6 passos para ter um home office perfeito!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Trabalhar em casa está se tornando uma tendência mundial. Muitos escritórios optam por deixar seus colaboradores em casa para diminuir os gastos com aluguel, luz, limpeza e outros insumos necessários à manutenção de uma empresa, seja de qual for o porte. Para os trabalhadores, a vantagem fica por conta da economia de tempo no trajeto para o escritório. O sonho de morar a cinco minutos do trabalho pode se tornar realidade com a modalidade de home office.

Porém, é preciso criar algumas regras e também um espaço adequado para que a produtividade não caia, fato muito comum para aqueles que começam a trabalhar nesse esquema.

Acordar no mesmo horário, tomar um bom banho para despertar, caprichar no café da manhã são dicas comuns de todos aqueles que já têm experiência no assunto. Apesar do home office trazer a vantagem da flexibilidade de horário, obedecer regras rígidas também podem ajudar e muito para que você consiga produzir mais e não deixar de lado as vantagens que o home office oferece.

Para que tudo saia bem, o espaço reservado para montar o escritório dentro de casa deve ser também especial e bem organizado. Escolhas certas trazem a garantia de home office mais organizado e confortável.

Toque pessoal

Um toque pessoal também ajuda a tornar o home office ainda mais confortável. Por mais que você esteja trabalhando em sua própria casa, não custa tirar o ar de impessoalidade do ambiente e deixa-lo ainda mais com a sua cara. Fotos da família organizadas de um modo original, objetos que remetam a viagens ou recordações são boas opções para quem deixar o home office com um toque pessoal. Nesse projeto do Óbvio: Escritório de Arquitetura a opção das fotos do casal deixou o home office mais despojado.

Ter um pequeno vaso com uma planta de fácil adaptação também pode deixar o ambiente mais aconchegante. Cores também podem fazer às vezes de objetos de decoração e deixar o escritório ainda mais com suas impressões. Só não exagere! Muitos apelos dentro do ambiente podem causar distrações, e não é isso o que você pretende. Fique atento para escolher apenas umas das dicas desse tópico. As opções são muitas, mas é bom ir com cautela. Tente focar nas opções que são mais fáceis para limpar e manusear.

A mesa correta

Sala de Jantar : Escritórios  por Casa 2 Arquitetos
Casa 2 Arquitetos

Sala de Jantar

Casa 2 Arquitetos

Tudo no home office deve estar dentro da regra da ergonomia, que regula a relação do homem e dos ambientes que ele ocupa, sempre buscando benefícios à postura e ao conforto. Obedecendo a essa regra, é possível prevenir lesões por esforços repetitivos ou má postura.

Na hora da escolha da mesa, por exemplo, prefira uma mesa ampla, onde você consiga colocar seu computador ou notebook de um modo que ele fique na altura dos seus olhos e que as outras ferramentas necessárias para o seu trabalho estejam sempre ao seu alcance. Prefira mesas vazadas embaixo, para maior conforto. Se ela vier com gavetas ou estantes embutidas, melhor ainda! Organização é fundamental para um bom rendimento. O grande segredo é deixar tudo a mão, sem que as coisas fiquem jogadas. Tudo tem que estar em seu devido lugar. Estabeleça o hábito de recolocar tudo aos seus devidos lugares quando não estiver mais usando. Organizar a mesa ao final do dia de trabalho é outro costume que pode trazer ainda mais ânimo para retomar o trabalho no dia seguinte.

Cadeiras confortáveis

As cadeiras também devem seguir os princípios da ergonomia. Elas, mais ainda, são fundamentais para quem trabalha em home office. Pense que você irá passar horas sentado ali, na mesma posição. Nesse caso, um erro pode trazer prejuízos seríssimos à sua saúde. É comum as pessoas que trabalham muitas horas sentadas, em frente ao computador apresentarem dores nos pés, na coluna e problemas visuais. Tudo isso pode ser evitado se a cadeira estiver bem ajustada. Ela deve estar em uma altura que permita que os pés sempre estejam apoiados firmemente no chão. Se isso não acontecer, pode-se usar um descanso para pés. O antebraço deve estar em posição paralela ao chão na hora de digitar e o monitor deve estar na altura dos olhos e em uma posição que não seja necessário se inclinar ou virar para enxergar a tela toda.

Armazendo documentos

Para manter a organização, é fundamental ter espaço para guardar tudo o que é necessário para o seu trabalho. Se você tem aversão aos grandes armários de metal para armazenar documentos, no seu home office é mais fácil achar uma opção criativa e bonita. Seja em prateleiras, nichos ou outros espaços, é mais fácil deixar tudo do seu modo. Se no lugar escolhido para o home office haver um guarda roupas, o trabalho fica ainda mais fácil! Basta organiza-lo para receber o material a ser guardado. Caixas de plástico transparente também podem ajudar nessa missão. Pastas etiquetadas também facilitam a busca. Se você achar o espaço para armazenar sua papelada muito grande no início, não se surpreenda se em breve você mudar de opinião. Faça limpezas periódicas nos arquivos para evitar acumular material desnecessário.

Iluminação ideal

A iluminação também influencia demais no rendimento do trabalho. Quanto mais luz natural tiver no ambiente, melhor. Aproveite a proximidade de alguma janela e não hesite em instalar sua mesa bem próxima a ela. A luz natural ajuda na concentração e a paisagem pode atuar como um estímulo. Se você prefere trabalhar a noite, para aproveitar a quietude do final do dia, não dispense a proximidade da janela por conta da circulação do ar, mas tenha sempre uma luz sobre a mesa. As mais indicadas são as amarelas e brancas. Ambas proporcionam conforto visual para a leitura e outras atividades que exijam concentração. Luzes de leitura também são itens interessantes para resolver essa questão e também podem servir como decoração.

Conheça algumas dicas sobre iluminação nesse artigo.

Espaços adaptados

Escritórios  por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Rhombus black 14x24

Equipe Ceramicas

Se você não tem espaço para organizar um cômodo apenas para o home office, saiba que ele pode ficar muito bem conjugado com outro ambiente da casa. Nesse caso, mesmo junto com o quarto, o home office ficou funcional e organizado. Em um cantinho que pode ser preparado para receber uma mesa ou uma escrivaninha o home office pode ficar bem acomodado.

Gostou das dicas sobre como montar um home office? Já fez o seu?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!