Casa rústica no interior de São Paulo é um sonho de veraneio!

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Jaguariuna, PM Arquitetura PM Arquitetura Salas de jantar rústicas
Loading admin actions …

Hoje o homify leva você para conhecer uma casa arquitetônica na cidade de Jaguariúna no interior de São Paulo. Este projeto reflete conforto e muita brasilidade com seus traços e características típicas da nossa cultura e arquitetura nacional. 

Localizada mais precisamente na região metropolitana de Campinas, Jaguariúna é uma cidade famosa por seus festivais de rodeio e por sua natureza e estilo rural. 

A prioridade dos proprietários da residência era possuir um lar que fosse confortável e estivesse sempre pronto para receber hóspedes e amigos.  Por isso o arquiteto responsável pelo projeto, Paulo Mencarini e sua equipe da P.M. Arquitetura utilizaram diferentes recursos para que este projeto se tornasse uma verdeira obra que uni praticidade e funcionalismo contemplando traços rústicos da arquitetura rural brasileira. 

Para fundir funcionalismo e criatividade em um mesmo projeto, Paulo Mencarini incorporou técnica e acabamento na hora de planejar os interiores da casa. Além disso, a frugalidade precisava estar presente em todos os ambientes de maneira suave se unindo ao colonialismo brasileiro presente na decoração já existente da casa. Se você, assim como nós não resiste ver projetos únicos e originais, continue lendo…

Características coloniais

Cores quentes e materiais como tijolos de barro e telhas coloniais tornam essa casa uma verdadeira beleza rústica que não se vê todos os dias. A sensação que se emerge é de uma vila amigável e acolhedora. 

Cozinha gourmet

Nada como um verdadeiro fogão à lenha, para revelar o verdadeiro sabor de uma comida caseira. A área de lazer possui uma cozinha gourmet completamente equipada com o tradicional fogão e forno à lenha, além dos elementos que a deixam ainda mais rústica, essa cozinha possibilita que os proprietários da casa preparem as refeições enquanto socializam com os seus convidados. 

Um exterior revigorante

Como se pode ver, este projeto não se trata de uma simples casa brasileira – mas, sim de um obra arquitetônica que revela todos os elementos que compõe a arquitetura brasileira. Com seu estilo colonial, esta casa tem um design puro e natural sendo ao mesmo tempo convidativa e refrescante. 

Muito ampla, a residência teve suas fachadas feitas com uma estrutura de madeira ganhando um fechamento de tijolos de barro maciço que foram revestidos com uma composta e pintura acrílica. Além disso, a estrutura do telhado foi construída de madeira aparente sendo coberta com telhas de barro colonial. 

Jardim espaçoso

O jardim foi projetado cuidadosamente para que realçasse ainda mais a beleza da fachada. Além de muitos coqueiros, outras plantas de exterior também foram plantadas tornando o jardim um espaço ainda mais vívido e interessante. 

Caminho verde

Todos os aspectos dessa residência refletem charme, calor e frugalidade. Para acentuar o caminho de uma das entradas da casa – palmeiras foram plantadas nas laterais – tornando o corredor, um caminho verde.  

Alpendre com muito requinte

A parte exterior da casa foi projetada para elevar a sensação de lazer e aumentar a possibilidade de convívio entre os proprietários e os seus convidados. Este espaço é amplo e possui tudo que é preciso para grandes jantares regados à boa conversa e bons vinhos. O telhado foi construído com grandes vigas de madeira rústica que por serem expostas embelezam ainda mais este salão. O chão foi revestido com piso frio – tijolos de barro vermelhos, enfatizando ainda mais o visual campestre e rústico da casa. 

Luz natural

O uso de vidro para as janelas e portas facilita a entrada de luz natural para os espaços interiores. 

Conhecendo o interior

Hoje em dia a maioria dos projetos residenciais são planejados para que seus interiores sejam amplos e integrados, conectando todos os espaços. O arquiteto Paulo Mencarini interligou todos os ambientes importantes da casa através de um só corredor. O home theater, a sala de jantar, a adega de vinhos, a cozinha gourmet e as demais áreas externas todos se entremeiam por um só corredor.

Estilo rústico por dentro e por fora

A casa inteira possui características da era colonial. A madeira e os tijolos vermelhos estão por toda a parte. As cores marrom e vermelho terracota se contrastam contra as paredes e a pintura branca do forro no teto. Todos os detalhes da decoração da casa estimulam a sensação de paz e conforto.

Simplicidade e tranquilidade

A intenção era criar ambientes com uma atmosfera bem brasileira – por isso as janelas, o piso e o exterior foram planejados para combinar com o mobiliário dos proprietários que já existiam na casa. 

Sala de acesso

Essa é uma das entradas da casa – ao fundo se pode ver um longo corredor à direita. Esta sala de entrada tem uma simplicidade acolhedora que torna o ambiente super amigável. Todos os elementos se complementam na medida certa – desde o telhado (revestido com madeira e pintado na cor branca),  até os detalhes decorativos como o o lustre e o mobiliário colonial.

Adega de vinhos

Amantes de vinho, os proprietários agora possuem um adega reservada, totalmente planejada e climatizada para que seus vinhos preferidos estejam sempre de fácil acesso e na temperatura ideal para serem degustados à qualquer momento. 

Sala de jantar

Esta sala de jantar se pode descrever como um ambiente de decoração singela e ao mesmo tempo aconchegante, sendo ideal para receber todos os amigos e familiares para qualquer ocasião. 

Sala de estar

Projetada com as mesmas características dos demais espaços, a sala de jantar prioriza conforto em primeiro lugar. As cores quentes mais uma vez são as responsáveis pela sensação de calor no ambiente.  Com poucos ornamentos decorativos esse espaço é perfeito para se ler um bom livro ou assistir um filme sozinho ou com amigos. 

Cozinha

Além da cozinha gourmet localizada na parte externa, há também a cozinha tradicional. Esta cozinha realmente é espaçosa e nos lembra uma cozinha de casas de campo, onde tudo é planejado para aumentar sensação de hospitalidade e simplicidade. 

Detalhes da cozinha

Nesse ângulo podemos ver a mesa e a ilha que foi colocada no centro da cozinha. 

Saúde e bem estar

Além do exterior ser projetado com foco para o lazer, este também possui uma sauna que possibilita momentos de saúde e bem estar.

Você gostou dessa casa de campo? Comente! 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista