Um sonho à beira-mar!

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Passar despercebida, mas somar-se à paisagem, era o objetivo principal desta casa de nome poético. Mirando al mar soñé, define perfeitamente a ideia que levou os profissionais espanhóis da Ascoz Arquitectura a construírem esta casa situada na costa de Cullera, Valencia-Espanha. 

De frente para o mar mediterrâneo, ganhou várias menções honrosas e prêmios de arquitetura entre os concursos nacionais e locais, enquanto enfrentou diversas condições muito peculiares e buscou relações especiais com o entorno. Seu enredo, dividido em três pavimentos, se distribui entre uma volumetria estreita e íngreme. 

Como construir uma casa para vencer 24 metros de desnível? Sua relação com o terreno deu solução para este problema e também marcou sua forma fortemente moderna. Um espetáculo para todos os sentidos que encontramos agora através destas belíssimas imagens!

No exterior

Do ponto mais alto do terreno até o mais baixo são 24 metros de distância. Como seria possível então construir uma casa cuja tarefa seria ter a melhor perspectiva para o mar? O resultado incorpora-se à rocha da montanha onde está localizada a casa, construída em diferentes níveis e patamares por onde foi distribuído o programa arquitetônico. Um volume de linhas puras e retas, escondido entre caixas de concreto, cuja carta de apresentação é a partir de seu exterior. Madeira, concreto e pedra em uma fachada que parece ser muito aberta à paisagem, apesar se deu caráter sólido. Mas a partir de onde é possível ver o mar? No piso térreo já temos uma indicação de entrada através da garagem… .

Acesso

Um caminho estreito marcado pela pedra e pelo concreto cria um desenho rítmico a partir do jogo criado pela escada de acesso. O céu que espreita lá fora cria um interessante e místico jogo de luz e sombra.

Apesar de apertado, este caminho revela uma interessante relação da arquitetura com o ambiente natural, de beleza incomum.

Plataforma

Apesar da beleza do acesso, a parte mais alta da casa encontra o ponto principal de todo o seu esplendor. A partir daqui as vistas são imbatíveis! Sem hesitar um único momento, a sala de estar está exatamente neste ponto da casa, não por acaso. Aqui as fachadas levam uma cor opaca, mas ganham grandes painéis de vidro que permitem que a paisagem torne-se parte de toda a arquitetura.

Outro ângulo

Como vimos, o longo terraço de madeira encontra também um caminho de pedra em sua continuidade, junto às árvores e à bela piscina, que com certeza é o elemento que se destaca nestas últimas fotos. Com 22 metros de comprimento e paralela às áreas sociais, trata-se do melhor dos passatempos oferecidos por esta casa à beira-mar.

Materialidade

Enquanto o concreto e a pedra foram os principais materiais utilizados do lado de fora, o carvalho é o selecionado no interior. Quente, de acabamento natural, e cobrindo todas as superfícies da casa, brilha sob a luz sol que ultrapassa os extensos panos de vidro. Esta parte apoia o programa social da casa: cozinha, sala de estar e sala de jantar que se abrem descaradamente para o bairro e para a vista do Mar Mediterrâneo.

O banheiro

Apesar de toda a arquitetura apresentar madeira, no interior do banheiro é o mármore que reina, usado para revestir paredes e pisos. Aqui a pedra natural cria um sentimento fresco e elegante, brincando com as percepções dos visitantes.

A organização interna

O espaço interior é organizado de uma forma não convencional. A fim de evitar excessivos compartimentos e cômodos divididos inflexivelmente, decidiu-se por construir caixas, ou volumes, que abrigam os usos privados, incluindo banheiros. A circulação e os quartos são organizados desta forma, criando um relacionamento aberto e fluido entre eles. Vejamos, por exemplo, como a cozinha se localiza nesta paisagem, que conduz a uma utilização mais eficiente da sua superfície.

Gostou deste projeto? Para mais uma casa tão impressionante quanto essa, indicamos este link:

Uma casa de madeira moderna e ensolarada!

O que você achou deste projeto incrível? Conte pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!