6 passos para ter a sacada dos sonhos!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Para quem mora em um apartamento em meio ao caos urbano das cidades, um espaço sempre valorizado é a sacada ou a varanda. Espaços que podem saltar da estrutura de edifícios ou estar a eles integradas, as sacadas e as varandas variam de espaço de acordo com o tamanho do apartamento. Por isso mesmo, são peças que merecem toda a atenção na hora da decoração. Tudo depende, na verdade, do que se deseja fazer neste espaço. Como são peças quase acessórias ao ambiente do apartamento, elas têm se tornado elementos coringas dentro do décor de uma residência, já que é possível transformá-las em um espaço gourmet, em um spa ou até mesmo um jardim. A imaginação é o limite na hora de dar nova vida e nova funcionalidade a uma sacada ou a uma varanda.

Neste livro de ideias, vamos acompanhar algumas ideias de como ter a sacada ou a varanda dos seus sonhos. Venha conosco!

Sacada, varanda ou terraço?

Varanda da musicista: Terraços  por Lúcia Vale Interiores
Lúcia Vale Interiores

Varanda da musicista

Lúcia Vale Interiores

Antes de começarmos, vale a pena uma pequena olhada nas diferenças entre sacada, varanda e terraço, uma dúvida bem comum não apenas entre os leitores do homify, mas do público em geral Vamos lá.

A varanda é considerada como um espaço livre da residência, na qual podem ser colocadas plantas, cadeiras ou churrasqueiras. Nos apartamentos modernos, uma tendência são as varandas gourmet, que podem ser continuações ou extensões tanto da sala como da cozinha. Costuma ficar sempre na parte frontal da residência e na maioria dos casos é coberta. No caso de apartamento, fica sempre ligada a um dos cômodos de entrada, como sala de jantar ou sala de estar.

A sacada, por sua vez, tem sua estrutura destacada do restante da residência ou do edifício, como se fosse um balcão, num efeito tridimensional dos mais interessantes. Pode estar tanto ligada às salas de estar e de jantar como saindo dos quartos. A sacada necessariamente não é coberta – ao contrário da varanda – sendo mais comum em edifícios do que em casas.

Já o terraço é uma área que fica sempre acima da residência, seja na área superior de uma casa ou no andar de cima de uma cobertura. 

De qualquer maneira, as possibilidades de decoração e aproveitamento destas peças são inúmeras e permitem que o designer use toda sua criatividade e imaginação.

Lazer

Um dos usos mais interessantes de uma sacada é tê-la como um loca exclusivo de lazer em sua residência, ou seja, um local moderadamente isolado em seu apartamento ou em sua casa no qual seja possível descansar, passar algumas horas lendo ou simplesmente tomando um tranquilo chá de fim de tarde. Se você está pensando no verão que se aproxima, preparar a sua sacada é uma tarefa das mais pertinentes do momento. Uma ideia que pode ser das mais interessantes podemos ver aqui nesta foto, na qual temos uma sacada que funciona como uma legítima área de lazer, com uma confortável espreguiçadeira de vime e uma simpática mesinha para sucos ou chás. Alguns vasos de plantas complementam o ambiente, uma área que transpira descontração e relaxamento.

Ponto de Encontro

Para quem tem uma sacada um pouco maior, uma boa opção é transformar o espaço em um ponto de encontro informar para amigos e família. Com mais descontração do que a sala de estar, a sacada uma bela paisagem da cidade e um frescor que nem o melhor dos aparelhos de ar-condicionado pode promover. Aqui, neste projeto do Studio It Decor, de Campo Grande – MS, temos uma sacada que se divide em dois ambientes distintos e complementares. Em primeiro plano, temos uma mesa com tampo de vidro rodeada por quatro cadeiras em vime. Ao fundo, encontramos um confortável e espaçoso sofá de tecido branco, uma peça elegante e leve que casa perfeitamente com a atmosfera de contemplação da natureza proposta por este design.

Jardim

A sacada pode ser uma das soluções mais eficientes para quem busca espaço dentro da residência. Sejamos sinceros: muitas vezes os apartamentos não oferecem espaço para a criação de um jardim, por exemplo. Nestas horas, o melhor a fazer é construir seu jardim dos sonhos na varanda ou na sacada. Mas como montar esse jardim sem perder o espaço de lazer? Uma das saídas é trabalhar com elementos suspensos. Neste projeto de um pequeno jardim acoplado a uma simpática horta, vemos que parte das plantas e flores está suspensa em uma estrutura de madeira. Outras são colocadas em caixas ou prateleiras. Há algumas ainda que foram colocadas em um aparador restaurado – uma das soluções criativas que todo bom designer tem na manga – criando uma nova e curiosa funcionalidade para esta peça tão tradicional.

Home office

A varanda de qualquer apartamento é, antes de tudo, uma imensa janela para o lado de fora, um espaço que pode trazer tanto agitação como relaxamento na medida certa. Enquanto muitas pessoas transformam suas sacadas ou varandas em área de lazer, pontos de encontro ou jardins, por que não pensar numa funcionalidade ainda mais ousada? Que tal colocar tudo em um só local? Nesta varanda de um apartamento no Itaim, em São Paulo, temos um espaço privilegiado que tem de tudo um pouco. A varanda ampla e espaçosa abre opções para uma área de lazer, uma sauna seca (!) e até mesmo um home office, perfeitamente adequados ao local com uma funcionalidade das mais eficientes. Um bom projeto de iluminação e isolamento acústico podem transformar este home office em um escritório dos sonhos.

Spa

Área Externa 04:   por Lembi Arquitetura
Lembi Arquitetura

Área Externa 04

Lembi Arquitetura

Transformar sua sacada ou sua varanda não é das tarefas mais difíceis. Basta um pouco de imaginação e uma boa dose de criatividade. Com um orçamento pequeno, é possível transformar espaço outrora frios e sem uso em ambientes calorosos e simpáticos, com funcionalidades das mais interessantes. Podemos ver, neste exemplo, como a sacada foi transformada em uma área de lazer perfeita, quase que um spa dentro do ambiente caótico das grandes cidades. E tudo isso feito da forma mais simples e econômica possível. Com apenas duas espreguiçadeiras de design moderno e uma mesinha para aperitivos, uma cadeira e alguns vasos, o espaço vazio ganha vida, cor e alegria.

O que achou destas ideias para a sua sacada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!