Decoração de Walk-in Closet

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

closet, estrangeirismo derivado do inglês, significa literalmente quarto de vestir. Surgiu como uma solução para a falta de superfície num guarda-roupas convencional. Ou seja, uma espécie de quarto para guardar todos os itens do seu vestuário como roupas, sapatos, acessórios em geral. Maior que um armário ou móvel embutido, ainda se caracteriza mesmo como um anexo no seu dormitório, desde que seja um lugar exclusivo para o armazenamento dos seus pertences. 

O aposento pode ser um recanto reservado para você trocar de vestimenta e se embelezar, seja na hora de começar ou terminar o seu dia, com privacidade, comodidade e aconchego. Acaba por ser um ambiente multifuncional, personalizado para o seu gosto pessoal, além de elegante e bonito. Acima de tudo, a organização facilita a vida de qualquer indivíduo.

Item essencial numa residência grande e com vários quartos, também pode ser planejado para um domicílio menor. Quanto mais prateleiras e divisões, mais simples é de configurar um pequeno closet, seja qual for o tamanho da sua casa ou apartamento. Inclusive, otimizar esse espaço deixa a impressão de uma moradia maior e sistematizada. 

Entretanto, o walk-in closet, padrão mais espaçoso que permite circulação no ambiente, é um projeto mais custoso, de médio a alto orçamento. Independente do tipo de concepção que você deseja para o seu lar, siga as dicas que a homify traz nesse livro de ideias para deixar esse cantinho mais prático e sofisticado.

Divisões

Casais normalmente dividem o closet justamente porque dormem juntos. Assim, para facilitar a disposição das roupas e dos acessórios, disponha os pertences de maneira separada no ambiente. Mesmo para parceiros do mesmo sexo que escolham repartir e trocar seus apetrechos, para melhor organizar o espaço, prefira separar os artigos, de comum acordo. Para companheiros de sexo distintos, a praticidade de acomodar suas coisas distinguindo masculino e feminino também tem como razão o tipo de vestimentas que compõe cada armário. Ou seja, saias e gravatas acabam por demandar recursos diversos de disposição na hora da organização.

Adendo

Apartamento masculino em Curitiba: Closets modernos por Evviva Bertolini
Evviva Bertolini

Apartamento masculino em Curitiba

Evviva Bertolini

Como já mencionado, o closet pode ser parte integrante do seu quarto. Esse anexo pode ser elaborado com uma parede ou mesmo biombos de separação. O tamanho varia com a necessidade e o espaço disponível. A dica é instalar um espelho para dar ilusão de amplitude. Além disso, muitas gavetas e prateleiras ajudam na organização. Adicionar um closet numa suite (quarto com banheiro) significa ter um santuário perfeito para o casal que deseja privacidade e usabilidade. Mesmo para os solteiros, esse tipo de disposição na casa acaba por ser mais funcional e proveitosa.

Improvisação

Closets modernos por meine möbelmanufaktur GmbH
meine möbelmanufaktur GmbH

Begehbarer Kleiderschrank unter Schräge

meine möbelmanufaktur GmbH

O sótão pode ser o cômodo perfeito, em uma casa, para improvisar um closet pessoal. Esse guarda-roupa multiuso não tem estrutura pré-determinada. Assim, o modelo pode acomodar qualquer tipo de ambiente e padrão de disposição das gavetas e prateleiras. Como o da foto que segue as linhas do telhado da casa em sua concepção. Para quem vive em apartamento pode usar uma parte da área de serviço para construir seu closet. A facilidade de estar próximo à maquina de lavar é um plus para esse design. 

Conforto

Closets modernos por deinSchrank.de GmbH
deinSchrank.de GmbH

Begehbares Ankleidezimmer

deinSchrank.de GmbH

Decore o closet com uma poltrona ou pufe em um cantinho do ambiente. Ideal para ajudar na hora de calçar as meias ou sapatos. E, se você utilizar toda a altura do ambiente, tem como ter acesso às prateleiras mais altas. Prefira guardas roupas íntimas, meias, gravatas e bijuterias em gavetas. E, de preferencia para portas de correr que vedem os armários, a fim de evitar pó e sujeira. 

Cada coisa no seu…

Um espaço bem arrumado significa ter lugar determinado para bolsas, sapatos e maquiagens. A disposição das prateleiras acaba por ser primordial, como exemplifica a foto. Afinal, as dimensões adequadas proporcionam melhor funcionalidade do ambiente, facilitando o seu dia-a-dia. 

Por que não separar um cômodo da sua casa especialmente para guardar os seus pertences de vestuário?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!