Transparência através do vidro na decoração

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Talvez um dos acontecimentos mais impactantes que a internet nos trouxe foi a ampliação da transparência em muitas esferas da sociedade. Fatos, notícias e informações antes confidenciais, hoje circulam livremente pelas redes virtuais e se espalham rapidamente por todo o planeta. Isso nos traz a sensação de também estarmos, mesmo com vidas comuns, sendo vigiados o tempo inteiro. Talvez essa seja uma das características mais marcantes da era pós-moderna e pós-digital, quando o fluxo de informações é em demasia acelerado e incontrolável. 

Sendo o mundo das artes e do design um espelho da sociedade, podemos também notar que essa transparência que citamos encontrou a sua forma de se fazer presente na arquitetura. O uso de grandes e pequenos painéis de vidro é cada vez maior em edificações e obras contemporâneas. O efeito causado por isso, em termos técnicos, e o da ampliação do espaço e de sua iluminação. Raios solares penetram efusivamente as mesas de trabalhos de escritórios de start ups, enquanto a sua casa inteira carrega uma sensação de unidade ao possuir paredes de vidro. Sendo você um adepto ou não, são diversos os exemplos que podemos garimpar quando se trata dessa tendência. Confira este novo Livro de Ideias e tire suas próprias conclusões!

Inclusão

Em lugares onde a natureza se faz presente de forma abundante, nada melhor do que a sensação de interação com ela gerada a partir da instalação de grandes painéis de vidro. Nesta obra da foto, podemos ver claramente o resultado disso. O verde se faz presente em todos os espaços, e a luz dos cômodos ganha uma intensidade magnífica! O belo projeto é do arquiteto Marcos Bertoldo, referência no país quando o assunto é arquitetura de qualidade. Marcos possui escritório em Curitiba e São Paulo.

Teto de vidro

Materializando a famosa expressão teto de vidro, esse espaço localizado no jardim de uma residência ganhou revestimentos transparentes e que o deixa com ares modernos e elegantes. Funcionando quase como um spa pessoal, a obra da Espaço do Traço Arquitetura é um dos destaques desse Livro de Ideias.

Mesa de jantar

Mesa de tronco ocado: Casa  por Boulle
Boulle

Mesa de tronco ocado

Boulle

O mobiliário também pode ser composto por móveis que carregam o vidro em sua estrutura. A base feita a partir de uma árvore ganhou uma cobertura transparente e elegante, que deixará as suas refeições ainda mais agradáveis. Criação da marca Boulle

Escada I

Casa Ilha das Flores: Corredores e halls de entrada  por Arq. Leonardo Silva
Arq. Leonardo Silva

Casa Ilha das Flores

Arq. Leonardo Silva

Ao invés de utilizar corrimãos clássicos, que tal inovar apelando para a transparência? É o que foi pensando aqui, nesse belo exemplo de assinado pela JLS Construtora e Incorporadora, que possui base na cidade de Porto Alegre.

Escada II

CASA HAACK: Corredores e halls de entrada  por 4D Arquitetura
4D Arquitetura

CASA HAACK

4D Arquitetura

Mais um exemplo onde os corrimãos tradicionais ganham um design mais transparente, elegante e moderno! O projeto é de autoria da 4D Arquitetura, que atende na região sul do Brasil. 

Detalhe

Muitas vezes, apenas um detalhe de vidro transforma todo um espaço. Não estamos dizendo que essa cristaleira seja apenas um detalhe, mas podemos concordar que ela é o grande destaque do cômodo. A iluminação aplicada sobre o vidro amplia ainda mais o efeito causado pela peça! O projeto é de Élcio Bianchini.

Escritórios

Edifício de Escritório: Escritório e loja  por Andréa Gonzaga
Andréa Gonzaga

Edifício de Escritório

Andréa Gonzaga

Andréa Gonzaga inovou mais uma vez ao desenhar esse moderno edifício da foto, que acomoda diversos escritórios. A obra possui base de estrutura metálica e os vidros isolam o espaço termicamente. Além de sustentável e tecnológico, o design da fachada causa um impacto positivo e que exala transparência na região em que foi construído.

Spa

Para finalizar, um exemplo de utilização de vidros em spa, o que é cada vez mais comum nos dias atuais. Podemos ver o aumento da luminosidade e também da integração com a natureza, através da parede verde que se encontra no lado externo do cômodo. Quem assina o projeto é Gisele Taranto.

Agora não restam dúvidas: investir em painéis de vidro em sua casa é uma ótima maneira de deixá-la mais moderna e sustentável!

O que você acha de espaços que exageram na transparência?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!