Vestiários para visitantes

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Em países de língua inglesa, a palavra cloakroom é utilizada para designar pequenos cômodos ou espaços em que os visitantes, ao chegar na casa de alguém, se despem das camadas desnecessárias de roupas, chapéus e sapatos, principalmente durante os períodos mais frios do ano, em que as temperaturas internas e externas destoam muito. No Brasil, esse costume e a construção de um espaço específico para esse fim não é tão comum, tanto que fica até difícil de traduzir literalmente a palavra. Em ambientes comerciais, como casas noturnas e bares, chamamos esses cômodos de chapelaria, mas quando se trata de espaços privados, não utilizamos a expressão. 

Devido à nossa cultura e ao nosso clima, normalmente possuímos na entrada de nossa casa um cabideiro ou bengaleiro, instalados no hall de entrada ou no primeiro corredor da casa. Na falta de uma expressão certeira que designe o termo cloakroom, vamos utilizar a expressão vestiário de visita, o que talvez ilustra bem a temática que estamos abordando aqui. Sendo assim, vamos conferir alguns exemplos do Brasil e do mundo, sobre a maneira como as pessoas recebem os casacos e sapatos das visitas dentro de suas casas.

Amplo e elegante

Esse primeiro exemplo talvez ilustre melhor a presença dos vestiários em países estrangeiros e de inverno rigoroso. Em casas espaçosas e requintadas, é comum a criação de cômodos como esse da foto, amplo e elegante, e que serve perfeitamente para receber tudo o que os visitantes querem dispensar antes de entrar na casa de alguém. O mobiliário desses espaços pode ser bem simples, contemplando, principalmente, suporte para os casacos e algum tipo de armazenamento rebaixado para os sapatos.

Escada

O arquiteto responsável por esse projeto resolveu utilizar o espaço disponível na parte inferior da escada para dar vida à um vestiário super funcional e de tamanho perfeito para acomodar casacos e sapatos. Para pessoas que não são fãs do impacto visual causado por casacos empilhados no hall de entrada da casa, talvez esta seja a melhor opção!

Branco

Corredores e halls de entrada  por deDraft Ltd
deDraft Ltd

MN Residence

deDraft Ltd

Talvez um exemplo que vá mais de encontro com o padrão brasileiro de vestiários e guarda-roupas de visita! Nesse hall de entrada, suportes para casaco foram espalhados de forma não linear para criar uma dinâmica visual maior. O espaço todo em branco ganha um charme ao receber detalhes em amarelo, que se destacam na parede de forma divertida.

Guarda-roupas

  por Mowlem&Co
Mowlem&Co

Harmony

Mowlem&Co

Talvez uma maneira inteligente de armazenar casacos e acessórios seja através de compartimentos fechados, parecidos com guarda-roupas que instalamos em nossos quartos. Ao fechar a porta, você esconde a bagunça de cores e estilos dos pertences de seus visitantes, principalmente se estiver recebendo vários deles de uma só vez.

Campestre

O estilo campestre de decoração está sendo cada mais utilizado em casas ao redor do mundo. Essa prateleira recebeu o charme do estilo em sua estrutura, e o resultado foi um belo espaço de armazenamento, simples, convidativo e perfeito para um espaço de passagem como esse.

Simples

Projeto de Arquitetura de Interiores - Sala de Estar Integrada: Corredores e halls de entrada  por Sarah & Dalira
Sarah & Dalira

Projeto de Arquitetura de Interiores – Sala de Estar Integrada

Sarah & Dalira

Suportes simples e charmosos como esses podem ser encontrados com facilidade em diversos tipos de lojas em todo o país. Você irá encontrar uma variedade de estilos e modelos, e algum deles certamente irá de encontro com a proposta da decoração de sua casa. Em lugares em que o calor predomina, apenas três ou quatro cabides já são mais do que suficiente! A sugestão é de Sarah & Dalira, escritório de arquitetura com base em Caxias do Sul e que atua nas áreas de arquitetura residencial e comercial, interiores e paisagismo.

Colorido

APTO ANTONIO CARLOS: Corredores e halls de entrada  por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

APTO ANTONIO CARLOS

Mauricio Arruda Design

No hall dessa casa, os suportes coloridos contrastam com a parede em branco. Mesmo quando não utilizado, a peça contribui com a decoração do espaço.

Colorido II

O mesmo suporte exibido na foto anterior também aparece aqui nesse hall, onde foi adequado também um pequeno banco para auxiliar os convidados a despirem os sapatos. Ambas as composições são criações do arquiteto e designer Mauricio Arruda, que desenvolve e executa projetos de arquitetura, cenografia e design de produtos em seu estúdio Maurício Arruda Arquitetos + Designers.

Gostou? Você pode continuar explorando novas referências e sugestões para halls de entrada neste outro Livro de Ideias: Inspirações originais para o seu hall de entrada.

Você utiliza esse tipo de recurso em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!