SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como decorar sua casa de praia

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Rústicas e ao mesmo tempo elegantes, as casas de praia são opções para quem deseja ter seu espaço longe dos grandes centros urbanos, mas sem esquecer do conforto e da sofisticação – seja para um fim de semana com a família ou com os amigos ou para uma temporada de férias. Mas esqueça aquela noção de uma casinha simples localizada nos fundos do terreno: as casas de praia hoje podem ser tão completas, espaçosas e charmosas quanto uma residência na cidade. Ainda assim, há certos aspectos que devem ser considerados na hora de escolher os móveis ou o estilo da decoração de uma casa de praia. Trata-se de um espaço naturalmente mais despojado, com uma proposta de convivência e uma relação com o meio ambiente mais dinâmica do que na casa da cidade. Assim, a decoração deve ser pensada para esta realidade, com móveis mais resistentes ao tempo e à maresia, tecidos possam ser trocados com facilidade e pisos mais fáceis de serem limpados.

Vamos dar uma olhada em algumas ideias sobre como é possível decorar sua casa de praia com criatividade e beleza. Fica aqui uma bela dica para o seu próximo verão!

Varandas

Nada melhor do que ter uma vista panorâmica da praia. Uma casa de praia que se preze deve sempre pensar em um projeto que privilegie tanto o conforto como a descontração, mas sem esquecer da experiência visual e sensorial que é ir para a praia, sentir o cheiro do mar e ouvir o barulho das ondas. Desta forma, varandas que se abrem para a praia são sempre uma boa ideia. Aqui, neste exemplo, temos uma casa de praia com um design tipicamente brasileiro, a começar pela integração entre área de lazer, mesa de jantar e churrasqueira: é o espaço perfeito para passar o dia inteiro curtindo com a família e os amigos. Reparem nas poltronas de vime – um material resistente e charmoso -, na mesa com bancos de madeira e no acabamento do espaço, feito com toras de madeira que suportam um telhado tradicional de telhas. O toque de conforto se estabelece com as redes espalhadas pelo ambiente. Mais rústico, impossível!

O ambiente

Rústica e Colonial: Terraços  por RAC ARQUITETURA
RAC ARQUITETURA

Rústica e Colonial

RAC ARQUITETURA

A casa de praia, em muitos casos, tende a se confundir com a casa de campo, até porque, no Brasil, são áreas comuns em termos de espaço e limites. Há também uma proximidade em termos de projeto arquitetônico. Estas residências são usualmente construídas trabalhando-se com materiais bem específicos, como madeira e acabamentos com tijolos à vista, o que garante a atmosfera rústica que se busca nestes locais. Outro ponto comum são os espaços amplos, em que se privilegia a dinâmica da movimentação e da circulação. Como podemos ver neste projeto da RAC Arquitetura, temos uma casa de praia com uma grande área externa – com churrasqueira e mesa de jantar, finalizando com um deck que segue para uma piscina. Outro ponto bastante comum nas casas de praia são os pés direitos elevados, que garantem a circulação do ar e uma sensação constante de frescor.

Sala de Estar

Residência Praia do Espelho - Trancoso/BA: Sala de estar  por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Residência Praia do Espelho – Trancoso/BA

Renata Romeiro Interiores

Quando se pensa em decoração para casa de praia, descontração e despojamento são palavras que imediatamente vêm à mente. Este projeto de uma casa em Trancoso, na Bahia, traduz de forma perfeita esta ideia. O projeto de design desta sala de estar trabalha com tons predominantemente brancos em sua proposta, tanto nas paredes como nas capas que revestem os móveis. Esta é uma ótima ideia: ao colocar capas brancas sobre os móveis, evita-se o desgaste natural, a casa ganha em luz e espaço -  e quando for necessário, basta trocar a capa por outra, sem a necessidade de trocar o tecido do móvel. Outra boa sacada para salas de estar em casas de praia é trabalhar com espelhos e com peças de decoração mais leves, já que são espaços naturalmente descontraídos.

