Como fazer um jardim estilo mediterrâneo?

ana roman ana roman
Loading admin actions …

A cultura mediterrânea se espalhou pelo mundo contemporâneo através de livros e filmes. Desde as paisagens da Sicília em O poderoso chefão, passando pela mitologia grega e seus oceanos e olivais, até o incessante comércio que ocorre desde tempos imemoriáveis até o dia de hoje. Quem nunca se encantou com as paisagens da Toscana, a costa croata e essa atmosfera de pedra, sol, praia?

Para criar um pouco dessa ambientação em seu jardim é necessário pensar em diversos elementos, dos mais estruturais até os mais singelos. Uma parede de pedra certamente fará qualquer um entrar nessa atmosfera, mas mesmo um balde de metal com um lindo girassol pode ajudar. Algumas características dessa área marcam a arquitetura e decoração, como a grande quantidade de luz, e a escolha de materiais mais puros, e o pouco acabamento. Dessa forma, as cores que mais nos remetem ao universo mediterrâneo são o branco da cal, o marrom terracota e o azul. Assim como a madeira, a pedra e o metal com pouco acabamento.

Parte do mediterrâneo foi dominado por séculos a fio pelos mouros, dessa forma há uma herança cultural presente proveniente da cultura árabe. A disseminação de azulejos por exemplo, a presença de janelas pequenas, e dos muxarabis, que mais tarde foram reinterpretados no cobogó. 

O mar mediterrâneo une, a uma só vez, a parte sul da Europa, a África e a Ásia. É um dos mares mais importantes e mais navegados, aportando todo o imaginário da atraente mescla dessas três culturas. A proximidade tanto cultural quanto física, da Grécia e da Turquia por exemplo, nos remete a essa ideia. Dessa forma, uma maneira interessante para criar um jardim mediterrâneo é misturar com elegância elementos europeus, africanos e asiáticos. 

A pedra bruta do litoral, a parede branca com detalhes azuis da Grécia, os girassóis da Toscana, os balcões e arcos asiáticos, os azulejos da cultura árabe, aqui você pode encontrar diversas sugestões para te auxiliar na criação do seu jardim mediterrâneo!

Pilares

Terraços  por TG Studio
TG Studio

Terrace

TG Studio

O pilar, ou a coluna, são elementos arquitetônicos que existem para suportar uma carga vertical, passando-as para o solo. A arquitetura que mais aportou conhecimento e variedade ao uso de colunas e pilares foi a clássica, grega e romana, que deu as bases para a cultura mediterrânea. Desse modo, o uso de colunas e pilares estão na base desse tipo de arquitetura e construção. Na arquitetura clássica discriminaram diversas ordens, com suas colunas, como as dóricas, jônicas, etc… Com o tempo esse elemento construtivo foi se modificando, e tornando-se, via de regra, mais simples. As colunas que nos remetem ao jardim mediterrâneo contemporâneo, por exemplo, não tem sulcos ou desenhos, e são feitas de material mais bruto, como a madeira ou a pedra.

Asiático

O termo mediterrâneo vem do latim mediterraneus, que significa entre as terras. Durante toda a história do homem, desde a antiguidade até a idade moderna, a localização especial desse mar tornou-o extremamente importante. A influência asiática na sociedade ocidental veio por muito tempo apenas por essa rota. Ao longo da história muitos povos asiáticos importantes trouxeram sua cultural através do mediterrâneo, como os: egípcios, cartaginenses, macedônios. Essa importante influência pode ser utilizada na decoração de diversos modos: com o uso de objetos de decoração típicos, como o olho egípcio; o uso de paredes brancas e paredes com poucas janelas; o uso de muxarabis, etc…

Parede de pedra

Terraços  por Pixcity

Desde as muralhas romanas, até as construções medievais, a pedra foi sempre escolhida como material. Isso por que simplesmente era o único material possível em termos de oferta e força. Através dos tempos as paredes e construções de pedra se imprimiram por todo o mediterrâneo, em diversas época e tipos de construção. Hoje em dia há muitas outras opções viáveis para a construção, como a madeira e o cimento, mas a construção em pedra ainda tem charme e nos remete imediatamente às cidades do mediterrâneo. 

Caminho de pedra

Se você não tem as condições materiais para criar uma parede de pedra, você pode fazer um caminho de pedra. Se bem feito pode ser tão charmoso quanto a primeira opção!

Plantas

Em cada zona climática há plantas que se desenvolvem de maneira natural, adaptadas a cada tipo de clima e solo. No entanto, as diversas espécimes botânicas típicas de cada nicho podem ser cultivadas em outros climas, desde que se tenha a devida atenção e cuidado com informações como necessidade de rega, sol, substratos, etc. Algumas espécimes mediterrâneas que podem ser cultivadas em um nicho atlântico, tropical ou temperado são: figueiras, girassóis, caqui, limoeiro, laranjeira, alguns tipos de palmeira, o hibisco, a jasmim, o Aloé vera, as margaridas, entre muitos outros.

Azulejos

Terraços  por CID DELTA, SA
CID DELTA, SA

Patio interior modernista

CID DELTA, SA

A palavra azulejo vem do árabe e quer dizer pequena pedra polida. Há indícios da utilização de azulejos desde a longínqua antiguidade egípcia, mas esse elemento construtivo se popularizou no ocidente apenas na idade média, com a invasão moura na península ibérica. Uma vez que a iconografia era proibida no mundo árabe o azulejo era, e continua sendo, um elemento estético importante, construindo lindos desenhos com sua geometria colorida. Desse modo, o azulejo tornou-se um elemento base da cultura portuguesa, e portanto, do mediterrâneo. Há muitas maneiras de usar o azulejo, os que utilizam principalmente as cores branco e azul nos remetem a tradução portuguesa, enquanto o uso de cores e geometrias ao mundo árabe. 

Parede Branca

Casas  por TG Studio
TG Studio

Exterior

TG Studio

O estonteante litoral grego tem algo de charmoso para além do mar e de uma das culturas mais antigas do mundo, as famosas casas brancas. Essas construções estão na base do imaginário sobre o universo grego, e quase todos quando vêem essa imagem pensam imediatamente no mediterrâneo. Devido às elevadas temperaturas que podem ser alcançadas no verão, essas casas são pintadas de branco com cal, e algumas tem detalhes em azul, remetendo à bandeira grega. Uma maneira interessante de trazer essa atmosfera grega para seu jardim é o uso de cal nas paredes, janelas pequenas e detalhes azuis. 

E você? Como imagina seu jardim mediterrâneo? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!