DIY: Repaginar móveis e objetos usados

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Todo mundo possui em casa algum equipamento, objeto, móvel ou materiais ociosos ou inutilizados, que além de acumularem poeira, ocupam um espaço desnecessário e precioso. Embora estejamos acostumados a tratar estes objetos como lixo e queiramos ao primeiro impulso descartá-los. Se utilizarmos um pouco de criatividade, podemos repaginar estes objetos sem uso e convertê-los em objetos funcionais e úteis para as nossas necessidades diárias.  

A natureza nos ensina que não há desperdícios em seu ciclo. Na natureza tudo se transforma em nutrientes aproveitados pela própria natureza em seu benefício. Por quê não inauguramos um ciclo do berço ao berço, tal como a natureza nos ensina, ao invés desta lógica insana do berço ao lixo, no qual utilizamos os recursos naturais na produção de objetos que se tornam obsoletos rapidamente e são descartados indo para nos aterros, nas ruas ou nos rios e oceanos? Afinal, não existe nenhum objeto que a criatividade e a boa vontade não consigam converter em algo útil e encantador.

Confira neste artigo ideias de móveis e objetos repaginados que foram convertidos em objetos funcionais e charmosos para atender necessidades práticas com muita eficiência e baixo impacto ambiental.     

Uma luminária feita de xícaras

Com o passar dos anos, é comum acumularmos algumas peças e também herdamos objetos e louças de nossos familiares. Xícaras e pires são objetos comuns nos armários e dispensas e além de ocuparem bastante espaço, não . Por quê não transformar algumas destas xícaras inutilizadas em uma luminária despojada e original, que pode iluminar por exemplo a bancada da sua cozinha ou a sala de jantar?      

Uma luminária feita de panelas

Como já mencionado, tudo na natureza e no nosso ambiente construído é aproveitável. Portanto, antes de se desfazer de qualquer objeto ou utensílio pergunte-se como você pode reaproveitá-lo em uma nova função. Neste projeto, a luminária com pendente sobre a mesa de jantar foi criada a partir do reaproveitamento de panelas de alumínio. A solução sustentável resulta em um ambiente descontraído, sofisticado e original.

Uma luminária feita de canos

Neste espaço, uma sala de reuniões, podemos notar a presença de objetos marcantes, desde o revestimento cimentício das paredes e o granito levigado do piso ao mobiliário, que inclui peças clássicas, como a poltrona Xibô de Sergio Rodrigues, e as cadeiras Guaiuba de Carlos Motta, e peças exclusivas, desenhadas pelos próprios arquitetos do escritório, como a mesa de reuniões, elaborada artesanalmente em aço cortn pela Rose Bueno, artista brasiliense, e a luminária feita com canos de cobre. Isto evidencia que soluções originais resultantes do reaproveitamento de objetos e móveis usados podem conviver em harmonia com todo tipo de mobiliário, incluindo as peças clássicas do design.

Porta livros feito de caixas de refrigerante

Projeto Casa Moderna - Jorge Elmor: Salas de estar modernas por Elmor Arquitetura
Elmor Arquitetura

Projeto Casa Moderna – Jorge Elmor

Elmor Arquitetura

Neste projeto, caixas antigas de refrigerante foram aproveitadas como estantes para armazenar livros e CDS. O ambiente, denominado Harley, revestido de madeira Cumaru, foi criado dentro da garagem para servir como espaço de lazer e relaxamento do morador. Soluções criativas como o sofá feito da calda de um Cadilac e as caixas de refrigerante criam um ambiente surpreendente e sofisticado.

Uma estante feita de caixas de frutas

Neste projeto, de autoria de Nautilo Arquitetura e Gerenciamento, caixas de frutas foram repaginadas e deram vida a uma estante para livros e demais objetos, que além de tornar o espaço de trabalho mais funcional, forneceu ao ambiente maior privacidade, protegendo a vista da rua mas permitindo a passagem da luz natural. 

