7 dicas para decorar quartos pequenos

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Com a modernidade, a área útil de uma casa ou apartamento e sua divisão está cada vez menor. O importante acaba não sendo o tamanho da sua casa e sim como se aproveita o local com uma decoração charmosa e funcional. Principalmente no quarto, é necessário ter um cuidado especial na hora de escolher o melhor décor e dispor os móveis de maneira harmoniosa e distribuída. O mobiliário pode ser de materiais diversos e incluir muito mais que uma cama, desde que se utilize de todos os artifícios disponíveis para armazenar seus pertences.

Se você está à procura de inspiração para ter um ambiente com aparência maior, siga à risca as dicas desse livro de ideias. Esse guia prático com sete sugestões que a homify apresenta para causar a sensação de um lugar amplo, deixará o seu dormitório organizado e perfeito para dormir e descansar. O quarto dos seus sonhos está ao seu alcance, mesmo que seja com um espaço limitado!

3. Embutidos

Móveis embutidos e ambientes planejados são essenciais na hora de decorar lugares pequenos. Integrar a mobília combinando esses artigos e espalhando nas paredes, deixando o meio do quarto vazio, também causa ilusão de abrangência. Camas e armários embutidos na parede, que podem ser montados e desmontados, contribuem para otimizar o seu ambiente. Com esse tipo de indumentária, é possível economizar no espaço sem abrir mão do seu conforto.

1. Espelho

Em qualquer ambiente da casa, para dar a impressão de amplitude, coloque um espelho em uma das paredes. Além de aumentar o tamanho do local, combina com todos os estilos de decoração. Inclusive é possível diversificar no tipo de espelho. Seja com moldura, textura, na parede ou no teto, de diferentes tamanhos e modelos, esse item com certeza deixará o seu quarto mais espaçoso. Ademais, dependendo do corte, horizontal ou vertical, dá ideia de movimento. Se o seu dormitório é muito pequeno, uma dica seria instalar um espelho na porta do armário. Afinal, esse artigo é essencial na hora de se arrumar para sair. Alternativamente, coloque mais de um espelho nesse recinto, sem medo de exagerar.

2. Claridade

Os tons mais claros são melhores e indicados na hora de decorar o seu dormitório. Já que as cores mais escuras podem dar a impressão de que o ambiente é menor. Além de trazer claridade e leveza, conferem sensação de amplitude e espaço maior que o real. Por fim, a paleta mais neutra e clara transmitem tranquilidade, essencial para quem quer descansar depois de um da atribulado. Mesmo para quem busca um refúgio para leitura ou entretenimento, esse ambiente deve propor conforto e paz. 

4. Camas bem utilizadas

Fazer uso da cabeceira da cama é uma excelente ideia. Afinal, seja para guardar objetos, ter uma iluminação diferente ou usá-la como criado mudo, ao diversificar o desempenho desse item, você acaba por salvar os espaços que seriam usados para os outros fins. Gavetas nas camas também é uma maneira de salvar a superfície dos armários e armazenamento.

5. Beliches

Beliches e sofá-camas são ideais para salvar espaço na hora de decorar o seu quarto. Tratam-se de peças funcionais que decoram e mantém uma aparência mais clean no ambiente. A estética minimalista também pode ser mais apropriada para dar a impressão de um lugar mais espaçoso. De qualquer forma, esses móveis são multifuncionais e todo esse potencial pode proporcionar mais comodidade. 

6. Parede

Apartamento integrado em Londrina: Quartos  por Evviva Bertolini
Evviva Bertolini

Apartamento integrado em Londrina

Evviva Bertolini

Invista nas paredes para guardar os seus pertences. Ademais, coloque apetrechos suspensos e perto do teto para implementar a decoração e trazer beleza ao ambiente. Prateleiras e nichos otimizam espaços e deixam o ambiente com uma aparência mais organizada. 

7. Dois em um

Uma ideia interessante é juntar o seu quarto com um escritório. Esse tipo de ambiente home office pode ser aproveitado para organizar seus pertences pessoais nas prateleiras e gavetas. Seja num espaço na lateral da cama ou numa parede em frente. Pode inclusive ter uma televisão pendurada na parede para os momentos de lazer.

Você tem dificuldade para decorar espaços pequenos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!