Casa com obras de arte em Nova Lima

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Localizado em Nova Lima, Minas Gerais, em um terreno de formato e topografia irregulares, o projeto, assinado por Humberto Hermeto, tomou partido das características do terreno para criar uma casa com dois níveis diferentes, cada qual com usos distintos, que exploram as vistas deslumbrantes da paisagem montanhosa do entorno.  

A seguir você confere mais imagens e detalhes deste projeto que, além de cinco suítes e amplos espaços de convivência, possui ainda uma galeria de arte, que abriga o acervo do proprietário, e uma idílica área de lazer, com jardim e piscina, onde os moradores desfrutam das vistas privilegiadas da paisagem natural.

Fachada principal

O volume e a forma da casa são definidos por um extenso pórtico de concreto aparente, de 81 metros de extensão, situado na parte mais alta do terreno, para o melhor aproveitamento das vistas, e sob o qual os espaços da residência estão organizados de acordo com suas necessidades: acesso, área de convivência, área de recreação, cozinha, dormitórios. O espaço vazio sobre o plano da cobertura de concreto marca o acesso principal. 

Materialidade: concreto aparente

A fachada lateral, uma grande superfície de concreto aparente com alguns vazios, além da função estrutural, funciona como uma escultura em meio à paisagem natural e expressa a materialidade do projeto e qualidades tectônicas, como solidez e estabilidade. 

Adaptação ao terreno

A implantação do projeto respeitou o desnível natural do terreno. Ao invés de alterar sua topografia, o projeto se adaptou aos desníveis do terreno, criando uma plataforma na parte inferior, que abriga o acervo de obras de arte do proprietário. Sobre o volume da galeria de arte, está situado um terraço jardim.

Espaço das obras de arte

Vista interna da galeria de arte.: Paredes  por Humberto Hermeto
Humberto Hermeto

Vista interna da galeria de arte.

Humberto Hermeto

Situado no pavimento inferior, a galeria de arte, com pé direito duplo, abriga o vasto acervo do proprietário e oferece um ambiente com predomínio de superfícies brancas que realça o protagonismo das obras de arte. Devido à exigências técnicas, o ambiente conta com condicionamento de ar constante e controle rigoroso de iluminação. 

Detalhe: portas pivotantes vermelhas

Vista interna da galeria de arte.: Arte  por Humberto Hermeto
Humberto Hermeto

Vista interna da galeria de arte.

Humberto Hermeto

Apesar da depuração estética das superfícies de concreto aparente e das superfícies brancas da galeria de arte, enormes portas pivotantes de MDF pintadas de vermelho descortinam a paisagem natural das montanhas que circundam o terreno e trazem a natureza para dentro da galeria de arte. 

Num artigo recente, listamos sete maneiras de agregar valor a sua residência, entre as quais está a integração da paisagem natural ao espaço interior da casa. Caso queira saber mais como agregar valor ao seu imóvel, leia este artigo.   

Sala de jantar

Na sala de jantar, como em todos os ambientes, é possível desfrutar das vistas privilegiadas da paisagem do entorno. Além disto, o ambiente amplo, bem iluminado e ventilado, conta ainda com uma obra de arte, que introduz a cor amarela, vibrante e alegre, contrastando com a textura das superfícies de concreto aparente.

Living room

Apesar da neutralidade das superfícies de concreto, do piso, das paredes e da cobertura, a paisagem natural que invade o espaço interior, através de amplas aberturas distribuídas pelos ambientes, contribui com a qualidade estética do ambiente como um elemento decorativo incorporado ao projeto. 

Detalhe: comedor externo

No espaço externo uma bancada de concreto, que se comunica diretamente com a cozinha, proporciona refeições ao ar livre, mas sob a proteção do pórtico de concreto. No detalhe, um relógio de ponteiros fixado na cobertura decora o espaço.

Exterior

Os espaços abertos se estendem sobre a cobertura da galeria de arte através de um grande deck, uma piscina e os jardins. Situado na parte superior, esta área externa oferece as vistas mais deslumbrantes do entorno. A piscina possui uma forma mais natural e revestimento em pastilhas na cor vermelha e borda de concreto. O jardim, além da vegetação exuberante e do mobiliário sofisticado, conta ainda com a presença de algumas esculturas ao ar livre.   

Para mais informações sobre jardins, acesse aqui.

Após explorar os detalhes do projeto, qual o elemento mais original e impressionante na sua opinião?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!