Casas modernas por HUF HAUS GmbH u. Co. KG

Casa em estilo enxaimel é super moderna por dentro

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

À primeira vista a Casa Modum 7:10 parece uma casa simples com estrutura de madeira aparente. Todavia a casa é uma releitura contemporânea do tradicional estilo enxaimel ou fachwerk, uma técnica construtiva que consiste em paredes feitas com peças de madeira encaixadas e posicionadas horizontal, vertical e inclinadamente, cujos vãos são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Além das peças estruturais de madeira aparentes, o estilo enxaimel é caracterizado também pela robustez e inclinação acentuada dos telhados. Embora o estilo seja associado à Alemanha, não se sabe ao certo sua origem e até hoje a técnica ainda é empregada em diversas partes do mundo, claro, adaptando-se às condições climáticas de cada região e incorporando novas técnicas e novos materiais.   

A homify apresenta portanto o projeto da Casa Modum 7:10, projetada pelo estúdio Huf Haus GmbH. A residência utiliza componentes pré-fabricados e modulares, podendo ser instalada, como um brinquedo lego, em qualquer lugar e se adaptar às necessidades espacias de cada cliente. Sua aparência ou suas fachadas também podem ser customizadas de modo a satisfazer o gosto e a personalidade do cliente. Não é uma maravilha? 

Curioso para desvendar os encantos desta adaptação do estilo enxaimel tradicional com o modo de habitar contemporâneo? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa de volumetria simples e de interiores sofisticados e fascinantes.

Fachada lateral

A casa se destaca pela sua volumetria tradicional, definida pelos planos de inclinação acentuada do telhado de duas águas e beirais avantajados. As peças estruturais de madeira aparentes, combinadas com o telhado tradicional, evidenciam o estilo enxaimel da edificação. Nesta releitura contemporânea do estilo enxaimel, as peças de madeira aparente são posicionadas na horizontal e na vertical, evidenciando a divisão da casa em dois pavimentos e realçando a sua simetria.

Fachada frontal

A Casa Modum 7:10 se chama assim devido à sua modulação. O quer dizer que as dimensões da casa obedecem a esta proporção. O número 7 representa a largura com base no módulo de 1,2 m. Portanto, a largura da casa corresponde a 8,4 m ou 7x1,2m. O número 10 corresponde ao comprimento da edificação com base no módulo de 1,2m. Portanto, o comprimento da casa é de 12 metros ou 10x1,2 m. O mais interessante é que a residência modular pode ser customizada de acordo com as preferências e necessidades dos clientes. Neste exemplo, a fachada principal ganhou uma porta de madeira com acabamento em laca azul, que deu mais personalidade à edificação.

Hall de entrada

O vidro é um material moderno, empregado largamente na arquitetura à partir do final do século XIX e difundido pelo estilo internacional e pela arquitetura moderna no século XX. Os amplos planos envidraçados utilizados nas superfícies externas marcam portanto o contraste entre o estilo contemporâneo e o estilo enxaimel tradicional. O vidro também proporciona um melhor aproveitamento da luz natural e das vistas para a paisagem externa.

Decoração com obras de arte

Adquirir uma casa modular e pré-fabricada implica uma série de vantagens, como a rapidez da execução e custo reduzido. Talvez a única desvantagem seja a falta de flexibilidade e impessoalidade, já que o projeto já vem previamente definido. Neste exemplo, os proprietários customizaram os ambientes com obras de arte, com o uso de cores, com materiais de acabamento e com o mobiliário de sua preferência. As obra de arte foram posicionadas estrategicamente de modo a tornar os ambientes em galerias habitáveis.

Living room

No pavimento térreo, todos os ambientes são integrados, hall de entrada, cozinha, sala de jantar, sala de estar e home-office. O destaque é a qualidade dos materiais de acabamentos, como o piso de madeira e os generosos planos de vidro, que trazem luz natural abundante e a paisagem natural circundante para dentro do ambiente.

Para obter mais informações sobre as vantagens de espaços integrados, leia este artigo.

Cozinha

A cozinha em estilo americano é disposta de forma linear e conta também com uma bancada em forma de ilha, que agrega funcionalidade e versatilidade ao ambiente, podendo ser usada para servir refeições rápidas e informais. O destaque é a presença da luz natural abundante e os armários planejados de madeira, com acabamento em laca branca, que realçam a elegância e sofisticação do ambiente.

Mais inspiração e informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui.

Sala de estar I

A sala de estar é ampla e agradável, ligada diretamente à sala de jantar e ao home-office. O mobiliário é que dá mais comodidade e personalidade ao ambiente, com destaque para peças de design contemporâneo e refinado, como a poltrona azul, as mesinhas de centro e o sofá de canto, que realçam a elegância e sofisticação do ambiente.

Sala de estar II

Além das cores da tela abstrata e da poltrona e almofada azuis, o verde exuberante da paisagem externa invade a sala de estar, através dos generosos painéis de vidro, tornando o ambiente mais bem iluminado e proporcionando uma vista privilegiada. 

Dormitório infantil I

No pavimento superior, que tira proveito da inclinação acentuada da cobertura, estão situados os dois dormitórios e a suíte principal. Obras de arte e mobiliários de design marcante também dão mais personalidade e cores aos dormitórios. Neste quarto, predominam as superfícies brancas, inclusive do guarda-roupa embutido. Mas os pufes, as mesinhas de madeira coloridas, um vaso de planta e uma obra de arte dão cores e alegria ao ambiente. 

Dormitório infantil II

Neste dormitório a natureza está presente no vaso de planta e na vista deslumbrante emoldurada pelas peças estruturais de madeira e que invade o ambiente. A cor azul, da cadeira da mesa de estudos, das almofadas e da cabeceira da cama dá mais personalidade ao dormitório, contrastando com as superfícies neutras das paredes e do piso.

Banho dos dormitórios

Neste banheiro, que atende aos quartos infantis, o revestimento cerâmico na cor preta realça a elegância e a sofisticação do ambiente, que conta ainda com toalhas azuis, que dão personalidade ao banheiro. A abertura zenital, na cobertura, garante a entrada de luz natural e a ventilação. Posicionada estrategicamente sobre a banheira, a janela permite a contemplação das estrelas durante o banho.

Suíte principal

A suíte principal se destaca pela depuração estética e pela neutralidade de cores das superfícies e do mobiliário, que realçam ainda mais a vista privilegiada para a paisagem externa que invade o ambiente através de generosos painéis de vidro. O ambiente, moderno e sofisticado nada lembra o estilo enxaimel tradicional, exceto pelas peças de madeira aparentes da estrutura.  

A casa iluminada

Neste modelo, 7:10, as janelas horizontais que circundam toda a residência criam a impressão do pavimento superior flutuar. Obviamente, as aberturas podem ser customizadas de modo a se adaptar às condições locais e preservar a intimidade dos moradores, como neste exemplo, em que grandes aberturas estão posicionadas para a parte posterior do terreno e para o jardim.

Você construiria uma casa em estilo enxaimel?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!