Estantes incríveis para a sua casa!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

A sala é um lugar de destaque, disso não há dúvidas. Por isso, nada mais justo que esse ambiente ganhe um charme a mais com estantes diferenciadas e lindas, compondo o ambiente e deixando ainda mais aconchegante. Afinal, se é para reunir os amigos e receber a família, tudo precisa estar em perfeita harmonia.

Mas, se existem tantos tipos, qual seria a melhor estante para a minha casa? É bastante comum surgirem dúvidas assim. Além de servirem como um item a mais na decoração, as estantes devem estar integradas ao ambiente, formando um conjunto bonito, mas sem deixar a funcionalidade de lado.

Imagine qual será a principal utilização da estante em sua casa. Se ela servirá para guardar livros, será apoio de um home-theater ou terá um viés principalmente decorativo. Conheça bem as medidas do espaço onde a estante será colocada e então defina quais materiais se adequam melhor ao espaço e ao uso.

A sala é um dos cômodos mais importantes para a decoração da casa, pois é onde muitas pessoas descansam, recebem visitas e passam parte do seu tempo livre. Além de itens básicos como o sofá, tapete e cortinas, estão também as estantes para salas, que servem para complementar e dar um toque a mais à decoração.

Onde colocar

Escolher o espaço que receberá a estante nem sempre é tarefa fácil. Como essa peça é coringa, e pode ser utilizada em diversos ambientes, o ideal é que ela seja instalada em locais de destaque ou então pretende-se guardar diversas coisas e não há tanto espaço quanto necessário. Opte sempre por modelos que tenham altura acessível, assim, não corre o risco de alguns objetos ficarem perdidos lá em cima e acabem sendo esquecidos com o passar do tempo. Sem falar que estantes na altura ideal são mais fáceis de serem limpas e organizadas sempre que necessário.

Em cozinhas, o ideal é que os objetos que fiquem nas estantes sejam os utilizados com mais frequência, justamente por conta da limpeza das peças e da facilidade no manuseio. Se a escolha for a sala ou home office, como é o caso do projeto na foto, pense na estante como item funcional e também decorativo. As chances de errar na escolha diminuem e muito se tudo isso for considerado.

Tipos

Se a ideia é utilizar a estante como item principal de decoração, aposte em modelos ousados. Nesse caso, como mostra a foto, a estante, na verdade, é quase a única peça decorativa da sala. Sua função como guardar coisas, de fato, foi posta um pouco lado em detrimento à beleza e à robustez da peça, que divide o ambiente. Além de decorar a sala ela faz as vezes de uma parede falsa, criando dois ambientes distintos, porém integrados. A ideia da estante como peça única de decoração fica bem em ambientes amplos. Quanto maior o espaço, mais fácil encontrar uma peça bonita para compor o ambiente.

Cores

Leitores aficionados geralmente possuem diversos exemplares de livros em sua casa e as estantes para sala podem ajudar na organização, tornando-se uma forma de expor todos os seus livros numa biblioteca particular. Sem contar que os livros deixam a casa mais aconchegante e revelam muito sobre a personalidade dos moradores. Se guardar toda a sua biblioteca particular for a sua intenção, invista em estantes com diversos nichos ou prateleiras longas para poder acomodar todos os seus livros. Abusar das cores em conjunto com os livros também formam o casamento perfeito na decoração das estantes. Abusar de itens de decoração também dão mais personalidade ao ambiente.

Novos formatos

Estantes modulares ou de montar e desmontar são opções para quem quer ousar e não quer ficar preso em um modelo apenas. Nesse modelo da foto, as opções podem ser variadas, mas a montagem escolhida dividiu o ambiente, e deixou a sala com ar mais moderno. Com recortes geométricos, a estante casou muito bem com o restante da decoração, puxada mais para o estilo clássico. O tom branco em contraste com os móveis e decorações coloridos fez com que a estante se integrasse perfeitamente ao ambiente. Se a dúvida está na cor do móvel a ser escolhido, prefira sempre tons neutros ou cores que clareiem o ambiente. Se sua vontade é montar e desmontar a estante com frequência, convém encomendar o móvel sob medida com um marceneiro de confiança. Afinal, ele poderá te dar dicas de montagem e combinar com você quais os tipos e modelos poderão ser feitos naquele espaço. Lembrando que a visita de um profissional sempre é bem vinda em qualquer ocasião, mas principalmente se você cogita furar as paredes.

Adaptadas

Sala de estar  por Connox
Connox

String – Regalsystem

Connox

Como já foi dito, as estantes são móveis extremamente funcionais e vão bem em qualquer ambiente. Suas utilizações são diversas e permite que a funcionalidade do ambiente melhore consideravelmente. Com tudo organizado, é mais fácil limpar, separar e manter tudo na mais perfeita ordem. E para isso, não importa com o que você pretende trabalhar! Basta saber organizar de maneira racional tudo o que você precisa que as estantes podem se tornar aliadas de qualquer atividade ou profissão. No caso da foto, com bandejas que separam as folhas, cestos de vime e tubos de ensaio o cantinho da jardinagem ganhou cara nova e ficou muito mais organizado.

Criativas

LOFT DA MULHER CONTEMPORÂNEA por Adriana Scartaris: Casas ecléticas por Adriana Scartaris design e interiores
Adriana Scartaris design e interiores

LOFT DA MULHER CONTEMPORÂNEA por Adriana Scartaris

Adriana Scartaris design e interiores

Nesse projeto, desenvolvido pelo escritório da arquiteta Adriana Scartaris Design e Interiores, a estante batizada como Cogobó deixa o ambiente mais lúdico e moderno. Selecionada para compor a decoração de uma mostra de interiores, a estante foi peça do projeto para o Loft da Mulher Moderna. Inspirada nos elementos vazados muito utilizados na arquitetura dos anos 1950, a estante permite diversas combinações e é também utilizada como separador de ambientes, uma vez que o loft permite que as separações sejam feitas assim. Funcional e diversificável, é a peça certa para quem busca ousadia e modernidade em uma única peça.Se você ainda não encontrou nenhuma estante que fique bem em seu espaço, leia esse outro artigo que traz outras estantes que podem servir para você.

Gostou das sugestões e dicas sobre estantes? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!