Cozinhas

A dinâmica de uma casa de praia é completamente diferente da residência da cidade – até porque a casa de praia é um local feito exclusivamente para o relaxamento e a diversão! Não por acaso, as cozinhas das casas de praia costumam mesclar-se tanto à churrasqueiras como a bares, já que tudo é um só espaço de relacionamento. Nesta foto, temos uma cozinha de casa de praia cujo balcão passa-prato funciona também como balcão do bar oficial da residência. O projeto tem todo um estilo mais tradicional e rústico, mas nem por isso deixa de ser sofisticado. Há um claro toque regional neste projeto, que fica por conta das banquetas em madeira e das luminárias. O conjunto se completa pelo acabamento em pedra do bar, um elemento rústico e completamente adequado ao ambiente. Reparem, novamente, na predominância do branco como cor principal da casa de praia.

Jardim

Uma casa de praia sempre se torna mais iluminada, alegre e colorida com um toque de verde, seja com árvores típicas do ambiente, como palmeiras, chorões ou coqueiros ou com outras espécies específicas. Há alguns cuidados que devem ser pensados na hora de montar o seu jardim na praia. Fique atento aos cuidados exigidos para a manutenção de seu jardim: evite plantas que precisem ser regadas constantemente, assim como aquelas pouco resistentes à ventos e chuvas. 

Jardins mais elaborados necessitam de um cuidado maior: pense se você vai precisar contratar alguém para cuidar do jardim semanalmente ou se você vai querer fazer isso no fim de semana. O ideal é ter um jardim que não exija tanto cuidado, para que não vire um transtorno no seu dia a dia. E, principalmente, mescle árvores, flores e folhagens que entrem em harmonia com seu ambiente.

Piscina

Fachada interna: Casas  por Vida de Vila
Vida de Vila

Fachada interna

Vida de Vila

Nada melhor do que um banho de mar em um dia de sol. Mas nem sempre as condições são exatamente aquelas que desejamos. O mar pode estar revolto, em um dia de ressaca, a praia pode estar muito cheia, o vento pode estar frio. São vários os fatores que podem atrapalhar a sua diversão. Nestas horas, nada melhor do que ter uma piscina em sua casa de praia. A piscina permite que você possa descansar, se exercitar ou simplesmente se divertir com os amigos no fim de semana, sem se preocupar com outros fatores externos que não o sol. Para as crianças, então, uma piscina é sinônimo de diversão e exercício. A piscina da casa de praia deve seguir o projeto de design da residência, podendo ser grande ou pequena de acordo com o orçamento ou o desejo do morador. Aqui, por exemplo, temos uma piscina média que complementa com elegância a atmosfera da residência. Reparem, ao fundo, o sofá com almofadas azuis, um toque charmoso e colorido.

Sala de jantar

Rústica e Colonial: Salas de estar  por RAC ARQUITETURA
RAC ARQUITETURA

Rústica e Colonial

RAC ARQUITETURA

Espaço dos mais acessados em uma casa de praia, a sala de jantar segue a mesma linha da sala de estar. Devem ser espaços amplos, que promovam a circulação e a movimentação sem amarras. A sala de jantar numa casa de praia normalmente está integrada à cozinha e quase sempre à churrasqueira, numa dinâmica das mais interessantes. Aqui nesta foto temos uma típica sala de jantar praiana, com um ambiente amplo e espaçoso. Mesas e cadeiras em madeira estabelecem o clima rústico, enquanto um belo conjunto de azulejos ao fundo criam uma sensação de aconchego e familiaridade. A sala conta com dois grandes pórticos de passagem entre os ambientes internos e externos, sendo beneficiada ainda pela luz do sol que entra por diversas aberturas, tornado o espaço ainda mais caloroso e amistoso.

O que achou destas ideias para sua casa de praia?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!