Feng Shui para a casa no próximo ano!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O ditado popular sempre diz Ano novo, vida nova. Desta mesma maneira, isso pode muito bem se aplicar à decoração e à disciplina da casa. Muitas vezes, durante os 12 meses do ano faltou tempo para deixar o ambiente mais agradável, os princípios do Feng Shui podem ajudar a recuperar o atraso do equilíbrio dos elementos da decoração e o bem estar do lar. Esta prática pode auxiliar na energia da residência, bem como nas sensações de quem vive neste ambiente. Então, para começar bem o novo que chega, nada melhor do que repaginar a casa!

Muito se fala do Feng Shui e das diversas vertentes dentro dele. Há mais de 2 mil anos na China, ele apareceu para tratar da observação do ambiente ao redor e do local em que se vive, pregando que deve-se atentar as posições que a casa está disposta em relação ao rio e à montanha.

Nos tempos atuais, usa-se esta prática para observar o posicionamento das casas em relação às ruas, que são os novos rios. Isso se dá devido ao movimento dos carros nas ruas e aos altos prédios que são as atuais montanhas. Para auxiliar na disciplina e nas energias do seu lar, selecionamos 6 dicas para preparar sua casa para o Ano Novo. Confira!

Na cozinha

Na hora de aplicar as práticas na cozinha, o cuidado com o fogão é mais do que importante. Este eletrodoméstico é um símbolo muito forte dentro da cultura do Feng Shui. É preciso mantê-lo limpo e em bom funcionamento sempre. Os armários também devem estar sempre organizados, porque eles são o símbolo das finanças. Aplique na cozinha tons suaves e claros a partir de elementos decorativos, pois eles são relaxantes. Já na área de jantar, o ideal é abusar de itens em cores mais fortes, como o laranja. O laranja proporciona uma sensação de energia e bem estar.

Equilíbrio e energia

Morar Mais por Menos 2015: Jardim  por Fadel Arquitetura
Fadel Arquitetura

Morar Mais por Menos 2015

Fadel Arquitetura

Quando se usa da prática do Feng Shui, a casa deve ser imaginada como um organismo vivo. Por esta razão, a casa não pode estar doente. Ou seja, é importante que ela não tenha vazamentos, a torneira pingando ou problemas com a descarga escorrendo. Para a entrada da casa, colocar um espelho nos corredores estreitos pode transmitir a sensação de que o ambiente é maior, além de trazer boas energias. Objetos bonitos, como esta escultura encontrada no projeto de jardim do escritório Fadel Arquitetura, os quadros e vasos com plantas dão as boas vindas a quem chega e transmitem uma boa impressão. Desta maneira, você terá um ambiente bem distribuído e que agrada a quem habita o espaço.

Na sala de estar

Com a chegada do fim de um ano e começo de outro, uma boa opção é decorar a sala de estar com flores e plantas pequenas, almofadas e cortinas mais em tons suaves. As paredes brancas e objetos em matizes suaves deixam o ambiente mais leve. A adição de quadros em cores discretas trazem um clima fresco para o ambiente. Nesta época do ano, objetos decorativos que não sejam muito alarmantes são indicados para o a sala de estar. Se possuir uma escada, é embaixo dela que devem ficar os objetos pesados, como vasos grandes, esculturas ou estátuas, para estabilizar a energia. O espaço precisa ser fluído e limpo, principalmente no começo dos anos. 

Na mesa de jantar

Um dos primeiros passos para criar um ambiente harmônico para o Ano Novo em casa é fazer uma limpeza tanto física quanto energética. A mesa de jantar é um dos pontos principais nas festas de final de ano, assim como nas reuniões familiares. É na sala de jantar onde os amigos se juntam e têm boas conversas. Este móvel é um símbolo de prosperidade e estabilidade familiar. Para ter um ambiente com boas energias e ótimas sensações, é mais do que recomendado ter uma mesa de jantar sempre arrumada. Especialmente se ela contar com flores, fruteira ou alguma toalha bonita.

Água que circula

Uma fonte de água, no Feng Shui, significa o fluxo da vida. O som da água traz para sua casa e para as pessoas que frequentam o local um clima de saúde, prosperidade e harmonia. A presença da água com que o ambiente fique calmo, fresco e também ativa a energia do local atraindo uma boa energia vital (chi/prana), levando embora as más energias. Um bom local para se adicionar uma fonte de água é na sala de estar ou varanda. Caso queira ir além, pode-se adicionar um espelho d'água no quintal ou no jardim de inverno. O rio que circula dentro de sua residência é a harmonia deste local. Segundo o Feng Shui, muitos objetos parados podem gerar energia estagnada, que é o acúmulo de elementos sem movimento em determinadas áreas. É como se o rio existente em sua casa estivesse poluído. Por este motivo, repense os objetos que estão presentes no seu lar e a utilidade que eles têm na sua vida.

Disciplina

Aproveite a ocasião para descartar peças estragadas ou sem uso. O acúmulo de objetos sem função em casa pode atrapalhar o fluxo da energia positiva. Além disso, eles ocupam espaços que poderiam ser melhor utilizados. Livrar-se do que não pertence mais à sua rotina ajuda a planejar um futuro mais claro e metas mais certeiras. A mudança traz movimento, levando embora parte da energia positiva e prosperidade de sua casa. Não guarde no quarto objetos de trabalho que contenham estresse. Deixe tudo sempre limpo e separado em cada gaveta. Para mais dicas de como construir um ambiente harmônico, confira Como decorar o quarto com Feng Shui.

Você aplicaria Feng Shui na decoração da sua casa para o Ano Novo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!