Homify 360°: Casa transparente em Nova Lima

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Localizada em Nova Lima, Minas Gerais, numa região montanhosa de natureza e de paisagens deslumbrantes, esta casa foi concebida para servir de refúgio e de galeria de arte, pois o casal de proprietários possuía um considerável acervo de obras de arte contemporânea. Portanto, o projeto deveria prover e combinar dois elementos essenciais: grandes planos envidraçados, para trazer para o interior de todos os ambientes da casa a paisagem natural espetacular do entorno, e grande área de planos opacos, para a exibição da coleção de obras de arte. O resultado é uma casa transparente, de linhas retas e estrutura metálica, que se rende aos encantos da paisagem montanhosa local.        

A seguir, convidamos você a conferir mais imagens e detalhes deste projeto magnífico, que exerce sua vocação de espaço de contemplação das belezas naturais da paisagem circundante e das obras de arte abrigadas no seu interior.

Localização privilegiada

Boa localização é a chave para incrementar o valor de um projeto. No caso da Casa das Gerais, a localização no topo de uma montanha, que garante isolamento, tranquilidade e vistas espetaculares para o vale e para as montanhas do entorno, norteou toda a concepção do projeto, sua implantação no terreno, sua organização espacial, sua forma, estrutura e materialidade, com amplos planos envidraçados, de modo a permitir o contato direto com a paisagem natural em todos os ambientes.

Living room

No living room, além da paisagem exterior deslumbrante emoldurada pelas peças estruturais metálicas, destacam-se a iluminação natural abundante, as superfícies neutras, piso revestido de cimento queimado, paredes brancas com pintura especial e lavável e a sobriedade do mobiliário, de cores que se mimetizam com o piso e de design simples e elegante, em concordância com o conceito norteador do projeto e com a personalidade do casal. Os espaços integrados, o pé-direito duplo e a neutralidade das superfícies, incrementam as qualidades espaciais do ambiente, que por sua vez empresta da natureza circundante qualidades estéticas singulares, como as texturas e as cores do vale montanhoso.

Sala de jantar

Uma característica marcante deste projeto é a estrutura metálica aparente na cor do minério de ferro, material abundante na região, que contrasta com a neutralidade estética das superfícies, paredes e pisos, e com a paisagem natural exterior. Seguindo a sua vocação de espaço de contemplação, na sala de jantar as belezas naturais do entorno também estão disponíveis e integradas ao ambiente.

Cozinha

A cozinha ampla e funcional possui paredes brancas sem nenhum revestimento. A bancada em corian branco e a marcenaria em laca branca reforçam o aspecto neutro das superfícies internas. Outro destaque deste ambiente é a prateleira aberta que deixa os utensílios à mostra, transformando-os em peças de ornamentação do espaço.

Home office

O local de trabalho se torna um local mais aprazível e estimulante, quando se dispões de uma vista tão estonteante e de iluminação natural abundante. Diferente das áreas de convivência social, dormitórios e o home office possuem piso de madeira.    

Banho master

Até mesmo no banho máster é possível desfrutar das vistas para o vale e montanhas da região. O isolamento da edificação permite este contato sem comprometer a intimidade. A simplicidade  na escolha dos materiais de acabamentos, cimento queimado para o piso, corian branco para a bancada, paredes brancas e planos de vidro, realça as qualidades estéticas da paisagem que invade o ambiente.

Hall das obras de arte

Uma das exigências do casal proprietário era dispor de um amplo espaço para hospedar e exibir seu acervo. Portanto, foi criada uma galeria de 14 metros de profundidade, e pé direito duplo de 6 metros de altura, oferecendo uma área de exposição de 190 metros quadrados. Uma das amplas paredes  laterais desta galeria de 14 metros permitiu a criação de uma rampa com 28 metros de extensão, possibilitando uma circulação e um deslocamento cercado de obras de arte e enquadramentos da extraordinária paisagem exterior.

Terraço para contemplar a paisagem

Terraço 2º pavimento para apreciação do entorno: Terraços  por Denise Macedo Arquitetos Associados
Denise Macedo Arquitetos Associados

Terraço 2º pavimento para apreciação do entorno

Denise Macedo Arquitetos Associados

No terraço espaçoso e descoberto, ambiente de descanso e contemplação, é possível, além de testemunhar os espetáculos diários da alvorada e apreciar as vistas extraordinárias, experimentar plenamente o clima do vale montanhoso de Nova Lima e sentir o vento, que invade os ambientes do pavimento superior através de grandes aberturas.

Piscina e vista estonteante

Para concluir o passeio pela Casa das Gerais, nos deleitamos com a sensação apaziguadora e revigorante que a piscina e o deck de madeira, integrados à paisagem circundante, suscita em nós. A piscina de borda infinita, que serve também de espelho d’água para refletir o céu e a paisagem ao redor, combinada com o desnível natural do terreno, cria um efeito visual surpreendente.

Você já sentiu vontade de mudar da cidade e viver cercado de montanhas e do frescor da natureza?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!