6 inspirações para um jardim convidativo!

ana roman ana roman
Loading admin actions …

O bom anfitrião sabe que ter uma sala de estar e uma cozinha cativantes para receber seus convidados é essencial. Porém, transformar seu jardim num ambiente festivo de entretenimento e recepção pode ser uma possibilidade ainda mais encantadora! O jardim é comumente usado para momentos mais introspectivos, como trabalhar ou ler um livro. As crianças também o utilizam muito como espaço de lazer. No nosso país tropical, entretanto, pode oferecer um local agradável para receber seus convidados, ainda mais no verão. 

Para tanto, é necessário pensar em diversos elementos. A luz, por exemplo, deve estar presente, sem tornar-se demasiado intensa. Luzes pontuais e difusas são uma boa opção nesse caso. A pesquisa adequada de mesas e cadeiras também é imprescindível. Cadeiras antigas e de ferro dão um tom vintage para o seu jardim, assim como o uso de madeira e fibras pode trazer a energia da estação. 

O estilo mediterrâneo está em alta no quesito de decoração de jardins. A combinação de pedras brutas na elaboração de pisos e paredes, com móveis de madeira, e elementos de decoração bem colocados, porém esparsos, produz uma atmosfera cativante e de baixa manutenção. 

Equilibrando os diversos elementos do décor e da funcionalidade pode-se criar um jardim perfeito para recepções, aprazível e charmoso. 

Piscina

Ter uma piscina, uma sauna ou mesmo uma banheira no seu jardim é uma ótima maneira de receber convidados durante o verão! Se as condições financeiras não permitirem existem soluções mais baratas, como a construção de uma pequena fonte que aporte umidade ao ambiente.

Luz

A luz é um dos elementos mais importantes para a recepção noturna. Luzes fortes demais podem fazer com que todo o charme do décor se esvaia, assim como a falta de luz cria uma sensação de desconforto. Luzes pequenas, pontuais e difusas costumam ser a melhor opção. 

Velas

Outra ótima opção para solucionar a questão da iluminação é o uso de velas. Pode se usar desde muitas velas pequenas espalhadas pelo jardim, até algumas de porte maior, que podem trazer mais luminosidade. Nesse caso é importante tomar cuidado para o ambiente não ficar escuro demais, pois qualquer luz artificial é mais potente que a vela. 

Mesas e Cadeiras

É importante ter em mente que tipo de jardim você deseja na hora de escolher suas mesas e cadeiras. Essas foram escolhidas por Viviana Pitrolo e auxiliam na criação de um estilo mediterrâneo, a partir do uso abundante de pedras com a combinação da madeira. Ainda há muitos outras opções. Pode se escolher por metal, caso deseje um atmosfera mais antiga, ou ainda um estilo industrial. Cadeiras de vime aportam um clima de verão tropical. 

Plantas de Parede

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Se o seu jardim é urbano e não possui terra o suficiente para plantio, pode sempre se plantar em vasos, ou fazer pequenos jardins de parede. Podem ser usados caixotes de madeira, como na foto, ou ainda, se houver o desejo e dedicação fazer uma parede verde. 

Jardim de Inverno

Jardins de inverno ecléticos por Olesya Parkhomenko
Olesya Parkhomenko

Лаундж зона

Olesya Parkhomenko

Caso sua casa não tenha área externa, pode-se optar pela solução europeia: jardins de inverno. Eles possuem o clima encantador do jardim, de maneira protegida e interna. Para tanto é importante pesquisar plantas que se desenvolvem bem no ambiente interno como a linda Ráfis, as suculentas ou ainda alguns tipos de bromélia.

Você já pensou em receber seus convidados no jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!