por PHU Bortnowski

Passo a passo: Como construir um terraço no quintal

Eduardo Prado Eduardo Prado
Google+
Loading admin actions …

Em meio aos calorosos dias de verão, não há nada melhor do que aproveitar o vento fresco no rosto em um espaço ao ar livre em casa. Quem conta com um quintal à disposição encontra diversas possibilidades de utilização deste espaço em favor de se refrescar e relaxar. 

Uma das procuras mais frequentes para quem mora em habitações com bom espaço externo, é a construção de terraços. Estes agradáveis espaços são perfeitos para desfrutar de boa companhia na proteção contra o sol.

Por isto, hoje trouxemos um passo a passo simples que servirá como bom guia para que você comece a planejar este tipo de construção hoje mesmo. É claro que, antes de qualquer coisa é indispensável a consulta de bons profissionais para que tudo seja adequado ao tipo de terreno e tamanho de espaço disponíveis em seu lar. Contudo, este guia inicial será ótimo quanto a saber quais são as principais etapas neste tipo de construção, auxiliando quanto ao cronograma e tipos de materiais.

Com isto em mente, siga conosco pelo passo a passo abaixo e confira comece a ter ótimas ideias para construir um terraço com deck de madeira em seu lar. 

Anote as principais informações, contrate o profissional de sua confiança e inspire-se!

1. Conte com bons profissionais e mãos à obra!

Antes de começarmos nosso guia, vale a pena relembrar: toda e qualquer mudança estrutural em seu lar deve ter a supervisão de um bom profissional. Isto fará toda a diferença para que o projeto seja realizado com segurança, prazo e, claro, orçamento adequado. 

Leve este passo a passo como inspiração para começar seu projeto, discuta-o com o profissional de sua confiança e, assim, poderá colocar as mãos na massa para ter à disposição um belíssimo terraço com deck de madeira no seu quintal!

2. Desenho, construção e localização do terraço

Neste projeto, tomaremos como exemplo um terraço desenhado para complementar o perímetro da casa. Foi projetado em madeira e a maior parte de sua superfície foi elevada em alguns centímetros do solo.

Contando com diferentes espaços e ambientes, sendo cada um deles com organizações peculiares ao descanso e à decoração do jardim, o terraço ficou simplesmente maravilhoso – como veremos logo abaixo!

3. Preparação do terreno

Antes de iniciar a obra, é necessário acondicionar o terreno e efetuar a limpeza de ervas, pedras, raízes e escombros para facilitar a tarefa de escavação da base.

5. Pedras como base

Um manto de material plástico serve como isolamento entre a terra e uma fina camada de pedras pequenas. Para facilitar a nivelação do terraço, estruturas de madeira foram alinhadas ao longo do espaço.

Sobre as pedras, será adicionado o cimento que ficará perfeitamente compactado.

6. A base de cimento

Sobre a pedra picada foi colocado o cimento que, uma vez seco, serve como base para instalar a superfície de madeira que dará identidade ao terraço.

7. Degraus e jardineiras

Após o despejamento do cimento, foi dada forma a um par de longos degraus para diminuir a distância do piso mais elevado e do resto do solo. 

Uma jardineira no canto é um detalhe que, uma vez finalizada a obra, dará um toque todo especial ao terraço.

8. Suportes que fixarão o piso de madeira

Sobre a base de cimento foram fixadas as madeiras de maneira paralela que servirão de suporte ao solo. Sua orientação é contrária para que a estrutura fique bem acomodada e a distância adequada para que o piso não afunde. 

Contudo, é sempre importante lembrar que a qualidade da madeira será fundamental para que o resultado seja o melhor possível. Ao comprar este material, certifique-se de sua origem e devido tratamento para que a vida-útil seja longa.

9. Preenchimento com o piso

Nesta imagem podemos notar a disposição dos caibros e piso que se cruzam. O piso é colocado de maneira maior que a medida que define as extremidades da base para que possíveis adaptações sejam mais fáceis de serem realizadas.

10. Definição da largura do terraço

Utilizando um fio de nylon o piso foi marcado para linhas de cortes da madeira, delimitando o espaço definitivo do terraço.

11. Corte da madeira

Uma serra específica para este tipo de trabalho realiza o corte da madeira. Deve ser utilizada um tipo de serra de grande precisão e estabilidade para evitar cortes irregulares.

12. Igualando a linha de corte

Uma vez estabelecidas as linhas de corte mediante o fio de nylon, a serra segue com absoluta precisão o corte sem dificuldades ou resistência – mas, com total precisão nas margens excedentes do piso.

13. Alinhando a margem do piso

Uma vez cortada todas as peças, é hora de colocar uma cantoneira de madeira que dará um acabamento mais elegante na proximidade com a terra.

14. O trabalho com os degraus

Os dois degraus em desnível com o terraço também serão cobertos com madeira. Veremos a seguir como foi realizado este trabalho.

15. Madeira sobre os degraus

Com a mesma técnica anteriormente descrita, foram colocadas peças de madeira que serão cortadas e alinhadas, resultando assim em um belíssimo complemento para o terraço.

16. O terraço lateral já está finalizado!

Uma vez terminado o terraço e instalada a madeira, é hora de lixar a superfície e dar uma primeira mão de verniz. Uma vez seca, é hora de lixar novamente a superfície para uma segunda mão. Em cada caso, o tratamento depende das instruções do fabricante.

17. Primeira mão de verniz

Aqui, podemos ver como foi a aplicação de verniz e seu aspecto brilhante na madeira.

18. A parte complementar do terraço

Com o mesmo processo descrito anteriormente, chegamos a este espaço da casa que liga o terraço e a entrada principal. Como podemos notar, as tábuas já estão organizadas para dar forma ao piso.

19. O tratamento definitivo da madeira

Tanto a proteção, o verniz e o tratamento definitivo da madeira já estão aplicados no piso do terraço. O mesmo foi realizado nos degraus e todo o solo apresenta o mesmo acabamento em diferentes níveis.

20. A finalização da jardineira

Ao mesmo tempo em que foram finalizados os degraus, também foi recoberta com madeira a jardineira presente na extremidade. O resultado é encantador.

21. Outra perspectiva

Deste outro ângulo podemos ver a zona do terraço, onde a jardineira embeleza a entrada lateral, oferecendo belíssima decoração ao desenho.

22. Um canteiro de pedras

Em uma das extremidades do terraço, foi ainda construído um pequeno canteiro com proteção de pedras. O toque final ao projeto confere leveza, naturalidade e encanto ao local ao qual testemunhamos o nascimento. Esperamos que tenha sido uma ótima fonte de inspiração para que você também, crie um espaço tão incrível no seu lar!

Gostou do projeto? Este terraço combina com sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!