Decore sua casa com estilo rústico!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

A decoração rústica conquista adeptos e admiradores por todo o mundo. Se a ideia é  trazer um pouco da tranquilidade de uma casa de fazenda, o estilo rústico é o tipo de decoração ideal para a sua casa.

As texturas e as imperfeições dos móveis rústicos nos remetem a uma atmosfera confortável e aconchegante. Seus elementos naturais, como mobiliários de madeira, fibras naturais e acabamentos expostos ou envelhecidos permitem criar ambientes despojados e elegantes, tudo na medida certa. É possível trazer o estilo rústico para varias partes da casa, como: salas, quartos, cozinhas, varandas, terraços e jardins. 

Decorar a nossa casa é preencher esse ambiente com significados, gostos e personalidade. Antes de mais nada a decoração tem que harmonizar com o lugar onde se vive, pois só assim você se sentirá mais confortável dentro de casa. É claro que se pode ter a casa inteira em estilo rústico, não sendo o caso, para quem apenas gosta desse estilo, é melhor optar por detalhes ou alguns móveis. Incorporar algumas peças rústicas, significa que sua decoração tem toques sutis de rusticidade.  

Neste artigo, vamos mostrar ideias de como o estilo rústico pode fazer parte da decoração da sua casa! Confira!

Inspirações

As inspirações para o estilo rústico vem das casa a de campo, de fazenda, com muito verde a volta a brisa fresca, céu azul, praia e o mar. O estilo rústico é marcado por essa sensação de liberdade. O Brasil é um país muito inspirador para este estilo, pois é fácil encontrar em todo lugar elementos e que nos remetem ao rústico, como a fauna, a flora do país e a cultura das cidades costeiras.  

Por aqui, as casas de campo ou casas de praia, exploram elementos como a madeira natural, as plantas, as flores. A combinação de cores vai entre os tons claros e terrosos, e se tornam fortes características para um ambiente típico rústico. Este ambiente inspirador é um projeto da Mascarenhas Arquitetos Associados.

Definindo o estilo

Parede e pavimento  por The London Tile Co.
The London Tile Co.

Quayside Mix Distressed Wood Effect Tiles

The London Tile Co.

O estilo rústico é marcado pela simplicidade e lembrança da vida interiorana, o rústico ganha na beleza do selvagem e aconchegante. Os elementos a serem usados devem refletir a sua personalidade, e a decoração deve transmitir calmaria no ambiente. Se você se identifica com este estilo de vida, vale a pena apostar na decoração com móveis e elementos mais naturais, mais simples, com detalhes criativos, com móveis reaproveitados ou repaginados. 

Materiais utilizados

Para dar um toque rústico na decoração da sua casa, invista em móveis de madeira, madeira de demolição, cestos de palha, plantas, artesanato, móveis desgastados, ou com pátina, detalhes e objetos de ferro, enfim, coisas que te remetam ao clima da fazenda, aquele ar campestre e aconchegante. Nesta casa de campo, a diversidade do mobiliário tem características rústicas e um toque alegre e irreverente. Esta sala de estar de um sítio em Ouro Preto, MG, é um  ambiente projetado pela design de interiores Beth Marquez, e exibe um conceito rústico alegre e bastante inspirador. 

Madeira

A madeira é o principal componente na composição de casas e também para decoração, ela sempre está relacionada a durabilidade, praticidade, conforto. A decoração com madeira traz aspecto rústico muito elegante, e um verdadeiro mix de sofisticação e clima campestre. Este material cai bem com tudo! Sendo bem simples deixar o ambiente harmonizado com objetos, móveis e revestimentos nesse material.

Cores

O estilo rústico traz a natureza, frescor e leveza para dentro de casa. As cores mais comumente utilizadas para a ambientação de espaços em estilo rústico são aquelas inspiradas em elementos naturais como os tons pastéis, cores naturais e motivos florais. É possível explorá-las tanto através da cor das paredes ou através da escolha de acessórios e móveis. Neste quarto de casal rústico, o clima natural, tem cores vivas e alegres, aplicadas em cada detalhe deste cômodo, desde as janelas pintadas com um lindo azul, o tapete em patchwork colorido, e as almofadas artesanais na cama, fazem uma criativa e colorida composição.

Elementos naturais

Os elementos naturais são muito explorados e valorizados em ambientes de estilo rústico. Entre as opções de materiais típicas desse estilo estão: bambu, madeira, palha linho, couro, algodão, pedra e é claro, a madeira. Alguns destes elementos são utilizados como opção de revestimento para o chão e paredes, para a construção de mobiliário e acessórios. Eles  trazem toque natural à casa e ainda ajudam a colaborar com o meio ambiente. 

Mobiliário rústico

Os acessórios que melhor transmitem a atmosfera do estilo rústico são aqueles que parecem antigos ou desgastados. Eles dão um ar vintage, e são elementos típicos do look rústico. Peças garimpadas no mercado de pulgas também são complementos perfeitos para este tipo de estilo. Os detalhes com elementos artesanais transmitem uma atmosfera campestre e natural.

Madeira de demolição

Sala de jantar  por gleam
gleam

canoe chair

gleam

madeira de demolição é o item mais procurado para decoração rústica. Muitos móveis recentes surgem a partir da madeira de demolição, pois apresentam rusticidade, durabilidade e contribuem com a preservação do meio ambiente. Para decorar a casa, combine a madeira com peças neutras.

Floral rústico

Os motivos florais, são fortes incidências do estilo rústico. Os elementos de madeira, como esta penteadeira, definem ainda mais o clima conchegante e feminino deste ambiente, que ainda conta com elementos an cor branca, valorizando o toque leve e delicado deste cômodo.

Rústico&Moderno

Nossa casa deve refletir acima de tudo nossa identidade, contar a nossa história. A decoração tem que harmonizar com a pessoa e com o lugar onde ela vive, pois só assim ela se sente mais confortável dentro de casa. É claro que se pode ter a casa inteira em estilo rústico, não sendo o caso, para quem apenas gosta desse estilo, é melhor optar por detalhes ou alguns móveis. Incorporar algumas peças rústicas na cozinha por exemplo, significa que sua decoração tem toques sutis de rusticidade. Combine equipamentos modernos com decoração rústica, o resultado é um efeito cheio de estilo próprio. Como esta cozinha assinada pela arquiteta Maria Christina Rinaldi.

Quais são suas inspirações para decoração com estilo rústico?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!