Como acertar na decoração do lavabo!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Os lavabos são pequenos banheiros, destinados aos visitantes da sua casa,  eles normalmente ficam localizados na área social da casa. Por ser uma área das visitas, o espaço necessariamente precisa de um toque a mais na decoração para se diferenciar dos outros ambientes.  

Com espaços cada vez menores para os lavabos em apartamentos novos, deve-se inovar para conseguir aproveitar todo o espaço possível de forma inteligente.

O lavabo pode ser decorado, de acordo com seu estilo e gostos pessoais. Escolhendo materiais e acessórios mais alegres ou com cores sóbrias ou abusando dos dos itens de decoração feitos essencialmente para estes espaços, já que esta é uma área bem menos úmida que o banheiro e, portanto, os objetos terão durabilidade garantida. Os temas como o rústico, contemporâneo, clássico, são bem utilizados nesses ambientes, mas também é possível optar por uma decoração simples e e objetiva.  Por serem ambientes menores  podem ter uma decoração mais arrojada e única. 

Este ambiente pode ser a área mais charmosa da casa, e pode passar uma boa impressão aos convidados, que perceberão os cuidados que você tem com cada detalhe. 

Veja neste artigo, algumas ideias para você acertar na decoração do seu lavabo!

Geométrico

Banheiros modernos por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Casa de banho social em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

O papel de parede em formato geométrico, trouxe para este lavabo, uma atmosfera moderna, com toque futurista interessante. A combinação dos acessórios na cor branca, valorizam ampliam o espaço e equilibram a decoração. A iluminação embutida no espelho central, aumentam a sensação de profundidade do cômodo e trazem uma efeito mais que especial para este cômodo.  

Planejando o espaço

Para planejar a decoração do lavabo, é necessário ter bom senso e utilizar os objetos adequados para o tema da sua decoração. A utilização de materiais práticos e inteligentes para construção do lavabo, é uma boa solução. Pense em elementos que coordenem entre si e que façam uma bela composição juntos. Escolha com cuidado cada item, visualizando sempre em valorização do espaço, para não deixar que o ambiente fique carregado e cheio de informação, e sim que este cômodo seja um ambiente, confortável e dinâmico para o uso de todos que frequentam a residência. 

Definindo o estilo

Para definir o estilo da decoração do lavabo, basta eu você tenha em mente, que este ambiente deve seguir a decoração da sua casa. Se a ideia é investir em um visual uniforme e sem excessos, escolha um mobiliário simples e acerte a decoração com pontos de cor. Esta proposta de lavabo feita pelo Studio Knot na Coréia do Sul, mostra que a combinação de azulejos no tom cinza com linhas em amarelo, puxa o ambiente para estilo industrial. A bancada e acessórios na cor branca, mantem sua estrutura em linhas retas, garantindo um ambiente simples e objetivo para o uso diário. 

Colorindo o lavabo

Misturas na dose certa neste lavabo. A junção de elementos marcantes ajuda a criar um lavabo com clima acolhedor e divertido. Neste ambiente desenvolvido pelo arquiteto Lucas Lage, a cor viva da parede lateral faz contraponto com a parede de azulejos  com círculos, seguida do espelho, para estrategicamente fazer um efeito mais colorido no cômodo, se torando um ambiente super convidativo e cheio de alegria. 

Cor forte

De visual limpo, este lavabo projetado pela arquiteta de interiores Vanessa Mondin, chama a atenção pela escolha da cor dos azulejos, o ambiente se torna moderno e mais atraente. A bancada na cor escura com armários na parte inferior para o armazenamento dos itens de higiene,faz contraste com a cuba e vaso na cor branca, a iluminação mais baixa e focada para o espelho ajuda a construir uma atmosfera calorosa.

Acertando na iluminação

Banheiros modernos por Erika Winters® Design
Erika Winters® Design

Nightingale Decor, Hollywood Hills CA. 2014

Erika Winters® Design

Um detalhe interessante na decoração de lavabos, é sem dúvida a iluminação do local. Este item deve fazer parte da decoração. Procure focar a iluminação em pontos estratégicos, como no teto acima da bancada com a luz direcionada para o espelho, ou em locais inusitados. Utilize luzes mais discretas e densas para criar um clima aconchegante e cheio de estilo. Neste ambiente desenvolvido pela design Erika Winters, a iluminação se destaca em um item padrão do lavabo, a bancada da pia. A decoração se torna criativa e muito moderna, além de ser é única, trazendo personalidade na decoração deste cômodo. 

Charme floral

O uso de um papel de parede, é uma das alternativas mais utilizadas na construção de lavabos, por ser fácil de aplicar e trocar, o papel de parede garante mais criatividade e liberdade na decoração. Com uma infinidade de cores e texturas, fica mais fácil expressar sua personalidade na decoração.

Neste lavabo a proposta dos arquitetos da Tikkanen Arquitetura, foi desenvolver um ambiente feminino e aconchegante. O papel de parede com tema floral, aproximou o ambiente da feminilidade com a delicadeza das flores. A cor da parede em um tom forte, deixa o ambiente mais acolhedor e delicado.  O espelho com moldura antiga e a prateleira de madeira sob a bancada, fazem uma combinação requintada e com toque clássico, já os acessórios em porcelana branco possuem características mais modernas, e não fazem feio na decoração, resumindo uma completa harmonia.

Escolhendo os acessórios

Saber como decorar o lavabo é simples. Apenas é necessário ter bom senso e utilizar os objetos adequados de acordo com o tema da decoração que será utilizada. Vale apostar em materiais inovadores e mistura-los com elementos de estilo diferentes. Como neste ambiente assinado por Edílson Campelo Arquitetura, a decoração tem mistura a mistura dos estilos modernos, industrial e vintage. Juntos eles fazem uma composição mais eclética e traduzem um clima irreverente e descontraído para este cômodo. 

Simples e convidativo

Banheiros modernos por Deeco

Para lavabos de estilo clean e moderno, a decoração com o  uso de azulejos na cor clara e móveis com design simples e cores que contrastam, mas sem perder a delicadeza. Neste lavabo, a decoração é minimalista e simples, os quadros e castiçais com velas perfumadas, juntos com os acessórios de banheiro na cor cromada podem trazer uma bela composição.

Casa Manacás: Banheiros modernos por NOMA ESTUDIO
NOMA ESTUDIO

Casa Manacás

NOMA ESTUDIO

Apostar em texturas nas paredes do lavabo, garantem uma decoração inovadora e digna para impressionar os convidados da casa. Este ambiente projetado pela Sorolla Mancini Arquitetura, a combinação dos mobiliários em branco , juntos com a parede em pedras na cor ferrugem tem um mosaico fragmentados, deixam o ambiente moderno, e com um sútil toque rústico.

Qual decoração de lavabos, você gostou mais ? Deixe seu comentário. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!