Torne maior a sua casa pequena!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Todo mundo que mora em casas pequenas sabe o quanto se luta para se ter espaço para tudo e para não deixar a bagunça reinar. Mas existem medidas relativamente fáceis e baratas que podem ajudar a tornar maior esse espaço reduzido.

As soluções vão desde acabar com a desordem da casa com a instalação de móveis multiuso a empregar tecnologia sustentável que otimiza todos os processos de manutenção da construção. Algumas medidas exigem mudanças na estrutura da casa, mas compensam com o espaço ganho e o maior bem-estar.

Veja agora quais são as nossas dicas para tornar maior a sua casa pequena. Inspire-se nelas e conquiste um espaço mais otimizado onde tudo encontra seu lugar certo, favorecendo o cotidiano e as relações familiares. 

Instale janelas amplas

Salas de estar e quartos de dormir ganham muito com a instalação de amplas janelas, pois elas permitem a maior entrada de luz natural no ambiente, o que dá a impressão de um espaço maior. Procure utilizar cortinas claras e leves para as horas do dia com muita claridade. Nas demais, deixe as cortinas e as janelas abertas para que o cômodo seja arejado e receba luz solar, diminuindo o risco de umidade. A mesma dica serve para cozinhas e banheiros, que saem ganhando com a iluminação natural se são muito reduzidos. 

Acabe já com a bagunça

Nada pior do que chegar em casa e ver tudo de pernas para o ar, com roupas, bolsas e sacolas espalhadas, livros e revistas jogados na mesa de centro ou no sofá, papéis se empilhando em qualquer cantinho, da sala à cozinha, toalhas e sapatos espalhados pelo quarto e pelo banheiro. Chega! Vá de cômodo em cômodo recolhendo e guardando os objetos que já podem ser guardados, separando itens para serem lavados (tenha um cesto de roupa suja no banheiro ou na área de serviço), coletando com um saquinho todo e qualquer elemento que possa ser jogado fora. Tenha na sua sala de estar estantes e prateleiras para organizar livros, revistas, discos em vinil, CDs e DVDs e procure mantê-los em ordem, cada um na sua caixa ou capa, organizados da maneira que melhor lhe aprouver. Tudo arrumadinho no seu lugar é sinônimo de mais espaço, além de facilitar na hora de encontrar um item qualquer. 

Pinte as paredes de cores claras

Se você quer ter a impressão de que os ambientes da sua casa são maiores do que na realidade são, pinte-os em cores claras como branco, gelo ou bege. Combinados com móveis igualmente claros, as salas e quartos vão parecer amplos, contribuindo para a sensação de conforto em cada espaço. Utilize cores apenas em elementos pontuais como quadros, objetos decorativos e um ou outro móvel. Também invista em cortinas claras e leves, que acompanham as cores das paredes e dão impressão de maior amplitude. Tapetes claros também ajudam a obter o mesmo efeito. A regra vale para a sala de estar, de jantar, o quarto, o banheiro e a cozinha: quanto menor o ambiente, mais ele ganha com cores claras.

Decore com móveis multiuso ou multifuncionais

Quando o espaço é pequeno, é preciso colocar a imaginação para funcionar e descobrir móveis que possam ter múltiplas funções. No projeto da Semerene Arquitetura de Interiores, a ilha central com cooktop é abraçada por uma bancada de refeições que se prolonga em mesa de jantar. Já a estante ao lado da ilha central serve de divisória em relação à sala de estar, mas também funciona como bar e minijardim. Outras formas de utilizar móveis multifuncionais são o armário em forma de quadro que embute a TV quando ela não está sendo usada, a bancada da cozinha que faz as vezes de mesa de refeições, as camas de casal com gavetões que armazenam cobertas e roupas de cama. Mesas dobráveis e retráteis, assim como banquetas empilháveis, podem vir a calhar quando o espaço é pequeno e se precisa acomodar mais gente. Faça uma pesquisa e descobrirá muitas ideias criativas de móveis multiuso.

Incorpore soluções inteligentes de armazenamento

Algumas ideias já foram apresentadas aqui, como as camas com gavetões. Elas servem tanto para as camas de casal, quanto para as camas dos quartos infantis. Nestes ambientes, aliás, o uso de estantes, prateleiras e caixas ajudam a organizar brinquedos, livros e revistas. Já no banheiro, nichos e prateleiras organizam produtos de beleza e higiene. Lembre-se de que o gabinete da pia do banheiro, com portas, gavetas e nichos, fornecem mais espaço para os mesmos itens, assim como para toalhas de rosto e de banho, deixando o ambiente mais limpo e livre. Na cozinha, armários superiores e inferiores, gabinetes para a pia e bancadas de apoio permitem armazenar panelas, utensílios, mantimentos e outros produtos, de modo a destravancar o espaço. No quarto de casal, um armário embutido com porta de correr espelhada é perfeito para manter as roupas e calçados em ordem. E, na sala de jantar, um aparador ou buffet é essencial para guardar louças e talhares e servir de apoio para travessas e copos durante as refeições. 

Introduza tecnologia sustentável

Casa ReFit: Cozinhas rústicas por Ferraro Habitat

A tecnologia sustentável não vai aumentar o espaço que você tem disponível, mas vai fazer com que todos os processos da casa sejam melhor controlados, diminuindo os gastos e contribuindo para a saúde da família e do planeta. Os telhados verdes, por exemplo, são indicados para casas e tem como vantagens absorver parte da radiação solar e melhorar o isolamento técnico interno. Outro elemento sustentável é a tinta ecológica, formulada com matérias-primas naturais e sem componentes derivados do petróleo. Um exemplo dessa tinta é a pintura a cal, que é bem mais barata do que as tintas convencionais. Já os LEDs podem substituir lâmpadas incandescentes e fluorescentes, já que são muito mais econômicos e têm a vantagem de não conter metais pesados. Outras tecnologias sustentáveis são o reuso das águas das chuvas, a compostagem doméstica , o uso de painéis solares e a utilização de materiais reciclados, como a parede de tijolos desta casa sustentável. Para outras dicas sobre casas pequenas, leia este artigo

Qual é a sua dica para tornar maior uma casa pequena?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!