Ideias para o uso de pisos de madeira

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Para quem aprecia a sensação de caminhar descalço pela casa, não há material mais agradável para repousar os pés do que sobre a superfície rugosa e suave da madeira.  A textura e a qualidade estética única da madeira a certificam como material de excelência na criação de ambientes confortáveis e aconchegantes. Portanto, quem valoriza em uma moradia o conforto, a sustentabilidade e o retorno à essência do habitar, na convivência com a natureza, também encontra neste material natural a solução mais coerente e eficiente, já que a madeira é um material inesgotável, se considerada unicamente sua procedência de áreas de reflorestamento, e sua produção requer baixo consumo energético. Além da durabilidade e resistência, a madeira também permite sua renovação, devido ao desgaste decorrente do uso e do tempo, podendo sua superfície ser restaurada e sua aparência recuperada.

Neste artigo, selecionamos as melhores ideias de pisos de madeira, aplicados em diversos ambientes e combinados com tipos variados de mobiliários, com as quais esperamos auxiliá-lo na escolha do piso de madeira, para sua casa adquirir o conforto e a qualidade estética desejados.

Em ambientes integrados

Manoel Guedes: Cozinhas industriais por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

madeira não é o material mais indicado para áreas úmidas, devido à dificuldade de limpá-la. No entanto, principalmente quando se deseja integrar a cozinha com outros ambientes, como neste projeto, é possível revestir seu piso com madeira, desde que alguns cuidados sejam observados, como aplicação de resina, para garantir sua impermeabilidade e resistência.

Na cozinha

Residência Maranhão: Cozinhas ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

Residência Maranhão

Mauricio Arruda Design

Assim como no exemplo anterior, o piso de parquetes de madeira contribui para a integração da cozinha aos demais ambientes. Porém, junto à área da bancada da pia, mais suscetível ao contato com a gordura e com a água, foi utilizado uma faixa de piso de ladrilhos, o que é bastante recomendável para evitar o contato da madeira com a umidade.

Na escada e na circulação

CASA JARDINS: Casas  por CR2 Arquitetura
CR2 Arquitetura

CASA JARDINS

CR2 Arquitetura

Nas áreas de circulação o uso de piso de madeira é bastante usual, com o qual se obtém ótimos resultados estéticos e sensoriais. Neste projeto, o piso de madeira reveste os degraus da escada e anuncia a transição para as áreas íntimas.

Madeira de demolição

A madeira também permite o seu reaproveitamento. Neste projeto foi empregada madeira de demolição no revestimento do piso da sala de estar, sala de jantar, sala de TV e dos dormitórios. Além de contribuir com a sustentabilidade, a madeira de demolição geralmente apresenta uma tonalidade mais escura e irregular, portanto, resulta num acabamento mais rústico e realça a sensação de conforto dos ambientes.

No dormitório

Especialmente em ambientes de maior permanência e intimidade, onde o acolhimento e o repouso são desejáveis, a madeira preenche com excelência estes requisitos e ainda confere ao espaço um aspecto mais natural. Além do ótimo isolamento térmico, a madeira confere um ótimo conforto acústico aos ambientes, contribuindo para a criação de ambientes mais silenciosos e mais cômodos. 

Na suíte

ZAAV-Casa-Interiores-1342: Quartos  por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1342

ZAAV Arquitetura

Novamente, o piso de madeira, além de oferecer mais conforto e aconchego ao ambiente, integra a suíte ao banho, no qual o volume da banheira também foi revestido de madeira. 

No banho

Apartamento da Colecionadora: Banheiros minimalistas por Consuelo Jorge Arquitetos
Consuelo Jorge Arquitetos

Apartamento da Colecionadora

Consuelo Jorge Arquitetos

No banho, a madeira, embora necessite de tratamento especial contra a umidade, é um material que oferece excelente sensação de conforto e calor aos pés. Além destes aspectos funcionais, a madeira combina com uma diversidade de materiais, como neste projeto, em que o piso de cumaru rústico convive com a parede de mármore, Nero Portoro, e com as demais superfícies brancas. 

Na varanda

Apartamento masculino em Curitiba: Terraços  por Evviva Bertolini
Evviva Bertolini

Apartamento masculino em Curitiba

Evviva Bertolini

Os pisos de madeira também são bastante empregados em ambientes externos, sacadas, coberturas e jardins. Devido a suas características naturais, a madeira possui texturas únicas e além disto permite a criação de diversos desenhos e formas, conferindo aos ambientes, além de um aspecto mais natural e bucólico, uma estética única e exclusiva, impossível de ser reproduzida.

Em volta da piscina

Por fim, em ambientes externos a criação de decks de madeira resulta em ambientes agradáveis e convidativos, como este projeto ilustra.

Para saber mais sobre como utilizar móveis de madeira na decoração, consulte este artigo.

Qual o piso mais confortável para os seus pés que você gostaria de ter na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!