Vermelho na decoração da casa

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Constantemente relacionado ao amor e a feminilidade, o vermelho é também sinônimo de poder e ambição. Essa cor tem capacidade de oferecer bastante energia e vitalidade para a aparência do ambiente e também para as pessoas que habitam este espaço. Em contrapartida, quando o vermelho é utilizado em demasia, o ele pode trazer ansiedade e uma sensação inquieta para o espaço. Por esta razão, a cor deve ser utilizada da forma correta e cercada por outros matizes sóbrios e discretos.

Caso as paredes de seu cômodo forem pintadas em vermelho, é recomendado usar artefatos em branco e um mobiliário em madeira clara ou em tons sóbrios. Esta cor pode apresentar diversas tonalidades, que vão desde o coral até tom bordô, que é uma cor bem mais introspectiva. A cor vermelha deixa o ambiente iluminado e alegre se combinado a móveis claros e modernos. Já se a cor for utilizada em ambientes com móveis antigos pode remeter a um espaço clássico, tradicional ou burlesco. 

O vermelho pode ser refinado, inspirador e alegre, mas precisa ser bem combinado, preservando o estilo e a leveza no ambiente. Cores que realçam o vermelho são o branco, cinza e o preto. Alguns tons pastéis também podem funcionar muito bem. Enfim, são várias as maneiras de utilizar este belo matiz. Aqui, selecionamos algumas dicas para te inspirar!

Sofá vermelho

Sala de estar  por LUCY retrò & chic
LUCY retrò & chic

Divano Chesterfield modello 'Old Fashion' in pelle 'Deluxe Mulled Wine'

LUCY retrò & chic

Em espaços grandes,  uma peça grande em vermelho, como um sofá, pode proporcionar um efeito visual interessante nas proporções do ambiente. Esta cor pode fazer os elementos parecerem maiores e as superfícies como se estivessem mais próximas, deixando as pessoas se sentindo melhor acomodadas. Desta forma, o cômodo se torna mais íntimo e mais aconchegante. Na decoração deste ambiente, as paredes em branco e o piso em madeira funcionaram muito bem se unindo ao sofá em vermelho escuro. Pode-se também escolher um sofá em um vermelho mais leve. O tom um pouco mais claro do vermelho pode ajudar a conferir leveza para a decoração de um ambiente.

Parede e poltrona

Sala de estar  por TEKNIA ESTUDIO
TEKNIA ESTUDIO

Carpe diem

TEKNIA ESTUDIO

Utilizar as quatro paredes de um cômodo em vermelho pode ficar excessivo. Principalmente, se o ambiente não for muito amplo. Isso pode dar a impressão de que o ambiente é menor ainda do que ele realmente é. No entanto, optar por pintar apenas uma parede, uma coluna da sala ou algo como meia parede, o efeito será igualmente sedutor, criando um novo ponto de charme no ambiente.

O uso do vermelho na decoração pode funcionar de forma elegante ao ser misturado com preto e matizes clássicos como o marrom ou variações de laranja. Por isso, antes de aplicar a cor vermelha dentro de portas, saiba que tipo de ambiente pretende conseguir com a utilização deste tom.

Nos quadros

Nesta sala de estar projetada pela arquiteta Anaíne Pitchon, encontramos um ambiente com decoração elegante e refinada. As paredes em branco são marcadas pelo aparador e painel com tiras de madeira de Sucupira. O ar sóbrio deste espaço ganha charme quando recebe o quadro cubista e abstrato em diferentes tons de vermelho. Esta obra aquece o ambiente com seus tons quentes e proporciona personalidade para a sala de estar. O vermelho é uma que marca uma forte presença e carrega energias positivas. Em termos decorativos, este matiz traz aconchego, mas também pode ser romântico. Considerada a cor da ambição, usada na medida certa, ela pode transformar todo um cômodo.

Tapete marcante

Para um efeito visual avassalador, pense sobre a possibilidade de adicionar um tapete vermelho. Esta peça de tapeçaria pode oferecer um sucesso garantido no seu ambiente, se for combinada com os elementos corretos ao seu redor. Um tapete vermelho que ocupa uma mesma decoração que um mobiliário clássico em marrom e preto pode ser a resposta certa para a sua busca. As paredes brancas, em bege ou em off white são mais do que indicadas para estes modelos de cômodo. Peças como estas serão o foco central para qualquer espaço, por isso, as tonalidades utilizadas na restante decoração podem ser mais contidas.

O vermelho das flores

Apartamento Itaim: Sala de estar  por Lore Arquitetura
Lore Arquitetura

Apartamento Itaim

Lore Arquitetura

Para decorar um ambiente com vermelho não se precisa necessariamente usar em suas versões mais fortes e e alarmantes. Este matiz pode aparecer de variadas formas e em inúmeras intensidades. A sua família de cor não é obrigatoriamente forte. Uma ideia interessante para o uso de vermelho em uma decoração é seguindo de um lado os vermelhos tropicais, lúdicos e brilhantes. Do outro lado, com vermelhos mais delicados, suaves e românticos. Sendo os últimos mais puxados para o coral e magenta. Para trazer um resgate à natureza, cor, charme e perfume para o ambiente, nada melhor do que usar o vermelho por meio das flores. Com sua tonalidade linda e natural, elas trazem um clima único e íntimo para os espaços.

Nos detalhes

O vermelho, em sua gama de possibilidades, é uma cor que pode funcionar de forma harmônica com azul e branco para alcançar uma decoração com toque náutico. Quando utilizado com elementos seguindo o laranja e o marrom cria um visual bem aconchegante. Unido ao cinza, a paleta pode ficar moderna. Quando se mistura ao bege e ao branco, a estética torna-se mais rústica. Utilizar pequenos detalhes de vermelho e suas variações, como vasos, esculturas e almofadas em um determinado canto ajuda a defini-lo. Mesmo utilizado em doses pequenas e leves, seu impacto pode ser grande. Para mais dicas de decoração, confira Detalhes em vermelho.

Você adotaria elementos em vermelho para a decoração da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!