A casa flutuante

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Imagina morar em uma casa flutuante e móvel que a cada dia está em um lugar diferente? Imagina acordar cada dia em um novo lugar? Antigamente, antes do advento da agricultura, as pessoas viviam em comunidades nômades, que mudavam de território permanentemente. Hoje em dia, viver como nômade não significa mais ter que fugir do solo exaurido e de recursos esgotados. A arquitetura nômade visa a proporcionar às pessoas casas que podem se mover de um lugar para o outro. Isto mesmo. Imagina se você pudesse levar sua casa para uma outra cidade ou para outro país, para fugir do inverno rigoroso ou para desfrutar de momentos de prazer em contato direto com a natureza? 

A homify apresenta hoje a Floatwing, uma casa construída sobre uma plataforma flutuante que flutua e pode se mover por rios e lagos navegáveis. Com base nos conceitos de nomadismo, a Friday projetou esta casa pré-fabricada com seis metros de largura e comprimento variável, indo de 16 aos 20 metros. A casa flutuante é autônoma e auto-sustentável, contendo painéis solares térmicos e painéis solares fotovoltaicos, gerando sua própria energia.     

Curioso para conhecer o projeto da casa da Floatwing em mais detalhes? Então acompanhe-nos neste tour e desvende todos os atrativos desta casa sensacional para quem adora viajar e desfrutar a cada minuto de uma paisagem diferente.

Estrutura metálica

A maior atração da residência é a fusão entre moradia e barco. Os ocupantes podem se mover e determinar os rumos da viagem conforme as mudanças do vento. O programa básico da Floatwing inclui uma cozinha, completamente equipada, sala de estar, dormitório e um amplo terraço na cobertura, além de equipamentos como bomba de calor e gerador de energia. Quando carregada, a casa é auto-suficiente para pelo menos sete dias. A estrutura é composta de duas plataformas planas, uma inferior flutuante que serve de piso e uma superior que serve de cobertura e terraço, e duas linhas de colunas em forma de V.

A casa flutuante

Originalmente construído em Portugal e testado nas águas do Alentejo, em Alqueva, a Casa Floatwing é um protótipo que mistura residência e barco, proporcionando aos seus ocupantes a experiência de viver como nômade sobre águas navegáveis e acordar cada manhã em um lugar diferente. Atualmente, a casa está disponível para ser alugada para passeios turísticos de no mínimo dois dias. Todavia, o projeto visa a sua produção em série. A casa é composta de componentes pré-fabricados, permitindo tanto sua expansão e personalização a diferentes tipos de clientes como seu armazenamento, incluindo equipamentos e mobiliário, em compartimentos menores e seu transporte para qualquer lugar. Portanto, a casa pode funcionar como um refúgio romântico para dois, para um passeio com a família ou com os amigos e também futuramente como casa permanente.     

Living room

O interior da casa flutuante é surpreendente, mesmo porque dificilmente estamos habituados a ocupar uma casa navegável. A decoração é simples, mas cheia de personalidade e sofisticação. Os espaços sociais, cozinha, sala de jantar e sala de estar são todos integrados e o ambiente se destaca pela transparência. A poltrona Egg, criada pelo designer Arne Jacobsen em 1958 de forma elegante, dá um toque de sofisticação e personalidade ao ambiente. O espaço habitável é todo fechada com planos de vidro móveis, que permitem a total integração com o entorno e a contemplação da paisagem exterior. As cortinas garantem a privacidade e o controle da luminosidade abundante.

Sala de jantar

A cozinha é totalmente equipada e se destaca pela funcionalidade e, claro, pelo predomínio das superfícies de madeira que revestem todo o interior, desde o piso e teto às soluções personalizadas, como os armários da cozinha. A sala de jantar integrada à cozinha é composta de mesa de jantar, cadeiras e um pendente simples, oferecendo vistas panorâmicas para a paisagem externa.

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Dormitório

O protótipo possui um dormitório, mas a versão expandida pode acomodar até três dormitórios. Os quartos podem ser customizados conforme o gosto de cada cliente. A versão do protótipo original dá destaque para as superfícies de madeira, todos componentes modulares e pré-fabricados. As cortinas também dão um toque de cor e dão privacidade ao ambiente, que proporciona vistas privilegiadas para a paisagem externa.

Varanda

A Casa Floatwing é feita para proporcionar um contato direto e mais intenso com a natureza, principalmente para quem aprecia a vida sobre as águas. A estrutura conta com uma ampla plataforma flutuante que funciona como um terraço, que circunda toda a residência. A sensação dos ocupantes é de que a paisagem externa é como uma imensa piscina natural.  A Casa Floatwing é apenas um protótipo ainda em fase comercial. Após a validação e aperfeiçoamento do projeto, a casa flutuante vai poder ser comprada, adaptada ao gostos dos interessados e pronta para habitar qualquer lago ou rio. Além de toda comodidade e flexibilidade, a residência incorpora também técnicas de tratamento da água de abastecimento e de águas residuais, incorporando conceitos de nomadismo e também de sustentabilidade.

Rumo ao novo endereço

Além de estimular a convivência com a natureza, a residência também proporciona aos moradores uma sensação de liberdade incrível. Os ocupantes podem se sentir sempre integrados com a paisagem circundante de qualquer ambiente, inclusive no terraço, situado na cobertura. Tais como os nômades, mas com todo o conforto e requinte da vida contemporânea, os ocupantes da Floatwing podem decidir os rumos dos seus destinos e navegar por diversos lugares em busca das águas mais quentes, das paisagens mais bonitas e dos lugares mais aprazíveis.

Interessado em mais projetos de moradias nômades? Então conheça esta casa compacta e móvel sobre rodas, clicando aqui.

Quantos dias você aguentaria viver nesta moradia flutuante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!