Utilizando plantas na decoração

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Para pessoas com olhos e ouvidos atentos, cuidar de plantas e manter contato com a natureza é algo primordial, e que não deve ser excluído de nossa rotina, por mais agitada que ela possa ser. E por mais que nós, muitas vezes, precisemos nos isolar em cubos de concreto perdidos em mares de prédios gigantescos, não devemos nunca perder o contato com alguns seres que muitos consideram erroneamente quase como objetos, mas que no fundo são seres tão vivos – ou até mais – do que nós mesmos, seres humanos. Para trazer vida à rotinas cinzentas, nada melhor do que trazer plantas para dentro de nossa casa. Além de não requerir um grande desprendimento monetário, esse é um recurso tão simples e tão poderoso, que fica difícil de entender as pessoas que não fazem uso dele. Claro que plantas dentro de nossas casas precisam de cuidados especiais, principalmente em relação à luminosidade, água e, porque não, atenção. Muitos especialistas apontam a importância terapêutica da interação com plantas na vida de pessoas agitadas e depressivas. Na verdade, é importante para todos nós, já que também somos parte da natureza, por mais que muitas vezes esqueçamos disso. Existem no mercado, atualmente, diversos profissionais especializados em ajudar pessoas a instalar e fazer a manutenção de plantas dentro de residências. Também existem designers de jardins, capazes de criar verdadeiras obras de arte através do manuseio de plantas e flores. Esteja você interessado em colocar pequenas plantinhas dentro de seu apartamento ou em contratar um profissional para desenhar o seu amplo jardim, confira este Livro de Ideias e não deixe de investir algum tempo para trazer mais natureza para a sua vida!

Simples

Pequenas plantas como essa da foto podem ser compradas em supermercados ou floriculturas. Além de baratas, elas não exigem cuidados muito especiais. Devido ao tamanho, são perfeitas para apartamentos e espaços menores. Você percebe como um simples detalhe como esse contribui de maneira significante no restante da decoração? O projeto da foto é de autoria de Bernardo Senna.

Variedade

Jardim Vertical: Jardim  por Tuti Arquitetura
Tuti Arquitetura

Jardim Vertical

Tuti Arquitetura

Utilizar diversas espécies diferentes de plantas e flores gera um efeito eclético e super charmoso! As cores vibrantes das flores trazem alegria à qualquer cômodo! O uso de estruturas verticais de madeira pode facilitar a sua vida na hora de instalá-las nas paredes de sua casa! Quem assina o projeto da foto é Tuti Arquitetura + Verde, de Caxias do Sul.

Cuias

Jardim Vertical: Jardim  por Tuti Arquitetura
Tuti Arquitetura

Jardim Vertical

Tuti Arquitetura

Mais um exemplo de estrutura vertical de madeira que acomoda plantas, o destaque desse projeto são as cuias utilizadas como pequenos vasos, que além de decorar de maneira simples e charmosa, reafirmam a cultura local através de um elemento importante e muito utilizado pelos gaúchos. Ervas e temperos plantados em casa também garantem comidas com um sabor super especial!

Sala de estar

As plantas também podem apresentar designs inovadores que combinam com o restante da decoração, como podemos perceber nesse exemplo da foto! A espécie escolhida foi plantada em um vaso super estiloso, e acaba agregando um valor significativo à essa composição, criada por Viviane Loyola Arquitetura e Interiores.

Jardim vertical

Apartamento Campo Belo: Salas de jantar modernas por SP Estudio
SP Estudio

Apartamento Campo Belo

SP Estudio

Para os que não se contentam com apenas algumas plantas isoladas espalhadas pelos ambientes, hoje em dia também estão populares os jardins verticais internos, que, além de contribuir com a harmonia e bem estar do ambiente, funcionam muito bem esteticamente. O verde traz vida à todo o cômodo, que faz parte de um projeto do SP Estudio  com images de Andre Laiza.

Coleção de pequenos vasos

VARANDA VILA NOVA CONCEIÇÃO.SÃO PAULO.BRASIL: Terraços  por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

VARANDA VILA NOVA CONCEIÇÃO.SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

Aqui fica evidente o charme especial que as plantas podem trazer à um ambiente! A coleção de vasinhos marrons combina com os demais elementos decorativos do espaço, e a variedade de espécies contribui para um ambiente mais vivo e que exala harmonia. Quem assina o espaço é Claudia Muñoz.

Quer ver mais? Você também pode conferir exemplos de espaços no estilo campestre clicando aqui!

Você possui muitas plantas em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!