6 banheiras incríveis para sonhar!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Quem nunca sonhou em chegar em casa, depois de um dia estressante de trabalho, e relaxar numa banheira? Esse sonho pode deixar de habitar o campo das ideias e se tornar real com alguns passos simples. Hoje, não é mais tão caro ou impossível realizar o desejo de ter uma banheira em casa. Com planejamento, conhecimento e outras dicas que você descobre aqui ficará muito mais fácil relaxar na tão sonhada banheira.

A primeira coisa que se deve levar em consideração para que seja possível instalar uma banheira em casa é o espaço. Segundo especialistas no assunto, o ambiente deve ter, no mínimo, 1,90 m x 2,10 m para conseguir suportar uma banheira tradicional (sem hidromassagem). É obrigatório também que elas fiquem em locais arejados, e que estejam próximas às saídas de água, facilitando assim sua instalação.

Há diversos modelos, formatos, tamanhos e materiais bem variados de disponíveis atualmente no mercado. Entre os tipos mais comuns, estão os de embutir ou de apoio. Basta presentar bastante atenção e escolher aquelas que apresentam soluções e que permitam maneiras de instalação mais simples.

Não é tão difícil, é preciso pesquisar, conhecer bem o espaço onde será instalada a banheira e começar a sonhar com os momentos de relaxamento que você irá desfrutar em sua nova aquisição!

Jacuzzi

Jacuzzi - Dormitório : Spas modernos por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Jacuzzi – Dormitório

Infinity Spaces

Nesse projeto do escritório Infinity Spaces, de Barueri, em São Paulo, essa jacuzzi foi instalada em um ponto privilegiado de uma casa na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo. Como toda a casa está situada em um terreno alto com toda a lateral voltada para o mar, nada mais justo que se aproveitar desse fato e desenvolver recantos de contemplação e relaxamento dentro de casa. Como uma ótima opção para aqueles que dispõe de espaços externos para a instalação, as jacuzzis se apresentam como uma solução para quem quer relaxar e não pretende ocupar o banheiro com uma hidromassagem. Com essa vista paradisíaca, então, não há stress que resista! Se você se interessou pelas jacuzzis, saiba que neste artigo há diversas dicas sobre o assunto. 

Diversos tipos, tamanhos e funções

Manoel Guedes: Banheiros industriais por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

Na hora de escolher entre qual banheira colocar na sua casa, fique atento; se sua opção for uma banheira de embutir, saiba que você terá um gasto extra além da peça e da instalação hidráulica. É preciso fazer uma sustentação para a banheira, que servira como base para a peça, então serão necessários um pedreiro, materiais de alvenaria, e outras coisinhas a mais que só quem irá desenvolver a obra poderá dizer. Cada caso é um caso e aqui, cada casa e cada banheira é que determinam suas peculiaridades.

Para quem não está a fim de gastar com isso, a opção das banheiras de apoio é a mais indicada. Como basta um conector de saída e um de entrada de água, a instalação é bem mais simples.

No caso da foto, o tipo da banheira escolhida é o ofurô, que significa banheira em japonês. Totalmente de madeira, o ofurô serve para banhos de imersão e acomoda geralmente até duas pessoas. Com ligações que regulam a temperatura da água passando por sua base, eles são opções úteis para quem tem pouco espaço e abre mão da hidromassagem.

Espaços certos

Refúgio na Montanha - Casa Cor MG 2014: Banheiros rústicos por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Refúgio na Montanha – Casa Cor MG 2014

Gláucia Britto

Levar em consideração a planta do banheiro na hora de se escolher o formato da banheira é fundamental. Apenas partindo desse princípio será possível determinar qual o espaço estará disponível para abrigar essa ou aquela peça. Sabendo disso, é possível começar a escolher entre os modelos de canto, por exemplo, que podem ser ovais ou triangulares. Essas ocupam menos espaço, pois podem ser instaladas nos cantinhos. Já as redondas podem ser o grande destaque do ambiente, sendo instaladas bem no meio do banheiro, para chamar a atenção mesmo! Ou ficarem mais deslocadas, também no canto. Porém, entre tantas opções o formato campeão é o retangular. Por ocupar nem muito, nem pouco espaço, as banheiras retangulares são uma escolha bastante comum.

Hidromassagem

As hidromassagens, sonhos de consumo de muita gente, podem acabar se tornando um pesadelo se não forem muito bem planejadas. Antes de comprar, confira se sua casa ou apartamento comporta tal equipamento. Tire as medidas, e não se esqueça das saídas para água e também a eletricidade. Fique atento às ligações necessárias e confie o serviço a profissionais especializados. Mesmo que você tenha alguma noção de elétrica, não arrisque! Prepare-se também para os gastos extras com a alvenaria de sustentação da banheira, e com o aumento na conta de luz. Normalmente, os jatos, quando ligados, costumam fazer bastante barulho, fique atento aos horários de utilização se você morar em apartamento.

Muitos materiais

Há inúmeros materiais disponíveis. A escolha deve ser feita baseada na facilidade de limpeza da peça. Nem sempre o preço é determinante nessa hora. Materiais como resina, fibra de vidro, madeira, aço, cobre e mármore são os mais comuns e também os mais tradicionais. Mas, como tudo evolui, há novas opções de materiais, que são mais modernos e que facilitam bastante na hora da limpeza por suas características. Geralmente mais leves e lisos que os materiais tradicionais, as novas opções em materiais banheiras como o acrílico, a fibra de vidro, as rochas vulcânicas e os compostos que aliam minerais e acrílicos como o Corian, acabam sendo mais atrativos financeiramente e mais bonitos também. A rocha vulcânica, por exemplo, além de facilitar na limpeza permite que a água permaneça por mais tempo quentinha. Não é fantástico?

Ousadas

Painel verde | Casa Cor 2012: Paisagismo de interior  por Svetlana Plantas Preservadas
Svetlana Plantas Preservadas

Painel verde | Casa Cor 2012

Svetlana Plantas Preservadas

Agora que você já recebeu algumas dicas bastante importantes sobre como escolher a banheira ideal para o seu banheiro, nada mais justo que escolher uma dessas e relaxar! Se na hora da compra pintar aquela dúvida, tenha em mente que é uma peça que você conviverá por muitos anos. Se sua escolha pender para modelos mais ousados, opte por cores claras.

Se sua intenção for além de relaxar, tornar a banheira como quase uma terapia, saiba que é possível instalar luzes de led no ambiente, proporcionando assim sessões de cromoterapia. Outros artifícios para relaxamento podem ser incluídos no ambiente da banheira, fazendo de uma casa um spa!

Gostou das dicas sobre banheiras? Já instalou a sua? Mostre-nos como ficou. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!