6 maneiras para deixar o seu banheiro impecável

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Intimidade é conforto. E conforto é algo que deve ser cuidadosamente planejado. Não há um ambiente melhor na casa para que a intimidade seja mais cuidada do que o banheiro. É preciso ter um ambiente confortável para que o dia comece e termine perfeitamente. Um dia perfeito começa, passa e termina pelo banheiro. Atualmente existem inúmeras formas de decorar e organizar este ambiente para que tudo seja mais perfeito. Ter o cuidado na escolha dos revestimentos, peças, cores e luz, é algo que nunca trará arrependimentos. Tudo isso, claro, utilizando o seu bom gosto e excelentes referências profissionais para incrementar o resultado. 

Pensando em deixar o lugar mais íntimo da casa ainda mais confortável, nós da homify, trouxemos dicas especiais para que o seu banheiro seja impecável no momento da decoração. Afinal, todo o cuidado é pouco em um local que deve ser delicado e exiba bom gosto na escolha dos itens que o compõem. Este reforço quanto a atenção, dá-se pelo motivo de que, muitas vezes este local da casa acaba sendo o último quanto ao planejamento do lar. Às vezes a não atenção no planejamento é resultado do próprio tamanho do ambiente não oferecer grandes espaços, o que é bem comum atualmente, com a diminuição de espaços nos médios e grandes centros urbanos. 

Com todos os cuidados aqui apresentados no planejamento do projeto, queremos que, ao final deste artigo você encontre ideias geniais que possam ser utilizadas no seu próprio espaço. Temos certeza que, com a reunião dos melhores profissionais do mundo, excelente referências não faltarão na decoração deste importante ambiente do lar. Aproveite!

Revestimento

As opções para a escolha do revestimento são amplas e fazer a melhor escolha depende de como você deseja que a decoração esteja planejada. Peças de madeira, pedem revestimentos de madeira. Conjuntos minimalistas, podem possibilitar a decoração com cores mais vivas. Já, se o conjunto do banheiro for toda decorada em branco – a opção mais comum, então as possibilidades de apostar em cores e elementos mais artísticos são maiores. Tudo partindo de uma premissa que sempre vale lembrar: ambientes pequenos são melhor decorados com cores claras para uma melhor utilização da iluminação. Já ambientes mais amplos, possibilitam uma gama maior de escolhas para as cores. Neste projeto da Denise Barreto Arquitetura, de São Paulo (SP), a escolha para o revestimento foi direcionada para molduras mais artísticas e em cores neutras, o que resultou em um ambiente luxuoso e muito estiloso.

Box

Um item essencial para a organização do banheiro é o box. A inclusão deste item no ambiente trabalha melhor a organização e beneficia a fácil limpeza do local. Além disso, o box serve também para a concentração de temperatura durante o banho, aumentando a sensação de relaxamento no ambiente. Com muitas opções diferentes no mercado, a escolha do box pode ser incrementada com uma grande variedade de opções personalizáveis. Neste projeto do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, de Americana (SP), o banheiro foi decorado com revestimento de madeira nas paredes e piso laminado, o que traz uma combinação maravilhosa com os demais itens do ambiente. A utilização do box amplo e transparente, traz espaço e conforto ao banho.

Chuveiro

Banheiro  por ADVERTNEW
ADVERTNEW

3D Rendering di interno per catalogo box doccia

ADVERTNEW

Tão importante quanto outros itens, o chuveiro merece uma atenção especial na instalação. Muitas são as opções que o mercado oferece. Duchas coloridas e com sensível controle de temperatura são encontradas em abundância. Um cuidado especial deve ser tomado quanto ao fluxo de água. Isto deve ser atentamente adequado quanto ao espaço que o box dispõe. Neste elegante projeto cuidadosamente adequado a um luxuoso banheiro, a utilização do espaço para banheiro no canto do cômodo, trouxe um projeto minimalista que optou pelo rebaixamento do piso na parte interna do boxe que evita o transbordamento de água para o ambiente. As portas do box trazem delicados contornos metalizados que compõe perfeitamente a decoração das paredes e piso.

Utensílios

Apartamento da Colecionadora: Banheiros minimalistas por Consuelo Jorge Arquitetos
Consuelo Jorge Arquitetos

Apartamento da Colecionadora

Consuelo Jorge Arquitetos

Não importa o tamanho do seu banheiro. Apostar no conjunto de utensílios e objetos decorativos sempre faz toda a diferença na decoração do banheiro. Conjuntos de espelhos, mobiliário em madeira e pequenos objetos fazem com que o banheiro se transforme por completo em um novo ambiente. Uma dica preciosa é a variedade de tamanhos de espelhos. Uma simples composição com três ou quatro espelhos ovais em uma mesma parede. Outros elementos de louça também podem ser utilizados neste tipo de decoração. Neste projeto do escritório Consuelo Jorge Arquitetos, de São Paulo (SP), a utilização de um grande espelho oval em estilo clássico com outros pequenos objetos similares, o conjunto de madeira e o grande espelho ao fundo, dão um efeito incrível ao ambiente.

Iluminação

Como dissemos no início deste artigo, o cuidado com a iluminação deve ser de acordo com o tamanho disponível do banheiro. Para ambiente com tamanhos menores, a utilização de tons claros facilita a iluminação do ambiente. Para ambiente maiores, a distribuição de luminárias embutidas traz uma melhor distribuição para o local. Seja qual for o tamanho do seu banheiro, opte por duas opções de locais a serem iluminados, o local do espelho e o centro do teto, onde o alcance da luz deverá atingir o espaço para banho e demais cantos do banheiro. Neste projeto, a opção por luminárias clássicas dão todo um charme incrível ao banheiro, que, mesmo com o tamanho pequeno, traz elementos elegantes e uma composição particularmente incrível para o ambiente.

Tamanho

Por fim, chegamos ao item essencial para que o seu banheiro fique impecável na decoração que você escolheu dar ao local: o tamanho.Toda a decoração que você escolher dar ao seu banheiro depende muito do quanto espaço é possível utilizar no ambiente. Para banheiros amplos, a distribuição de elementos pode ser mais equilibrada e com a aposta de pequenos objetos de decoração. Banheiros alongados, em formato de corredor, pedem um maior cuidado na distribuição de iluminação do espaço. Já em banheiros pequenos, a ideia de utilizar truques, como a utilização de nichos que aumentam a capacidade de utilização das paredes, como visto neste projeto. O grande segredo é saber planejar.

Quais destas dicas ficaria perfeita para o seu banheiro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!