Uma poltrona feita de garrafas pet

Uma garrafa pet leva pelo menos 200 anos para se decompor. Existem toneladas deste material sobre as águas de rios e oceanos. O descarte impróprio deste material causa tem causado um enorme impacto ambiental e ameaçado diversas espécies. Estas garrafas poderiam servir para uma infinidade de propósitos. O designer polonês, Pawel Grunert, utilizou, além de sua criatividade, dezenas de garrafas pet, uma estrutura simples e leve de aço inoxidável e deu vida a uma poltrona leve e confortável, denominada SIE 43. Além de evitar que milhares de garrafas pet acabem boiando no mar, soluções como esta podem render objetos funcionais e decorativos de grande valor artístico.

Um banqueta feita de papelão

Sala de jantar  por Cartoon lab
Cartoon lab

Banquito Cartoon

Cartoon lab

A sustentabilidade é cada dia mais presente na agenda e nos hábitos do indivíduo. Isto se reflete também no design, com a criação e produção de diversas soluções que utilizam materiais reaproveitados ou totalmente recicláveis e claro, de baixíssimo impacto ambiental, como esta banqueta feita de papelão, material 100% reciclado, que também pode ser utilizada como mesinha ou criado e é facilmente transportada, caindo bem em qualquer tipo de ambiente e de decoração.   

Almofadas e pufes feitos de sacos de café

O café é um produto indispensável na cozinha e no café da manhã de muitos de nós, não é mesmo? E, ultimamente o café tem estado também em outros ambientes através do reutilização de sacos de café em diversos produtos e acessórios. Neste exemplo, as almofadas e pufes foram revestidas com sacos de café.

Uma mesa feita de restos da máquina de lavar

Arte  por Fraktali
Fraktali

Raumobjekt cap

Fraktali

Assim como o design tradicional nos fornece soluções criativas, o eco-design, baseado no reaproveitamento de materiais usados e de baixíssimo impacto ambiental também tem produzido uma infinidade de soluções funcionais e surpreendentes, como esta mesa com tampo em mosaico cerâmico e base composta do interior de uma velha máquina de lavar. Além de sustentável e original, a mesa ainda se mostra bastante funcional, pois possui um compartimento para armazenar objetos, como livros e revistas. 

Móveis e objetos feitos de barril

Você provavelmente já deve ter visto algum barril abandonado em algum canto. Eles estão em todas as partes. Mas com criatividade, estes objetos podem ser transformados em peças sofisticadas de decoração, como neste exemplo, em que o barril metálico deu origem a objetos inusitados, como um armário com porta e uma mesa de centro, cujas partes recortadas foram reaproveitadas para a produção de um relógio de parede. Estes objetos, além de funcionais, ornamentam e tornam qualquer ambiente mais sofisticado e atraente.

Uma cuba feita de barril

ZAAV Arquitetura - Sede: Banheiros minimalistas por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV Arquitetura – Sede

ZAAV Arquitetura

Quando o assunto é criatividade, as possibilidades são infinitas e surpreendentes. Neste exemplo, o banheiro feminino, além de receber revestimento nobre e elegante, foi ornamentado com objetos inusitados, como a cuba feita do reaproveitamento de um barril metálico.   

Para saber mais sobre o eco-design e o reaproveitamento de móveis usados, leia este artigo.

Uma arara feita de um galho de árvore

Corredor, vestíbulo e escadas  por ekomia
ekomia

Kleiderstange Walden

ekomia

Ideias para o armazenamento de roupas são sempre bem vindas. Veja este exemplo espetacular de arara sustentável e original, feita simplesmente com o aproveitamento de um galho seco de árvore e cordas. Uma arara destas deixará seu dormitório mais despojado e estiloso. 

Uma cama feita de paletes

Paletes são estrados de madeira que auxiliam no transporte de cargas. Porém, sua utilização como móvel, camas, mesas de centro, sofás, tem se popularizado e evoluído. Neste exemplo, criou-se uma cama, cuja base é composta de paletes, suspensa por cordas. O resultado surpreendente deixa o ambiente com uma atmosfera encantadora.

Quais dessas ideias é a sua favorita?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!