6 maneiras de fazer o isolamento térmico de sua casa

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
JPA Leblon Landscape Paisagismo Jardins tropicais
Loading admin actions …

O isolamento térmico de casas é lembrado quando falamos de países frios na Europa, mas bastante esquecido nas construções brasileiras.

Saiba que mesmo em climas quentes como o nosso, o isolamento térmico é bastante necessário. Assim como ele é capaz de isolar o frio de temperaturas negativas, o isolamento correto pode deixar a casa mais fresca nos verões de mais de 30ºC no Brasil, diminuindo ainda o gasto com energia ao poupar o ar condicionado.

O isolamento pode ser feito nas paredes e telhados. Se está pensando em construir, veja algumas opções de isolamento térmico que podem ser feitas.

1. Mantas

As mantas são a maneira mais tradicional de fazer isolamento térmico. Feitas de lã mineral – de rocha ou de vidro – elas são aplicadas tanto sob o teto – no forro – quanto nas paredes, e acabam sendo uma das maneiras mais baratas e práticas de isolar a casa termicamente, tanto do frio quanto do calor.

2. Isolamento termico interno

Existem outras formas de fazer o isolamento térmico da casa de forma interna. Materiais como a celulose e vermiculite podem ser usados na forma de fibras ou flocos no interior da parede. 

Há ainda materiais isolantes úmidos, que são adesivos, como diversos tipos de espumas à base de poliuretano e poliscianurato, e também a mistura de fibras tradicionais – como celulose ou lãs minerais – com cola e água.

3. Isolamento pelo exterior

Isolamento Térmico pelo exterior RenoBuild Algarve Casas mediterrâneas
RenoBuild Algarve

Isolamento Térmico pelo exterior

RenoBuild Algarve

O isolamento externo, feito no exterior da casa, também é possível. A forma mais comum é feita com painéis rígidos, como as placas de EPS – Poliestireno Expandido -, que são fixadas na parte de fora da parede, e a espessura destas placas varia conforme a necessidade de proteção térmica. 

4. Jardim vertical

Outra forma natural de fazer o isolamento térmico de uma parede, especialmente em locais quentes, é a instalação de jardins verticais

As plantas auxiliam na umidificação do ambiente e ainda evitam que o calor que entra pelas paredes passe completamente para o interior da casa. Isso ajuda a deixá-la mais fresca nos quentes verões. 

5. Telhas corretas

Isolamento Térmico pelo exterior RenoBuild Algarve Casas mediterrâneas
RenoBuild Algarve

Isolamento Térmico pelo exterior

RenoBuild Algarve

Escolher as telhas corretas também auxilia no isolamento térmico. Para climas quentes como o do Brasil, o ideal é optar por telhas claras ou de material/cobertura altamente refletivos. Telhas de metal claras surgem como uma opção.

6. Outros tipos de forro térmico para o teto

Ainda assim, na construção de um teto, é possível optar por outras formas de utilizar forro termico. Alguns materiais usados nas paredes – como as mantas – também podem ser úteis no assoalho, mas existem outras opções como membranas de alumínio, ou impermeabilizantes de cor clara.

O mais importante é analisar qual o melhor custo-benefício com o material e instalação do forro térmico.

7. Isopor na parede: para que serve?

Casa na Serra do Cipó TETRO ARQUITETURA Telhados
TETRO ARQUITETURA

Casa na Serra do Cipó

TETRO ARQUITETURA

Muita gente se pergunta sobre o isopor na parede. É fácil explicar para que serve. O isopor é um material leve, de fácil encaixe e com excelente isolamento acústico e térmico. Por isso, é um material cada vez mais utilizado na construção civil.

Esse isolante térmico, que pode ser também para o telhado, é uma das melhores opções quando o desafio é encontrar o melhor custo-benefício.

Na dúvida, vale a pena conversar com nossos arquitetos que atendem online e ouvir mais dicas.

8. Isolante termico para telhado

Manta térmica, tinta emborrachada e até mesmo o isopor podem ser considerados bons isolantes termicos para o telhado.

A melhor opção dependerá da região local, se é urbana ou rural, se está à beira de avenidas ou de parques e qual o desenho arquitetônico foi utilizado para o projeto.

Algumas opções, como a cobertura verde, que é um jardim no telhado, podem ser interessantes se a casa tiver a estrutura adequada para isso. Encontre algumas dessas boas soluções de isolante termico para telhado em nossa página com projetos para telhados.

Isolante termico na parede interna do apartamento e muito mais dicas!

E então, gostou das dicas sobre isolante termico? Pois aqui tem muito mais soluções perfeitas para você. Acesse estas 5 dicas para uma casa com menos barulho e tenha uma rotina ainda mais em paz!

Qual tipo de isolamento pensou em fazer em sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!