ver claramente a elegância atemporal que apenas cômodos decorados no estilo clássico possuem. A responsável pela criação do cômodo é a arquiteta Daniela Vieira.

Gostou? Continue ligado nos nossos artigos para transitar entre os diversos estilos de decoração que fazem parte do universo da arquitetura e do design!

Qual o seu estilo de decoração preferido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!