Casa no lago: viver em paz com a natureza

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A vida em contato com a natureza proporciona diversos prazeres únicos e maior qualidade de vida, desde caminhadas diárias por paisagens lindas ao clima mais tranquilo e um estilo de vida mais simples. Em busca dos prazeres do convívio com a natureza e de mais tranquilidade para a família muitas pessoas estão redescobrindo a vida no campo, longe da agitação dos centros urbanos. Uma família de Viena, encontrou na calmaria e na atmosfera bucólica de Thurnberger Stausee, no interior da Áustria, o lugar perfeito para se conectar com a natureza e curtir os fins de semana de maneira mais bucólica e sustentável. 

A casa de férias desta família austríaca, concebida pelo escritório Backraum Architektur, está localizada diretamente no lago, proporcionando aos moradores uma vista espetacular. O projeto tirou proveito das vistas privilegiadas do local e privilegiou o uso de volumetria simples e de materiais naturais, como a madeira, resultando em um refúgio contemporâneo, que mantém a essência de uma cabana rústica. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto incrível, que proporciona aos moradores uma atmosfera rústica e ambientes simples e acolhedores para o conforto e o prazer de uma família em busca da convivência com a natureza e de mais qualidade de vida.

A vista espetacular

A família jovem aprecia fugir para o campo nos fins de semana em busca dos prazeres da atmosfera bucólica e dos encantos da região montanhosa. A paisagem natural circundante da residência é um espetáculo particular. As aberturas da residência foram pensadas para explorar as vistas deslumbrantes para o lago e para as montanhas circundantes da região. No inverno, o lago fica congelado, proporcionando ainda mais prazeres aos moradores da região, como a patinação no gelo. No verão, a diversão é a pesca ou os passeios de barcos.

Fachada principal

Esta casa de férias foi construída em apenas quatro meses, devido à escolha do sistema construtivo de pré-fabricação. A casa é composta de uma base de concreto aparente encravada na montanha, feita de blocos pré-moldados, e de um bloco de madeira de volumetria tradicional, marcada pelas superfícies de madeira e pela cobertura de duas águas, que se ergue no alto da montanha tirando proveito da vista deslumbrante para o lago. A aparência sólida e peculiar da construção foi obtida pelo emprego de tábuas de madeira com larício carbonizado, que revestem as paredes e o telhado. A chaminé e o revestimento em madeira realçam o estilo rústico e campestre da residência.

Living room

Como uma casa de fins de semana, a residência foi projetada de modo a permitir e estimular o convívio social. Tal como um loft, os ambientes são todos integrados, as tubulações são aparentes e os materiais são empregados com sua textura e cores naturais. No living room, os móveis é que delimitam os espaços. A mesa de jantar define a sala de jantar e o sofá embutido e as poltronas definem a zona de estar. Os móveis preenchem os cantos, liberando o espaço central para mudanças e usos improvisados. Imagina que prático receber os amigos para uma festa nesta casa?

Cozinha integrada ao living room

A espacialidade contemporânea é evidenciada pela integração dos ambientes, cozinha, sala de estar, sala de jantar e o mezanino. Se a fachada da residência é revestida de tábuas de madeira com acabamento carbonizado, o interior é caracterizado pelas superfícies revestidas de madeira com aspecto natural e piso de concreto aparente. Os móveis de madeira realçam o estilo rústico e a sensação de aconchego do ambiente.

Sala de estar

A sala de estar é caracterizada pela neutralidade das superfícies de madeira das paredes e da cobertura de planos inclinados. O destaque é a ampla abertura que emoldura a vista para o lago e permite a entrada abundante de luz natural. O ambiente também se integra ao terraço, situado no espaço externo. Além disto, uma lareira, definida pelo volume de concreto aparente, traz aconchego e calor ao ambiente.   

Mezanino

Se no pavimento térreo estão os ambientes sociais, no mezanino estão situados os dormitórios. Na verdade, há uma suíte, com dormitório e banho integrados e um espaço aberto que pode acomodar mais hóspedes. A inclinação da cobertura e a abertura zenital trazem a luz natural e a paisagem deslumbrante para o interior do ambiente, tornando-o mais agradável e aconchegante.

Suíte

A residência é bastante compacta, mas devido à otimização dos espaços, a casa acomoda um amplo programa de necessidades. A suíte principal integra o dormitório e o banho. O ambiente acomoda de um lado a banheira e do outro lado a cama, enquanto o espaço de circulação é utilizado como lavatório. As superfícies de madeira de aparência natural e o piso de concreto realçam a simplicidade e o estilo campestre do ambiente.  

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui

A vista da suíte

O espaço da cama do casal é apenas um nicho. À primeira vista o espaço pode parecer restrito e fechado, no entanto, uma generosa abertura permite a integração do ambiente com o espaço externo, criando a sensação de continuidade com a paisagem natural externa. É possível se sentir completamente em meio à natureza.

O terraço

Um dos destaques da residência é o terraço, a céu aberto, que avança em direção ao lago, proporcionando o contato direto com a natureza circundante e uma sensação incrível de liberdade. Imagina tomar o café da manhã ou um café da tarde e assistir ao espetáculo do do nascer do sol ou da alvorada neste local?  

A vida em harmonia com a natureza

A localização privilegiada desta residência de fim de semana é um dos seus maiores atrativos. As tábuas de madeira com aparência carbonizada e sua forma discreta contribuem para sua inserção e sua integração na paisagem natural, tornando-se parte da paisagem e se relacionando de forma harmoniosa com o entorno. 

Se você se interessa por casas de madeira em localidades de natureza deslumbrante e selvagem, você vai adorar este projeto.

Você gostaria de morar no topo de uma montanha com vista para o lago?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!