7 passos para deixar a casa mais alegre!

Marcio L Santos Marcio L Santos
homify Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

Para tudo na vida, alegria é fundamental. Está na realização em nosso trabalho, na felicidade de estar próximo à família e aos amigos, está na satisfação de retornar para um lar que está exatamente como sonhamos. Se formos um pouco além, nossa residência também pode ser um ponto que transmita alegria. Ainda que muitos prefiram ambientes mais neutros e elegantes, não há nada mais motivador do que um espaço que transpire criatividade, despojamento e imaginação. Tudo isso depende, claro, do estilo e da personalidade do morador. De acordo com a linha e a temática da decoração, ambientes podem ser mais ou menos alegres. É uma questão de escolha.

Vamos conferir, neste livro de ideias, algumas propostas de como é possível transformar sua residência em um local que transmita visualmente uma atmosfera de alegria e felicidade. Como diz o ditado, você vai perceber que a felicidade está, mesmo, é nos pequenos detalhes.

Dicas básicas

Então você está pensando em deixar o seu ambiente mais alegre? A primeira pergunta que sempre vem à cabeça é: por onde começar? Especialistas afirmam que as cores básicas como azul, amarelo e vermelho são essenciais para criar um ambiente mais alegre e mais arejado. Sempre que contrastam com elementos neutros como o branco, o cinza, o bege ou o preto, estas cores trazem um respiro ao ambiente, tornando-o mais leve. Vejam, por exemplo, esta cobertura no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, que já é privilegiada tanto pela localização como pela bela paisagem vista pela imensa varanda que se abre para a floresta atlântica. Se há algo que salta imediatamente aos olhos é o despojamento presente no projeto, assim como os elementos absolutamente pessoais envolvidos no décor. São quadros na parede, livros, revistas, almofadas com estampas coloridas, tudo impregnado de cultura, história pessoal e aprendizado. Os tons neutros fazem com que estes elementos vivazes ganhem ainda mais destaque, tornando o ambiente mais alegre e irresistível.

Acessórios

Como já dissemos na abertura deste livro de ideias, a felicidade está nos pequenos detalhes. Esta é outra lição importante para quem busca trazer mais alegria ao ambiente. Unindo criatividade e economia, é possível tornar sua sala mais alegre a partir de pequenos e interessantes elementos do décor. Em resumo: você pode ter móveis que tenham uma toada mais clássica e neutra, mas é perfeitamente possível transformar este espaço a partir da inserção de peças criativas e coloridas. Neste projeto do estúdio Marcos Contrera Arquitetura & Interiores, temos uma casa de surfista que surpreende pelo clima leve e alegre, apesar dos móveis no estilo mais tradicional. Como isso é feito? Com elementos coloridos, como os pequenos vasos sobre a mesa de centro – que investe em tons de amarelo e vermelho -, as almofadas e o tapete de listras. Detalhes simples que fazem a diferença.

Contraste

O contraste é um conceito dos mais importantes dentro do décor de ambientes. Por meio dele, é possível quebrar esquemas temáticos, linhas de design ou cores de forma harmoniosa e elegante. Por exemplo: elementos em amarelo em contraste com peças mais escuras, elementos em vermelho ou azul em contraste com peças mais claras. Aqui, neste exemplo, temos dois vasos cuja cor tende para o alaranjado, que contrastam de forma elegante e sutil em relação à parede e à decoração de tons claros. Para criar contraste com qualidade, vale sempre a palavra de um especialista ou uma pesquisa na Internet sobre conceitos de cores complementares e contrastantes. De qualquer maneira, o resultado sempre tende a ser positivo.

Cortinas

Costuma-se dizer que as cortinas são as molduras de uma residência. Difícil discordar. As cortinas possibilitam trazer um novo olhar para qualquer espaço. Cortinas escuras ou de tons pesados podem reduzir ou escurecer ambientes. Já cortinas mais leves costumam iluminar e ampliar espaços. De acordo com a sua estampa, é possível dar vida nova a espaços anteriormente tristes ou neutros. Vejam, por exemplo, a cortina desta sala de estar de estilo rústica: o projeto de design investe em um padrão comum de cores e desenhos – onde predominam o branco, o verde e o azul – não apenas para a cortina, mas para todas as peças da sala, como as almofadas, os quadros nas paredes, criando uma sensação de continuidade e felicidade constante. Reparem, ainda como a cauda da cortina se estende pelo chão, criando um curioso efeito de cascata.

Tapetes

Assim como as cortinas, os tapetes também conseguem dar um novo ar a qualquer ambiente. Elementos charmosos e criativos do design, os tapetes há muito deixaram de ser apenas um complemento discreto dentro de uma decoração toda planejada. O tapete pode tanto se alinhar com o estilo do espaço – moderno, clássico, contemporâneo – como apenas traduzir um desejo, uma emoção ou um gosto específico daquela pessoa. Se a alegria é uma destas emoções, o tapete é a escolha certa. Aqui, por exemplo, temos um ambiente carregado no estilo vintage – por si só uma opção criativa e alegre – que tem como principal destaque este grande tapete colorido que domina todo o espaço. Com estampas que mesclam elementos geométricos e florais, o tapete em tons verdes e laranja são o complemento perfeito para uma decoração que investe justamente nestas cores, criando uma sensação de aconchego e continuidade.

Quadros

Um quadro na sala sempre traz um olhar diferente para este espaço. Especialistas costumam afirmar que trabalhar com quadros na decoração de uma residência é trabalhar com o ecletismo, com a criatividade e com a alegria. E como toda boa opção de design, quadros podem atender às mais diversas demandas, podendo ocupar uma função predominante ou complementar no ambiente. Um quadro de grandes dimensões, por exemplo, pode ser o ponto de destaque de um décor dos mais elegantes. Por outro lado, quadros pequenos podem ser o adereço perfeito para dar aquele toque de charme pessoal a um espaço. Aqui, neste exemplo, temos dois quadros em tons complementares – laranja e verde – que trazem uma sensação de leveza ao ambiente, além de combinar de forma sutil com outros elementos da decoração, como as almofadas e as cadeiras. Além disso, a temática das obras é das mais interessantes – e românticas.

Acessórios (2)

homify Salas de estar ecléticas

Descontração é uma das chaves para a alegria, assim como a criatividade. Transformar o usual em inusitado é sempre uma boa ideia quando queremos trazer um pouco mais de movimento a um ambiente. Como dissemos, deixar um ambiente mais alegre não requer muito esforço, apenas uma dose extra de imaginação. Acessórios coloridos podem ser o resultado, mas por que não juntar tudo isso a uma proposta de inovação e reaproveitamento? Aqui nesta sala, por exemplo, temos diversos elementos que traduzem a alegria do ambiente sem fazer muito esforço, a começar pela guitarra transformada em abajur, um toque genial que, em conjunto com a poltrona de estampas coloridas, a mesa com tampo de tronco de madeira e os quadros de cãezinhos na parede, transformam este espaço em uma verdadeira explosão de cores e sentidos.

O que achoude nossas dicas para deixar sua casa mais alegre? Fale com a gente ou mande sua sugestão de tema.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista