Décor preto no branco

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Decorar com a combinação das cores preto e branco é apostar numa abordagem clássica e elegante para o visual da sua casa. A dualidade desses tons traz o positivo e o negativo, o Yin e o Yang, a luz e a escuridão, como conceito marcante na composição de ambientes. 

Na física, o espectro é a representação das amplitudes ou intensidades que traduz-se de ondas que podem ser visíveis e constituídas de cores. A cor branca reflete todas as cores do espectro e raios luminosos, significando paz, pureza e limpeza. Já o preto, é a mais escura de todo o espectro, simbolizando respeito e sobriedade. A mistura das duas paletas dá a noção de equilíbrio e muito bom gosto à decoração

Atemporal, pois nunca saem de moda, essa união comporta tanto o estilo clássico como o contemporâneo. Tente balancear as tonalidades para não correr o risco de carregar no preto e ter uma atmosfera muito austera. Ou, se o branco predominar, pode causar a impressão de monotonia e mesmice. Invista nesse ícone em qualquer um dos cômodos do seu lar e com certeza terá muito sucesso nessa escolha.

Sintonia

Projeto arquitetônico de interiores para residência unifamiliar. – (Fotos: Luiz Zanoni)​: Quartos  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Projeto arquitetônico de interiores para residência unifamiliar. – (Fotos: Luiz Zanoni)​

ArchDesign STUDIO

Um mobiliário com design arrojado e diferencial é essencial para destacar a beleza dessa combinação de cores. Aposte em acessórios que mesclem o cinza e tons intermediários para dar ainda mais destaque ao P&B. Tapetes, almofadas, cortinas e mantas turbinam o dcor de qualquer cômodo. Por fim, a integração de padrões lisos e texturas acrescenta uma nuance quase palpável à aparência do ambiente.  

Detalhes

Em espaços pequenos, como o lavabo, a cor preta pode causar sensação de diminuição e contenção. Assim, prefira que o toque negro esteja nas minúcias, como na foto. Essa cor também pode ser utilizada para pintar a parede ou o teto, sem medo de deixar o ambiente sobrecarregado. Um macete interessante é optar por escurecer batentes das portas ou molduras de espelhos e janelas, para realçar com charme e dinâmica. O rejunte escurecido ao invés de branco, também pode ser interessante para compor o visual. Por último, a disposição e o design dos azulejos agrega estilo para aviar esse estilo. 

Janelas

APARTAMENTO À BEIRA-MAR | SEASIDE APARTMENT: Salas de estar modernas por Sandro Clemes
Sandro Clemes

APARTAMENTO À BEIRA-MAR | SEASIDE APARTMENT

Sandro Clemes

Ao investir em janelas que tenham a coloração neutra do branco ou do preto, é possível incorporar a vista externa ao seu dcor. O preto na moldura destaca o horizonte trazendo mais charme ao ambiente. As estampas dos objetos de decoração acrescentam personalidade e estilo. A iluminação faz toda a diferença na hora de compor o espaço. Assim, o tapete claro traz amplitude em contraste com os detalhes em preto. 

Leveza

Triplex Moema: Corredores e halls de entrada  por STUDIO CAMILA VALENTINI

Em ambiente com predominância do branco quebre a monotonia com detalhes fortes da cor oposta. Além disso, objetos feitos de materiais como vidro e metais no geral são uma opção de variação e complementam esse tipo de dcor. A apelação gráfica pode ser explorada ao trazer um padrão de desenhos, como as linhas negras na parede em destaque na foto. 

Viva

SHOW ROOM EM ITAPEMA, SANTA CATARINA: Quartos  por Athos Peruzzolo Arquitetura
Athos Peruzzolo Arquitetura

SHOW ROOM EM ITAPEMA, SANTA CATARINA

Athos Peruzzolo Arquitetura

Móveis como cama, armários ou cadeiras acabam por se destacar num tom mais escuro. Para quebrar a monotonia, invista num objeto com uma paleta de cor viva e intensa como exemplificado na foto. Os detalhes em azul deixam o P&B mais leve e moderno. Detalhes arquitetônicos diferentes também trazem um charme de originalidade ao cômodo. 

Intensidade

A luminosidade dessas cores é uma ferramenta criativa na hora de compor um ambiente. Seja um tom mais brilhoso e glossy ou mais fosco e opaco, escolha materiais de boa qualidade como azulejos, pisos ou porcelanas. Ilustrações, pinturas e fotografias em preto e branco são ótimos apetrechos, seja para o quarto, o banheiro ou mesmo na cozinha. Detalhes inusitados como papel higiênico preto podem ser uma ótima pedida. Recorrer a particularidade do espaço é o que o torna único e luxuoso. 

Você gosta de tudo preto no branco?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!